segunda-feira, 14 de setembro de 2009

True Blood – 2x12 Beyond Here Lies Nothin’ (Final da 2ª temporada)

Comentários de episódio exibido no dia 13 de setembro nos EUA

Para um segundo ano que em grande parte se desenvolveu muito bem amparado pela mescla equilibrada de aventura, drama e crítica social/religiosa com muito humor negro e personagens tão heterogêneos quanto carismáticos, esse Beyond Here Lies Nothin’ ficou devendo como encerramento de temporada. Com resoluções e viradas implausíveis e um gancho interessante, mas distante de ser impactante, fato é que infelizmente não sobrou muita coisa boa para comentar =/

Leia mais...

    Os equívocos

    - À princípio uma subtrama divertida e curiosa, o desfecho da história da mênade Maryann (mais uma criatura fantástica dentro do rico universo da série) ficou muito aquém de qualquer expectativa. Antes uma figura interessante dado o mistério em torno de sua origem, a despedida de Maryann deu-se de forma melancólica à medida em que ela perdeu seu encanto na revelação de um objetivo tão vazio quanto rasteiro e longe de ser envolvente como o arco de Dallas.
    - A total inconsistência de mostrar Lafayette, Jason e Andy cedendo aos 44 do segundo tempo e sem uma justificativa aparente, aos encantos da mênade, fato que não só esvaziou qualquer relevância que pudessem ter para o desfecho daquela trama, bem como os reduziu a meros coadjuvantes de final de temporada.
    - Não reexplorar a interessante relação de dependência que Lafayette ganhou ao recorrer a Eric como fonte de salvação na metade da temporada.
    - O fim de Eggs. Ainda que seja compreensível que o personagem quisesse saber a verdade sobre o que aconteceu durante seus gaps de memória, o tom ameaçador dele com Andy foi absurdamente inverossímel e só serviu para justificar de forma torta seu assassinato pelas mãos de um atabalhoado Jason.
    - Ter finalizado o arco de Tara na temporada mostrando-a como uma viúva chorosa absolutamente distante daquela figura defensiva extremamente irrascível de antes, que diga-se, era bem mais inteteressante.
    - A rápida mudança de humor de Sookie na cena em que Bill a propõe casamento. Num instante ela sucumbe ao choro e se vê cercada de dúvidas por não saber quem e o que é. Segundos depois de se ausentar, no entanto, sai decidida a dizer sim só para descobrir que o vampiro desapareceu.
    - Ainda que seja inteligente construir o gancho final em torno da sugestão de um dos arcos que o terceiro ano deve explorar, o sumiço de Bill na cena do restaurante guarda, além da semelhança com aquele da 1ª temporada (o sumiço de Lafayette), uma certa dose de obviedade. Ao sugerir que Eric desse um jeito na ameaça que o namorado de Sookie poderia representar por saber do comércio feito com o V, a rainha Sophie-Anne e o rival loiro de Bill surgem como as suspeitas mais óbvias para o sequestro repentino de Bill, certo?

    Os (poucos) acertos

    - A homenagem a Charlaine Harris, autora da série de livros The Southern Vampire Mysteries que serviu de inspiração para a criação/adaptação de True Blood, na rápida cena em que ela aparece no Merlottes.
    - O bom humor do texto em três momentos: 1) Ver os clientes do Merlottes discutindo em tom conspiratório (experimentos farmacêuticos, alienígenas, vodka estragada!) as razões que os fizeram perder a memória sobre o que tinha acontecido; 2) As menções de Jason a duas falas clássicas do cinema “Say hello to my little friend” (Scarface) e “Hasta La Vista, Baby” (Exterminador do Futuro) pouco antes de se aproximar de sua casa então tomada pelos seguidores de Maryann, e 3) ver o xerife Bud soltando um “Você pode ter suas falhas, Andy, mas pelo menos consegue manter as calças no lugar.”
    - Conferir um novo peso a Andy na trama de Bon Temps, excluindo-o da lista de personagens fracassados que são apenas irritantemente chatos. Agora, ele é só um fracassado
    - Não matar Sam e colocá-lo em busca de seu passado, o que certamente contribuirá para uma maior exploração de sua complexa natureza.
    - A sugestão reiterada por Maryann de que Sookie não seja uma ‘simples’ telepata, no que pode se tornar um elemento interessante da 3ª temporada.
    - Tirar Jessica do ostracismo em que a personagem se metera, reforçando nela a faceta conflituosa de vampira romântica (dado seu envolvimento com Hoyt, claro), mas igualmente violenta e selvagem na cena do caminhão.
    - Voltar a investir (ainda que de forma breve) no que torna o romance entre Bill e Sookie interessante: a exposição da fragilidade que une ambos.

