quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Breaking Bad – Ep. 4x04 “Bullet Points”

Episódio inédito no Brasil na data deste post

Breaking Bad, why so genius?!?!

De um lado um Walter cuidadoso, preocupado e sufocado com a incerteza e a incapacidade de controlar sua complicada situação atual. Do outro um Jesse descuidado, cada vez mais depressivo e absolutamente indiferente a tudo que lhe possa acontecer. E assim, à medida em que o panorama da trama parece só piorar para os dois excepcionais protagonistas, Breaking Bad só melhora com textos e situações cada vez mais brilhantes e geniais.

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    Sério. Essa série é tão foda, que mesmo um personagem como Mike que teria tudo para ser odiável e desinteressante, torna-se uma figura enigmática e carismática (além de extremamente eficiente, claro, como a cena de abertura do episódio reforça¹). Disso, partimos para todo aquele teatro armado por Skyler indo com Walter numa reunião de viciados em jogos e a subsequente e excelente cena² dos dois ensaiando a história que contariam para Hank e Marie com direito a doses cavalares de muito cinismo e críticas mútuas.

    Se o episódio se resumisse à essa cena do Walter com a Skyler já valeria e muito, mas tivemos mais. Walter descobrindo que Hank pode estar mais perto do que imagina da verdade sobre Heisenberg (o que foi a sacada dele sobre o WW mencionado nas anotações de Gale, hein?); Walter buscando orientação de Saul sobre o que fazer (será que a sugestão de ‘desaparecer’ pode ser uma alternativa futura?) e, claro, toda a situação envolvendo Jesse chutando todos os baldes numa postura dane-se o mundo, porque não tô nem aí com o que possa me acontecer, como deixa claro o desfecho do episódio.

    Notas:
    1 - Confesso. Se existisse uma série mostrando os ‘trabalhos’ de Mike eu assistiria, e você?
    2 - Que tal aceitarmos desde já que dificilmente veremos outra cena tão bem escrita e interpretada quanto essa em qualquer outra série esse ano, hein?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

True Blood – Ep. 4x07 “Cold Grey Light of Dawn”

Com spoilers para quem não acompanha pela exibição americana.


Com o arco central da temporada totalmente definido (a bruxa Antonia contra os vampiros), o sétimo episódio da 4ª temporada de True Blood pode até não ter sido tão divertido quanto os anteriores (tirando, claro, a piadinha envolvendo Pam irada ao ser comparada com um zumbi hehe), mas foi fundamental para revelar o importante papel que o agora médium Lafayette terá na trama, além de trazer pequenos desenvolvimentos para algumas das subtramas introduzidas até então, como, por exemplo, a de Tommy que agora pode assumir a forma de outras pessoas (e é claro que ele não vai deixar Sam em paz, né?).

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    Exagerando um pouco (talvez por causa da última cena com Jessica caminhando para a luz), em certos aspectos esse “Cold Grey Light of Dawn” teve pinta de penúltimo episódio de temporada. Não era, mas com os vampiros dominados pelo feitiço suicida lançado por Marnie/Antonia (com a ajuda de Tara e outras pessoas, claro), a impressão deixada era ou não era de que já estávamos no ápice da trama?

    Bom, seja lá qual for a resolução da história principal (e ainda temos 5 episódios pela frente), não dá para negar que um dos pilares da temporada também gira em torno do envolvimento de Sookie com Eric. Se há futuro para o novo casal (que de fato parece mais interessante que aquele formado por Sookie e Bill) não sei, mas que a garçonete e o vampiro nórdico protagonizam as cenas mais quentes da série não restam dúvidas.

    Aliás, haja tesão para justificar tamanha resistência de um casal que transa no meio do mato, depois corre nu pela floresta até chegar em casa só para continuar a brincadeira no chão, no sofá e, finalmente (ufa!), na cama, não é não? :p

    Outras perguntas/observações:

    - Qual é a do bebê da Arlene com aquela babá fantasma que já havia aparecido antes e que Lafayette viu no Merlotte’s?
    - E o vício de Andy em V? Que repercussão ainda poderia trazer para essa trama? Palpites?
    - Alcide e o novo bando de lobos. Qual será o envolvimento dele(s) com a atual situação dos vampiros da Louisiana, hein?
    - E a Jessica, vai ou fica?

