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Da participação especial da ótima Paula Malcomson (como a mulher que  simplesmente não morria), passando pelas risíveis sequências envolvendo  Walter e Bellivia (o que foi a cena dos dois discutindo a absurda  possibilidade de Bell ‘encarnar’ na pobre vaca Gene?), ‘Stowaway’ surge  como um dos melhores da temporada, ainda que também fique marcado como o  episódio de menor audiência da série até aqui.
Contando com Anna Torv inspirada e bem sucedida na complicada tarefa de  emular a voz de Leonard Nimoy (Bell) por muito mais que poucos segundos,  o episódio dá um tempo no foco do relacionamento entre Olivia e Peter  (que com aquela cara emburrada em decorrência do ‘sumiço’ da agente,  rendeu risos acidentais muito bem-vindos) para explorar outro que pouco  havíamos visto: o de William Bell e Walter.
Amigos e parceiros de longa data, os dois guardam semelhanças  comportamentais, adoram fazer comentários nonsense, mas ao mesmo tempo tem características diferentes e que se revelam, de certa forma, complementares. Se Walter parece ser sempre mais  pragmático em boa parte de suas ações, Bell adota um discurso mais  inclinado à explicações não racionais ou lógicas, algo que ele inclusive  defende frente um questionamento do agente Lee (que também deu as caras  do lado de ‘cá’) sobre as hipóteses que cercavam as motivações de Dana  Gray, a mulher que não morria.
Nesse contexto, com o fim da temporada (e da série, talvez?*) se  aproximando, não resta dúvida que a dinâmica dos dois personagens terá  papel decisivo no desenrolar da trama. Além disso, é justo reconhecer  com esse episódio, que os roteiristas da série arrumaram uma explicação  plausível dentro da história para justificar o retorno de William Bell à  trama usando o corpo de Olivia. Algo aliás, que pode ser entendido  tanto como um feliz e conveniente evento, quanto fruto de um trabalho  bem planejado há tempos, dessa que é, apesar da baixa resposta do  público americano, uma das séries mais relevantes dentro de seu gênero.
* Como fã da série, e com o fôlego que a trama ainda parece ter,  obviamente gostaria muito de ver outra temporada. Contudo, considerando o  histórico da Fox e sua pouca tolerância com produções que rendem baixa  audiência, com ou sem campanha #SaveFringe rolando solta nas redes  sociais, não vou me surpreender se Fringe chegar ao fim já nesse seu 3º  ano.  

Concordo plenamente.
ResponderExcluirFringe é hoje a série que mais me interessa e a fórmula de mesclar os casos da semana com a trama principal muito me agrada. Ótimo episódio. É uma pena a série estar capengando na audiência e correr risco de cancelamento. Realmente uma pena. Se isso acontecer acho que o jeito vai ser procurar mais uma série do JJ.
Esse episodio me lembrou um pouco Lost, quando o William fala sobre destino e que nem tudo tem haver com ciencia. Ademais, gostei do episódio e só achei que faltou alguma coisinha no final, mas fora isso tá otimo.
ResponderExcluirE o comentário do s03e18 sai quando?
ResponderExcluirÉ um daqueles episódios q encaminha o season finale...
Episódio genial! A Anna Torv já tinha mostrado mais de sua veia artística ao fazer uma Bolívia totalmente diferente da original, não só na cor dos cabelos, mas nos trejeitos, forma de andar, sorrisos... E agora ela dá um show emulando a voz de Bell e seu sotaque, forma arrastada de falar e mover os ombros, etc, etc, etc... Palmas à ela!
ResponderExcluirE Walter é um caso à parte, um dos melhores personagens da atual TV. Imagino um encontro entre ele e Locke... como seria?
E uma dúvida pintou: Peter lembrou do agente Lee do outro universo? Acho que não, né...