    ***

    Falha no apelo e na capacidade de envolver sobretudo por conta de uma narrativa excessivamente anticlimática, o encerramento do segundo ano de True Blood deixa um gosto levemente amargo de decepção. Sorte da série (e nossa), contudo, que numa análise fria de toda temporada o mais justo a dizer é que tivemos muito mais acertos do que erros. Assim, no contexto geral, True Blood ainda merece crédito e nossa atenção quando retornar em meados de 2010. Eu estarei ligado, e você?

15 comentários:

  1. Tb esperava mais deste final de temporada. Não sei se foi em razão de toda a hype construída, excesso de expectativa, mas achei certas resoluções um pouco forçadas.
    O gancho final dá a entender que o sequestro do Bill teria sido orquestrado pela Rainha e pelo Eric, mas acho que essa é a pista óbvia. Espero, sinceramente, que este não seja o caminhão seguido por Alan Ball na 3ª temporada.

    De qq forma, num balanço geral, gostei da temporada em si. E continuo mto fã da série.

    Ah, além das duas frases que vc mencionou o Jason ainda fala: "I love the smell of 'nail polish' in the morning", em uma clara alusão à clássica frase "I love the smell of nalpam in the morning", de Apocalypse Now. Nosso tonto e querido Jason comete a inevitável gag com nail polish....heheh

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que quem sequestrou o Bill foi o pessoal da Fellowship of the Sun, eles andaram sumidos nos capítulos finais, mas acho que ainda voltam.

    Realmente esse episódio final não foi dos melhores.

    Anyway, eu continuo fã, e vou ler o terceiro livro. :)

    ResponderExcluir
  3. Bom Davi.. só posso dizer que concordo que esse final deixou a desejar.. mais do que isso.. pra mim foi Ruim mesmo! Claroo que eu nao vou deixar de assistir a série por causa disso.. ela certamente não perde a magia.. e como o próprio Allan Ball diz: se fosse fazer igual os livros não teria graça né!! Mas é claroo que não precisa mudar tanto! De qualquer forma.. se seguir como nos livros imagino quem raptou Bill e como será o desfecho disso.. mas sabe-se lá como eles vão fazer! Agora nos resta esperar! E que venha 2010!

    Abraços! Vocês são ótimos! Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. A serie criou um padrão tão alto no público que seu último episódio desapontou...
    Comparado com o resto da temporada, realmente parece que a produção teve que correr nesse episódio. A trama da Maryann acabou não tinha passado metade do episódio!
    Mas gostei dos temas deixados pra terceira temporada: origens do Sam, o que é, afinal, Sookie e quem sequestrou Bill (acho precoce falar que foi o KKKKKKK que o fez pq seria MUITO previsivel...)
    Gostei, podia ser melhor mas gostei.
    Agora, alguem sabe quando estreia ano que vem? Alguma noçao de mes?

    Bye!

    ResponderExcluir
  5. Jason ainda faz referência à Appocalipse Noow, quando fala que ama o cheiro de [alguma coisa] pela manhã!