ThunderCats (2011) 1x03 / Entourage 8x03

Episódios inéditos no Brasil na data deste post



ThunderCats 2011 1x03 “Ramlak Rising”

Se você leu meu comentário sobre a estreia dessa nova versão dos ThunderCats, sabe que gostei do cartão de visitas da série animada. Pena que esse terceiro episódio não tenha mantido o ritmo, porque, convenhamos, tirando o bom finalzinho com a sequência em que Jaga é dominado por Mumm-Ra, o que sobra? Vinte minutos de uma trama arrastada e desinteressante com aquela historinha envolvendo Lion-O e cia (cadê o Panthro, aliás?) no navio pirata encarando um monstro do mar(?) de areia. Em suma, pouco, muito pouco para uma história que começou de forma tão épica e empolgante. Decepção à parte, só nos resta torcer para que o próximo recoloque a história no rumo certo.

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    Entourage 8x03 “One Last Shot”

    Faltando apenas 5 episódios para Entourage acabar, o propósito dos roteiristas para o desfecho da história segue desconhecido. Que E. e Turtle finalmente sairão da aba de Vince parece certo (não é nenhum exagero imaginar E indo para NY atrás de Sloan e Turtle se dando bem com a ideia do restaurante), mas e o Drama? Vai ver a chance de retomar a carreira com sua animação Johnny Bananas indo pro buraco por conta de um capricho de um colega? E Ari (depois da mal sucedida tentativa de dar uma de papa anjo), abre mão de vez da familia para juntar prazer e negócios com seu antigo caso, a agora executiva de estúdio, Dana Gordon? Bom, tempo para responder todas essas perguntas existe, só espero que as escolhas rendam resoluções satisfatórias e, principalmente, divertidas, para Vince e sua entourage, porque de drama já basta o desfecho do episódio com o suicídio do produtor Carl Ertz (Kim Coates, o Tig de Sons of Anarchy, retornando à série para mais uma participação), não é mesmo?

Damages – Ep. 4x04 “Next One's on Me, Blondie”

Episódio inédito no Brasil na data deste post


Geralmente sou mais condescendente do que deveria com relação a certos exageros e liberdades narrativas que algumas séries tomam, mas devo dizer que esse quarto episódio da atual temporada de Damages abusou na quota de forçadas de barra em várias situações. Dito isso, não fosse a boa história da vez (que repito, segue superior às das duas temporadas anteriores) e, claro, os bons personagens da série (o de John Goodman continua ótimo), eu diria que os roteiristas perderam a mão, o que, apesar das muitas ressalvas que aponto abaixo, ainda não é o caso.

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    Vejamos. Teve sugestão de um suposto interesse amoroso de Ellen com relação a Chris Sanchez que não parece ser capaz de agregar nada à trama; um gancho absolutamente decepcionante com a revelação de que o suposto terrorista que vimos em cortes rápidos no final do episódio anterior era só um amigo afegão de Sanchez enviado para os EUA como num passe de mágica (afinal, o Afeganistão é logo ali, né?) para passar alguma mensagem para Ellen que ele nem sequer sabia qual era exatamente; a High Star descobrindo – da forma mais idiota possível (sim, porque o fato da mãe da Ellen querer saber detalhes do trabalho da filha pelo telefone soou como um argumento ridiculamente gratuito e preguiçoso) - através de Jarek que havia alguém em solo americano capaz pôr em risco seus segredos e, pra fechar, a introdução de um ex-chefe de Patty Hewes que mesmo aposentado e dedicado à atividade de bebúm profissional, consegue descobrir os mais bem escondidos podres de Washington.

    Sei lá, vai ver que era eu que tava xarope demais quando vi o episódio, mas a verdade é que essas escorregadas na trama meio que frearam minha empolgação com a temporada. Sigo curioso, obviamente, para ver no que vai dar essa conspiração toda e sobretudo para descobrir qual é afinal o grande segredo que a High Star tanto tenta esconder (a essa altura ficou meio óbvio que o cara escondido na casa de Jarek é alguém diretamente ligado à operação DD, né?), mas pro bem da série, espero que os roteiristas não tentem inventar demais. Às vezes, fazer o simples e investir no que se tem de melhor (no caso de Damages, seus personagens, é claro) pode ser a coisa que renderá o resultado mais surpreendente e eficaz na missão de manter o interesse do público na história.

