sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Star Wars em Blu-ray!

Nove discos, os seis filmes totalmente remasterizados na mais alta qualidade de som e imagem disponíveis e mais de 40(!) horas de material extra (sendo que muita coisa é inédita) da saga galáctica mais famosa da história do cinema. É isso que você encontra no belíssimo box em Blu-ray de Star Wars – A Saga Completa que acaba de chegar às principais lojas do Brasil. Farei um vídeo mais tarde mostrando todos os detalhes desse belíssimo e surpreendente box, mas por enquanto deixo o registro em fotos desse item que é, apesar das novas mexidas feitas por George Lucas, indispensável na estante de qualquer colecionador.


Um comentário:

  1. Olha, sou fã de SW desde criança - tenho 33 anos, logo um ano mais novo que o original - e fanático desde quando os reassisti num VHS com filmes gravados passados na globo, dublados com pedaços de comerciais.

    Ainda sou fanático, mas como hoje não há mais aquela expectativa de novos filmes, não entro mais em discussões sobre mudanças, sobre as prequels e tenho uma visão mais distanciada sobre a coisa.

    Pois bem: na infância não dotamos de senso crítico que adquirimos com o amadurecimento, e um star wars tinha o mesmo valor que um furia de titãs, krull, conan o bárbaro e o destruidor e filmes que hoje diriamos ser dignos de sessão da tarde.

    Pois uma coisa eu digo: Eu tenho as versões em VHS originais, tenho a versão em DVD original lançadas há uns poucos anos em DVD, e vi as prequels no cinema. E confesso que nunca assisti as versões originais de SW após os lançamentos das special-editions. Não me fazem falta, tenho uma memória excelente e já havia assistido umas centenas de vezes, e ainda me recordo bem. Não preciso reassistí-los, e minha memória está intacta.

    Quando falam em SW hoje, as pessoas vem e mencionam só que as prequels ficaram aquém das espectativas, e que estragaram os originais. Isso me soa mais como por exemplo, católicos protestando contra filmes e livros de codigo da vinci e harry potter, por irem contra preceitos de sua religião.

    Ora, se mudanças fossem tão sacrílegas, deveria ser proibido um cantor cantar uma música de sua autoria num show diferentemente da versão em CD. Um roqueiro tocar um solo de guitarra ou baixo de forma diferente a cada show.

    O fato é que algumas mudanças em SW realmente são incomodas, mas são tão insignificantes que acho um exagero dizerem "não é mais o mesmo filme, han solo não é mais o mesmo cara", só por que uma cena em que um rodiano estúpido atira primeiro, uma cena que não dura nem 2 segundos (e qua para alguns, é a única em que se define a personalidade de han solo, parece).

    Obviamente, pode-se e deve-se discutir qual versão de uma cena é melhor: Eu mesmo prefiro um anakin espirito na forma de sebastian shaw, embora entenda que o uso de um hayden cristensen seja até mais coerente: mas o detalhe é que hayden atua naquela cena como se ainda fosse um cara maléfico, fora de contexto.

    Mas a eliminação de linhas matte que SEMPRE me faziam voltar a realidade e dizer "é apenas um filme" vale o preço de algumas mudanças.

    Eu dou boas vindas às mudanças. são poucas, tipo, 4% de tempo de cada filme e o resto está lá do jeito que era e melhor. Essas reclamações já encheram, ainda mais vindas de quem ainda compra os filmes.

    E dizer que as prequels são ruins. Aff. Epiódio 1 pode ser meio paradão, mas é coerente com os originais. Todas as críticas às prequels são válidas para os filme originais, e vale lembrar que as pessoas normalmente metiam o pau em Retorno de jedi e não o fazem mais. Tudo devido à nostalgia.

    Mostre SW à seus filhos. Crianças vão achar TODOS os SEIS super legais. Já aquele pessoal da velha guarda, ou mesmo aquela sua irmã que não gosta de filmes e novelas, vai achar a new hope um filme chato de criança. Aliás, a grande maioria das pessoas que assistem filmes os assistem e nunca mais revêem. É bem provável que muitas dessas mudanças passem despercebidas à pessoas comuns.

    A única coisa que acho dessa história toda é que George Lucas devia mudar tudo que quer de uma vez só, e não consertar alguns erros hoje e outros amanhã. Isso nos pouparia da ladainha de sempre. Ah, e não custaria nada relançar os originais sem alterações como fizeram no DVD. Afinal, SW não é o unico filme que passa por mudanças, vide blade runner, que tem umas 4 versões, e todas lançadas em blu-ray.

    Sobre mudanças especificas, valeu colocarem yoda CGI em ameaça fantasma: o boneco parecia outro indivíduo da raça de yoda. O Noooo do vader é desnecessário, mas não acho que a adição dele altera tanto assim. E os sabres de luz finalmente foram corrigidos, já que na versão em DVD eles ficaram mal coloridos.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.