    ResponderExcluir
  6. Destaque tb para o nome do ep. que é o titulo da música de Bob Dylan e que toca no final.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Não achei q fpoi decepsionante. + tb não foi O ep. enfim graças a Deus a Maryann morreu e o Eggs tb, e q bom q o Sam não morreu,e com certeza q foram sophie Anne e eric q sequestraram Bill não vejo outra pessoas, vampiro etc q quizesse Bill isso a conferir. Agora é esperar pela 3 temporada =]

    ResponderExcluir
  8. True Blood, de novo, sofre com um Season Finale fraco. Mas tava na cara: o que foi bom nessa temporada? Vampiros, Igreja, Godric, Eric... quando tudo isso se concluiu, sobrou a Maryann, com sua trama a princípio interessante, mas que logo se tornou cansativa, repetitiva ao extremo. A conclusão não poderia ser nada além do que foi, burocrática. E com alguns momentos desleixados, aliás.

    De bom, o Sam. Personagem cresceu bastante, provou que pode sustentar um subplot sozinho. E vibrei com ele matando a Maryann. Era ele que tinha que faze-lo, afinal. As piadinhas do Jason, legais. Eggs morrendo, soltei um YES!!! com força e vontade. Mesmo que a cena tenha sido mal-feita pra caralho. E a Jessica... a princípio fiquei putasso por terem acabado o romance tão legal, mas pensando melhor, vi que isso não ofereceria muitas possibilidades narrativas. Ela como vampira virgem vingativa (nossa, pareço o V de Vingança), tipo uma víuva negra, pode ser legal. Mas a torcida pelo Hoyt continua.

    ResponderExcluir
  9. David, concordo com suas opiniões sobre o episódio, infelizmente. O episódio anterior para mim já havia me deixado muito decepcionado, este então...para mim, honestamente, poderia ter acabado a temporada com a cena do Godric morrendo.

    Quanto à Tara, sem escrever spoilers, acho que os produtores tornaram ela esse personagem que você criticou (e concordo com vc) para justificar as condições em que ela aparece no terceiro livro...é uma explicação possível, embora não me agrade...

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Tb estou decepcionada. E eu achando que o Eric ia salvar o dia (quer dizer, a noite), matando Maryann.
    Enfim, organizei com uma amiga uma True Blood Party: os meninos achando que iam ver os seios da Anna Paquin pela ultima vez esse ano, as meninas querendo mais sonhos eroticos de Sookie com Eric. Nem um, nem outro...
    O mais engracado: Lafayette de Maid of Honor. O mais bizarro: Eggs se confessando/ameacando Andy.
    Mesmo assim True Blood é True Blood e que venha a 3. temporada!!!

    ResponderExcluir
  11. Davi, você esqueceu ainda da referência a um 3º filme que o Jason fez (um seguido do outro): "Adoro cheio de (alguma coisa) pela manhã", do clássico "Apocalypse Now".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. o final da série, foi melhor do que o do segundo livro, spoiler- quem sequestrou o Bill, foi a Lorena

    ResponderExcluir
  13. Davi, mesmo tendo curtindo a season finale mais do que vc, eu estou passando aqui no seu ultimo post sobre true blood para elogiar a perfeição com que vc comentou os episódios desde que tomou gosto pela série, lá pelo S1 EP05

    Acompanho vários blogs e sites que fazem coments de seriados e alguns são frustrantes, beirando a infantilidade. Mas a forma como vc captou as analogias e nuances das tramas e subtramas realmente é algo que acrescenta e muito para qualquer fã de mais este excelente trabalho de Alan Ball, para nós é ótimo ter uma pessoa inteligente, atenta e de certa forma sensível ao que está sendo passado na tela pois suas palavras expressam o que a gente como telespectador sente mas não consegue explicar para os amigos na hora de dizer porque esta série é tão boa. Li todos os seus reviews de True Blood, desde a primeira temporada e isso me deu vontade de rever todos os episódios, pois vc mencionou detalhes que eu deixei passar e impressões super pessoais (que para nossa felicidade, compartilhou conosco) que neste fim de semana mesmo já comecei a assistir!

    Espero que na proxima temporada vc continue comentando True Blood, nós fãs, agradecemos o seu excelente trabalho que é sim de alguém apaixonado pelo seriado mas que mantém a racionalidade sempre comentando com justiça, apontando as falhas que sempre vão existir em qualquer produção e mastigando para os distraídos o que podem ter deixado de aproveitar. Valeu mesmo cara...

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.