Indo direto ao ponto, é fato que
9MM:São Paulo não vai provocar nenhuma revolução no gênero das séries policiais/criminais, e se a produção brasileira da Fox comente certos equívocos absolutamente evitáveis (falarei deles mais a frente), também possui acertos, e o que pode ter desagradado muita gente, certamente me atraiu. O estilo câmera na mão que dá urgência ao que se mostra, a fotografia acinzentada que reforça o tom sombrio do tema da série e a linguagem sem censura ajudam a criar o clima que a série propõe: fazer um retrato nu e cru da polícia e daqueles que tem como rotina lidar com o pior da humanidade.
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Obviamente não dá para dizer que o fato de mostrar personagens mandando outros tomarem no * ou coisas do gênero, seja prova de coragem que dê à produção um elemento narrativo brilhante, mas dá para dizer que ao evitar floreios ou suavizações nos diálogos, a série consegue aproximar aqueles personagens ('mocinhos' e vilões) de uma dimensão mais humana em um ambiente pesado como aquele. É óbvio que há clichês como o do vilão burro que manda o velho 'fique tranquilo, nós não vamos te matar' quando está à caça de uma vítima certa para pouco depois ser morto por um comparsa, ou que há um claro exagero e desvio de tom na escolha da trilha sonora que por vezes parece saída de uma festa rave, ou ainda que há atuações que abusam da caricatura, mas se esses são elementos que incomodam, posso dizer que no geral, 9MM acaba tendo muito mais acertos do que erros.
Falando dos méritos aliás, considero acertada a decisão de usar um elenco desconhecido do grande público e devo dizer também, que gostei da forma usada para apresentar - mesmo que rapidamente - cada um daqueles policiais e o preço que pagam em maior ou menor escala para fazer o trabalho que fazem. O delagado Eduardo por exemplo, parece ser o cara que tenta fazer a coisa certa mas que precisou recorrer à ajuda de um deputado (seu sogro?) que tem cara de ser tão sujo quanto um Maluf da vida para chegar onde chegou. A investigadora Luisa por sua vez, é aquela cuja família (na figura da filha adolescente) vai desmoronar por conta do trabalho sem que ela perceba a tempo. Já o experiente Horácio tem toda pinta de policial que passou a vida colocando a lei em segundo plano envolvendo-se com todo tipo de sujeita e corrupção, mas que com o passar dos anos e por conta da culpa, resolve tentar limpar a consciência fazendo justiça com as próprias mãos.
Em suma, 9MM é uma série que merece ser vista sem preconceitos, já que apesar de ser brasileira (ou justamente por conta disso), a experiência final pode ser muito mais satisfatória do que decepcionante. Eu definitivamente verei o próximo episódio com a esperança de que as histórias desses personagens ganhem um desenvolvimento mais profundo e que os erros cometidos neste primeiro episódio fiquem para trás.
9MM: São Paulo é exibida terça às 22h com reprises às 4h da manhã de quarta e 1h de sábado.