    Observação de espectador mala: Tudo bem que a Ellen tenha resolvido se dedicar inteiramente ao caso contra a High Star, mas se ela não é funcionária da Patty, vive do que? :p

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Super 8

Fiel à trajetória de seu diretor e roteirista (J.J. Abrams), Super 8 tem num mistério (um acidente de trem que provoca estranhos acontecimentos numa pequena cidade) a base de sustentação de sua trama. Contudo, a principal atração do filme que conta com produção de Steven Spielberg, não é o mistério em si, mas sim sua capacidade de emular bons elementos de alguns clássicos de aventura dos anos 80, sendo a lembrança mais evidente e inevitável a de Os Goonies.

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    Passada no final da década de 70, a história de Super 8 gira em torno de um grupo de adolescentes que, durante a produção de um filme amador, acaba testemunhando um grande acidente que repercute em suas vidas (e na de sua cidade) de forma marcante ao revelar uma conspiração de militares tentando esconder um segredo. Nesse contexto, o filme trata, com muita sutileza, sobre a perda da inocência, amadurecimento, escolhas, a importância da amizade e de conflitos entre pais e filhos (um dos temas favoritos de Abrams, diga-se) sem nunca deixar de render um bom entretenimento.

    Divertido e envolvente principalmente em seus dois primeiros atos (o terceiro e último perde um pouco o fôlego ainda que não deixe de trazer uma resolução satisfatória para a história), Super 8 remete, através dos esforços do grupo de amigos adolescentes em terminar seu filme amador no meio daquele novo e inesperado cenário, a um cinema mais inocente e lúdico. Algo que se traduz, por exemplo, através da paixão demonstrada pelo jovem ‘diretor’ Charles (Riley Griffiths) em seus constantes desejos de agregar valor de produção às filmagens e, sobretudo, à delicada relação que se estabelece entre Joe Lamb e Alice Dainard (personagens de Joel Courtney e da irmã mais nova de Dakota Fanning, Elle Fanning, vista recentemente em Um Lugar Qualquer).

    Coberto de referências ao estilo de Spielberg nos anos 80, Super 8 surge como um filme leve e que diverte tratando de temas comuns e caros a todos nós (como os já citados conflitos familiares, por exemplo) em meio a uma situação de relativo caos. Assim, ainda que conte com sequências de ação impressionantes, Super 8 foge da estigma de blockbuster vazio ao preocupar-se muito mais com o conteúdo da mensagem que tenta passar do que com a forma, o que em tempos de Transformers e afins, é sempre algo muito positivo e louvável.

    Super 8 estreia no Brasil no dia 12 de agosto.

    Cotação:

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

True Blood – Ep. 4x06 “I Wish I Was the Moon”

Com spoilers para quem não acompanha pela exibição americana.


De forma geral, esse me pareceu o episódio menos movimentado, até aqui, dessa 4ª temporada de True Blood. Isso, contudo, não é demérito quando consideramos as boas risadas proporcionadas pelas sequências envolvendo Jason (então preocupado com a possibilidade de se transformar em pantera), além do claro avanço na trama com a bruxa Antonia (através de Marnie, claro) assumindo definitivamente o papel de grande antagonista da vez. Se as duas menções fossem pouco, ainda valeria destacar o, até certo ponto, surpreendente altruísmo de Eric, que pronto para aceitar o destino imposto pelo rei Bill, acabou provocando neste uma atitude não menos inesperada.

