sexta-feira, 1 de abril de 2011

The Killing: Quem matou Rosie Larsen?


Com um inevitável tom de déjà vu - afinal, quem não pensa em Twin Peaks quando lê a frase do pôster promocional ao lado -, estreia no próximo domingo nos EUA, a mais nova série do AMC (Breaking Bad, Mad Men, The Walking Dead), The Killing. Baseada em uma série dinamarquesa chamada Forbrydelsen, a produção que terá 13 episódios em sua temporada inicial, narra a história do assassinato de uma garota na cidade de Seattle e os desdobramentos da investigação policial.

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    Pela descrição do canal, The Killing amarra três histórias distintas em torno do assassinato. Uma envolve os detetives designados para o caso, outra a família da vítima e, por fim, a dos suspeitos. A trama também vai explorar os bastidores da política de Seattle e dos políticos ligados ao caso. Ainda segundo release do AMC, à medida em que a série se desenvolver ficará cada vez mais claro que não há coincidências ou acidentes e que todo mundo tem um segredo a esconder.

    E aí, parece interessante para você?

    The Killing estreia com episódio duplo no próximo domingo, 3 de abril, nos EUA via AMC.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Radar Dude News – 31/3/2011

Radar de volta e nessa atualização tem o grande clássico da ficção científica, 2001: Uma Odisséia no Espaço; piloto de F1 na continuação da animação da Pixar, Carros; os risos (e as emoções) da atual temporada The Office; o final meia boca do quarto ano de Californication; a confusa renovação de Mad Men e o teaser de um dos ícones da animação dos anos 80, Thundercats!

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    2001: Uma Odisséia no Espaço

    Sendo uma das obras mais reflexivas, inteligentes e importantes da história do cinema, 2001 é um desses filmes que merecem ser revistos sempre. Muito à frente de seu tempo ( o filme é de 68) tanto na estrutura narrativa, quanto na mensagem de cunho existencialista, evolutivo e filosófico, o filme de Kubrick (que escreveu o roteiro em parceria com o autor do romance que inspirou a produção, Arthur C. Clark) é um espetáculo contemplativo. Seja pelos belíssimos planos - a famosa elipse que ocorre nos minutos iniciais é soberba -, pela ótima trilha sonora clássica (que tem destaques óbvios com Assim Falou Zaratustra e Danúbio Azul), o filme oferece uma obra diferenciada de seu gênero tanto na embalagem quanto no conteúdo. Resumindo: um filme indispensável.

    Em tempo, se você nunca assistiu 2001 ou pretende revê-lo, faça-o, se puder, através do Blu-Ray. Nele, a qualidade de imagem impressiona tanto, que quase dá para esquecer que o filme está prestes a completar 43(!) anos. Ah, e para quem gosta de ver filmes sendo explicados, um bom site para entender 2001 é esse.

    Lewis Hamilton em Carros 2

    A continuação da animação da Pixar centrada no mundo dos carros estreia apenas em junho. Da trama, o que já se sabe é que Relâmpago McQueen vai rodar o mundo numa competição cercada de tons de espionagem, conspiração e muitos carros tão rápidos quanto ele. Considerando esse cenário, uma pequena surpresa que foi revelada recentemente é a de que o piloto de F1, Lewis Hamilton, será um dos competidores de McQueen, conforme mostra o vídeo abaixo.



    The Office pra rir e chorar

    É bem verdade que The Office andava capenga em suas temporadas anteriores, mas aí veio a notícia de que o atual sétimo ano da série seria também o último de Steve Carell e pimba, a criatividade dos roteiristas da série ressurgiu das cinzas e os bons episódios com seus risos fáceis também. Jamais duvidei que Michael Scott fosse a alma da série, mas nunca pensei que sua agora inevitável saída pudesse render episódios tão bons quanto os que vem marcando a gradual despedida do personagem. O mais recente, “Garage Sale” (4x18), exibido no dia 24 lá fora, certamente figurará na lista dos melhores da história da série. Engraçado em muitos momentos (com destaque para a sempre eficiente trollagem de Jim com Dwight), o episódio traz uma sequência final surpreendente e que registra um desses raros casos em que vemos um elenco inteiro deixando a atuação de lado para se divertir e se emocionar numa cena. Michael Scott, já estou (estamos?) com saudades!

