sábado, 8 de outubro de 2011

Contágio (Contagion)

Assustadoramente claustrofóbico. Contágio, novo filme de Steven Soderbergh (Traffic, Che) é, em sua essência, um thriller internacional, mas não estranhe se durante a projeção você se flagrar tenso e com a sensação de estar vendo um filme de terror, porque em muitos níveis é exatamente isso que a produção é. Contando com um grande elenco recheado de nomes famosos (Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Kate Winslet, Marion Cotillard, Jude Law, Laurence Fishburne, Bryan Cranston, John Hawkes e etc), o filme narra os 130 e poucos dias subsequentes ao surgimento de um novo vírus altamente contagioso que espalhando-se rapidamente pelo mundo provoca a morte de milhões de pessoas, enquanto o CDC e a OMS buscam, através de pesquisas apressadas e ações em campo de seus agentes (personagens de Kate Winslet e Marion Cotillard), não só identificar a origem da nova doença, mas sobretudo uma alternativa de cura/vacina.

Escrito por Scott Z. Burns (O Ultimato Bourne e O Desinformante), Contágio desenvolve sua narrativa num ritmo de constante de urgência, explorando, numa escala global (a ação ocorre nos EUA, Inglaterra, China, Japão...), todo o pânico, alarmismo e desespero que vai tomando conta da população nos grandes centros em meio a um mar de informações desencontradas e teorias da conspiração fomentadas por um blogueiro (Jude Law). Dessa forma, ao centrar sua história num inimigo invisível do qual todos os personagens falam e construir um retrato coerente e absolutamente plausível do caos, não demora muito para que filme, tal qual seu protagonista (a doença, claro), estabeleça o reflexo de uma situação que de fato poderia ocorrer (vide a recente pandemia de Gripe A) transmitindo assim todo o pavor e o choque que um quadro dessa gravidade poderia impor, o que, por tabela, faz com que a produção acabe se tornando muito mais aterrorizante que qualquer outra efetivamente ligada ao gênero.


Eficaz na execução e com uma estrutura que amarra suas várias ações de forma eficiente, Contágio só escorrega levemente no desenvolvimento de seus personagens que, como coadjuvantes reativos da história, acabam apresentados aos montes e de forma apressada sem que nos identifiquemos claramente com suas motivações (algo que fica claro, por exemplo, a partir da figura do blogueiro feito por Jude Law). Isso, contudo, não afeta o resultado final do filme que ao fugir da armadilha fácil de tentar criar um grande herói que surge para salvar o mundo da epidemia no último arco, humaniza as relações apresentadas durante a trama de forma coerente quer seja pelo pai (personagem de Matt Damon) - que faz de tudo para proteger a filha adolescente depois de perder a esposa (Gwyneth Paltrow) e o filho mais novo - ou pelo diretor do CDC (personagem de Fishburn) dividido pelo conflito ético e moral de usar ou não o benefício que a posição lhe dá frente a imunização então iminente.

Contágio faz parte da programação do Festival do Rio 2011 e estreia no circuito comercial no dia 28/10.

3 comentários:

  1. Ótima review!
    Está com certeza entre os filmes que eu quero ver este ano.

    Aguardando a estreia!

    ResponderExcluir
  2. Pô, Davi, depois de ler sua review fui pro cinema logo que estreou e me decepcionei totalmente.

    Achei q a premissa era bacana, mas o desenvolvimento da história deixou a desejar.

    Na verdade os personagens foram todos irrelevantes.

    O Filme se resume ao fato do surgimento da doença, a morte de milhões de pessoas e a descoberta da cura.

    Até a origem do vírus, que em tese poderia ser algo interessante, tanto que foi deixada para última cena do filme, foi algo totalmente sem graça.

    Me pergunto pq contrataram atores tão renomados para desempenharem papéis tão pífios. Deve ter sido apenas pelo chamariz do grande público mesmo.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.