Fora os eventos já citados, não dá pra negar certa dose de curiosidade com o desenrolar dessa nova fase do Tommy que, agora capaz de assumir outras formas humanas, trará novos problemas para Sam como já vimos a partir de sua rápida interação com Sookie e principalmente com a bela Luna. De resto, fica a expectativa do que renderão as subtramas envolvendo Alcide e a nova alcateia de lobos, da não menos sobrenatural relacionada ao bebê de Arlene e, sobretudo, sobre qual será o papel que Lafayete (agora replicando o mesmo fenômeno que ocorre com Marnie) terá na 2ª metade da temporada. Palpites?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Entourage – Ep. 8x02 “Out with a Bang”

Episódio inédito no Brasil na data deste post

Vamos combinar que tirando as sequências em que Ari Gold esteve impecável e implacável (divertidos os shout outs a Modern Family, Mad Men e The Walking Dead que ele fez, não?), esse 2º episódio da última temporada de Entourage foi bem menos movimentado que o anterior. Tá, ok que já dá para imaginar que o sucesso quase certo da série animada do Drama está em perigo e que o fato de Turtle e E voltarem à solteirice tende a colocá-los mais próximos de Vince de novo, mas e aí, qual será afinal o grande arco de encerramento da série? O eventual telefilme estrelado por Drama que Vince quer produzir à todo custo? Se for isso acho pouco, porque depois de todas as histórias que já vimos na série, eu particularmente espero algo mais explosivo pra um desfecho, e vocês?

Observação 1: Ah, Sloan...
Observação 2: sim, o comentário é curtinho mesmo. Não gostou? Sue me :p

Breaking Bad - Ep. 4x03 “Open House”

Episódio inédito no Brasil na data deste post

Que a vida marginal do Walter e do Jesse em Breaking Bad nunca foi fácil ou tranquila todo mundo tá careca de saber, mas que a pressão e os riscos (principalmente pro Jesse, claro) vem crescendo exponencialmente nessa temporada também é inegável. Tem terrorismo psicológico no trabalho (com câmeras monitorando cada passo no laboratório), capanga à espreita nas redondezas (prontinho para apagar quem vacila) e até mesmo a ‘boa’ intenção de uma esposa (de se lavar uma graninha suja) podendo atrair atenções desnecessárias.

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    É curioso ver como tem sido essa relação do Walter com o Jesse até aqui porque os dois, embora tentem passar uma imagem de tranquilidade um pro outro, sentem-se absolutamente sufocados com a situação do momento. Walter, que é geralmente mais frio, aparece claramente irado com a falta de diálogo e com a incerteza do amanhã. Já Jesse, depressivo e tentando se fugir do problema (ou esquecê-lo), prefere manter a casa e sua mente num caos constante entendendo que essa seria a única forma de, contraditoriamente, manter-se seguro.

    E como citei as inteções da Skyler, não dá para deixar de comentar mais uma vez sobre a mudança, até certo ponto, radical da personagem, que mergulhou de cabeça na missão de lavar e legalizar o dinheiro sujo ganho por Walter. Nisso, a vemos agindo, mesmo sem o uso da violência, como uma verdadeira mafiosa para conseguir pressionar (criando uma oferta irrecusável no melhor estilo Don Corleone) o dono do lava a jato a mudar de ideia e vender o negócio para os White.

    Enquanto isso, Hank (não menos depressivo que Jesse, por exemplo) continua testando a paciência de Marie com desaforos mil fazendo-a buscar uma válvula de escape para as tensões em sua compulsão por roubar. Isso, no entanto, além de obrigá-lo a pedir um favor para um velho amigo policial, acaba meio que por acidente colocando-o em contato com um material que finalmente pode dar a ele a chance de pegar um peixe grande (o próprio Gus, claro) e por tabela descobrir o grande segredo de Walter.

    E pensar que tem gente que não assiste Breaking Bad. Tsc, tsc...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A estreia da nova versão dos ThunderCats


Thunder! Thunder! ThunderCats Ho!!!

De volta à televisão, agora em traços anime, estreou no último dia 29/7 no Cartoon Network americano a nova versão dos ThunderCats, que se pega emprestado o mote central da original, altera outros elementos daquela investindo agora num tom mais sério e sombrio (que em alguns aspectos remete até a produções como O Senhor dos Anéis ou mesmo a recente Game of Thrones) que, a julgar pelo episódio duplo de estreia, tem boas chances de agradar novas e velhas gerações.