    O final meia boca da 4ª temporada de Californication

    Na temporada em que o passado recente e irresponsável de Hank Moody colocou-o na berlinda criando situações que renderam alguns bons momentos, Californication encerrou seu quarto ano no último dia 27 com cara de series finale meia boca. Seja pelas resoluções envolvendo os personagens principais ou pela certeza de que há muita verdade naquele ditado popular que diz que um tigre nunca muda suas listras, a verdade é que o desfecho da temporada acabou ficando no meio do caminho entre criar um bom gancho ou dar um rumo definitivo para o incorrigível escritor feito por David Duchovny. Não foi ruim, é verdade, afinal um daqueles momentos bizarros e constrangedoramente engraçados que a série sempre teve ganhou forma na sequência do jantar que marcou a reaproximação de Charlie e Marcy. Contudo, é justo dizer que o desfecho podia ter sido bem melhor. Com uma quinta (e derradeira?) temporada já anunciada, nos resta torcer para que Tom Kapinos, criador da série, consiga renovar o fôlego da produção. Hank Moody e cia merecem e nós também.

    Mad Men voltará, mas e seu criador?

    Essa semana, o AMC confirmou que Mad Men retornará para sua 5ª temporada. A estreia, no entanto, só ocorrerá no início de 2012. Com o atraso, a série ficará fora do ar por mais de 1 ano. A justificativa? Dificuldades na demorada negociação que envolve o canal, a Lionsgate TV (produtora da série) e o criador, Matthew Weiner. Dentre os pontos de discórdia que colocam em cheque o envolvimento de Weiner com o futuro da série que criou, estão o fato do AMC querer reduzir a duração dos episódios em 2 minutos para abrir mais espaço nos intervalos comerciais, além de inserir merchandising sutil dentro dos episódios (a chamada integração de produto) e cortar 2 atores do elenco regular. Detalhe: especula-se que Weiner poderia ganhar incríveis US$ 30 milhões por mais dois anos de contrato. Tá humilde o rapaz, hein?!

    Update: Matthew Weiner chegou a um acordo com o AMC e com a Lionsgate e está confirmado como produtor executivo de Mad Men, por não uma, mas 2 temporadas, a quinta e a sexta, com opção de renovação automática para um eventual sétimo e último ano da série.

    E o remake de Thundercats, hein?

    Com traços claramente inspirados no mangá, o remake de Thundercats, uma das séries animadas mais clássicas da década de 80, continua sendo promovido pelo Cartoon Network, canal que exibirá a nova versão do desenho ainda este ano. Sei que sou minoria, mas particularmente não sou muito fã de mangá, por isso, meu interesse pela reinvenção da história dos felinos meio humanos liderados por Lion tem muito mais a ver com curiosidade do que qualquer outra coisa. E você, animado(a)?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Festa Blo,Go 3!


Se um é pouco e dois é bom, a Blo,Go! vem provar que sua 3ª edição será definitivamente A Melhor! Marca aí no calendário: dia dia 16 de abril no Dynamite Pub com muita animação, gente bonita, drinks especiais e, claro, só música boa.

Agora com apoio do Portal Terra e do Canal de Entretenimento Liv vamos fazer a nossa EPIC EDITION, e você tem que estar lá. Vai vendo o por quê...

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terça-feira, 29 de março de 2011

Fringe – Ep. 3x18 “Bloodline”

Episódio exibido no dia 25/3/11 nos EUA

Tudo bem que a ficção nada mais é que um reflexo romanceado/exagerado da realidade, mas tal qual ocorre aqui, não deixa de ser surpreendente quando vemos um pré-conceito sobre um personagem sendo desconstruído de forma tão absoluta frente uma mudança de perspectiva, algo que esse episódio, da agora renovada Fringe, fez com rara maestria.

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    No excelente “Bloodline”, voltamos para o lado de lá onde BOlivia, grávida de Peter, vive uma experiência traumática e marcante (o que foi aquela emocionante cena dela com Lee dentro da loja, hein?) que, mostrando-a fragilizada por conta do risco de vida que passa a correr, nos permite enxergá-la não mais como a agente fria e calculista que cumpre missões, mas como uma mulher que, disposta a dar a vida para salvar a de seu filho, revela virtudes (e defeitos) que a transformam numa personagem muito mais interessante.