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    Mesmo sendo basicamente uma aventura, a história agora tem um perfil mais épico e menos ingênuo. Assumidamente um reboot, essa nova versão dos ThunderCats aposta em mudanças, que se não chegam a ser tão radicais, trazem possibilidades novas interessantes em termos do que a trama pode explorar. Thundera agora não é mais um planeta de onde Lyon-O e sua trupe de felinos humanóides fugiram, mas sim um reino dentro do próprio Terceiro Mundo, que se vê ameaçado quando um antigo mito (Mumm-Ra) prova ser mais do que isso e uma secular rixa (dos felinos contra os lagartos) fica desequilibrada quando uma traição toma forma.

    Resguardados em suas características mais essenciais, todos os principais personagens do desenho original ressurgem nessa nova versão, ainda que alguns apresentem sutis e importantes diferenças, casos de Lyon-O (agora um adolescente em vez de um adulto que cresceu rápido demais) e Tygra (que agora além de ser irmão adotado de Lyon-O, é visto por quase todos no reino como o sucessor ideal do rei). Dos demais, vê-se um pouco das habilidades de Cheetara e da sabedoria de Jaga (a versão Yoda dos felinos), além das aparições da dupla WilyKit e WilyKat, de Panthro e de Snarf, que agora (in)felizmente não fala.

    Contando com temas aparentemente mais ricos e com seus personagens mais famosos numa roupagem ainda mais interessante, o prognóstico para a nova versão dos ThunderCats é boa. Se ela se tornará um sucesso, são outros quinhentos, mas que o cartão de visitas é bom, ah isso é.

    Ainda não viu, mas ficou curioso? Então confira o trailer.

Damages – Ep. 4x03 “I'd Prefer My Old Office”

Episódio inédito no Brasil na data deste post


Em “I'd Prefer My Old Office”, 3º episódio da, até aqui, boa e movimentada 4ª temporada de Damages, praticamente todas as cartas foram postas na mesa, assim como os conflitos pessoais que podem influenciar as ações da dupla de protagonistas da série, Patty Hewes e Ellen Parsons, que, com o que vimos, parecem estar em relativa desvantagem frente o poderio da High Star capitaneada pelo curioso e controverso personagem de John Goodman, Howard T Erickson.

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    De maneira geral, sigo gostanto bastante dessa temporada. Primeiro porque a trama em si surge mais concisa e objetiva, e segundo porque a própria conspiração da vez parece mais interessante que aquelas das 2 temporadas anteriores. Além disso, nesse quarto ano de Damages, estamos tendo a oportunidade de ver um lado diferente da Patty Hewes, que se continua com uma visão implacável e intransigente em relação a todos que a rodeiam, surge em alguns momentos (como, por exemplo, naquele em que reflete sobre a possibilidade de Michael estar morto) com uma postura mais fragilizada, ainda que jamais exteriorizada.

    Sem Chris Sanchez (agora detido no Afeganistão depois de ser enganado e coagido pela HS) como testemunha chave para a ação que tenta mover contra a empresa paramilitar, Ellen vê-se rapidamente dependente mais do que nunca dos conselhos e da ajuda de Patty, que obviamente enxergando a proeminência do caso, intercede pela pupila indo até mesmo se encontrar com Howard Erickson. Dessa interação, com direito a Patty tentando fazer o que mais sabe (jogar), nascem duas certezas: (1) do dono da HS de que eles efetivamente precisam se preocupar com a ameaça que o caso poderia representar e (2) de que Ellen e Patty nem imaginam que seus passos (e sobretudo telefonemas) são monitorados pelo frio Jarek, que por sua vez surge dando guarda para alguém de origem árabe que provavelmente é o homem que vemos ao final do episódio estudando um mapa que coloca o escritório de Patty Hewes como potencial alvo.

    Dos pontos que devem pautar a sequência imediata da trama, temos a perspectiva do que Ellen ainda pode eventualmente descobrir a partir da informação dada pela veterinária/namorada de Sanchez de que sua última missão no Afeganistão envolvia a procura de alguém (quem sabe um terrorista ligado à própria HS, talvez?) e de que reação essa provável reaparição do transformado Michael pode causar em Patty e como isso afetaria seu agora irreversível envolvimento com o caso da High Star.

    E aí, palpites?