    E se BOlivia passa definitivamente a ser vista de forma diferente – agora devemos realmente nos importar com ela, aliás –, Walternativo dá mais uma mostra de que age tão somente pela ótica do que lhe é conveniente. Sendo assim, ignorar certas regras morais, como não usar crianças para experiências, fazer uso da mentira e da manipulação, são armas das quais ele não abre mão na busca pela chance de se vingar do sequestrador de seu filho e, por tabela, do universo que ele julga ameaçar o seu.

    Contando com direção precisa e um roteiro cheio de pequenas surpresas, como a da crucial reaparição do taxista Henry, por exemplo, “Bloodline” funciona como um empolgante ponta-pé inicial no arco que encerrará a temporada. Das grandes expectativas que surgem, as mais óbvias passam pelo aparentemente inevitável embate dos Walter, do papel que os observadores terão e, claro, de qual será a reação de Peter ao saber que tem um filho do outro lado. Como a reunião disso tudo afetará as decisões dos personagens lá e cá?

    Bom, enquanto a resposta e os próximos episódios não vem (o 19º será exibido no dia 15 de abril lá fora), que tal aquela galera do Emmy anunciar logo que Anna Torv é a ganhadora desse ano, hein?

domingo, 27 de março de 2011

Blu-Rays de 'O Exorcista' e 'Seven' em promoção!


A Amazon acaba de colocar em promoção, 2 BD Books (edições em formato de livro com fotos e detalhes da produção) imperdíveis na coleção de qualquer cinéfilo: 'O Exorcista' e 'Seven', ambos remasterizados e com opção de legendas em pt-br.

O Exorcista vem com 2 discos, contendo tanto a versão de cinema (122 min) quanto a do diretor (132 min), além de belíssimos extras como comentários do diretor William Friedkin, documentários sobre a produção do filme e muito mais. Seven, por sua vez, tem em seu material extra, cenas extendidas, final alternativo, faixas de comentários com o diretor David Fincher , com os atores Brad Pitt e Morgan Freeman e etc.

BD Book O Exorcista R$31,52 | BD Book Seven R$31,52



Custo de frete para apenas um deles: R$13,25. Para os dois: R$18,21

sábado, 26 de março de 2011

‘Lights Out’: uma grande série que merece ser vista

No mês que marcou a renovação de séries que sofrem com a audiência, como Community* e Fringe, a novata, e não menos excelente, “Lights Out’ não teve a mesma sorte e acabou sendo cancelada. Dessa forma, mesmo recebendo muitas críticas positivas ao longo da temporada, a série sobre um boxeador que decide voltar ao ringues após 5 anos vai mesmo encerrar sua história no 13º episódio (11 já foram exibidos pelo FX americano).

Mesclando bons conflitos num drama familiar com esporte e máfia, Lights Out tem em seus fortes personagens capitaneados pelo protagonista Patrick ‘Lights’ Leary (Holt McCallany), sua principal base de sustentação no desenvolvimento de uma trama que envolve sobretudo pelas empolgantes reviravoltas.

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    Quando a série começa, Lights é um ex-campeão ainda reconhecido e com família estável, mas que convivendo com a certeza de ter parado de lutar antes do tempo e enfrentando problemas financeiros (seu atabalhoado irmão, Johnny, pôs toda a fortuna acumulada nos ringues a perder em investimentos mal sucedidos), tenta se equilibrar como sócio de seu pai numa academia decadente.

    Tentado a voltar aos ringues cinco anos depois de uma disputa de título que terminou de forma controversa com Death Row Reynolds, Lights, contudo, enfrenta a severa resistência da esposa, Theresa, a quem havia prometido se aposentar definitivamente.

    Com o dinheiro curto ameaçando o futuro de suas 3 filhas, além das conquistas materiais que fizera na carreira, Lights então acaba se envolvendo com um mafioso local, para quem faz um serviço cobrando dívidas.

    Dali em diante, problemas com a polícia; uma tentativa de fazer um novo campeão; uma sangrenta briga com um lutador de MMA (pra pagar uma dívida do irmão), o retorno ao boxe, um treinandor novo e uma complicada preparação para a esperada e promovidíssima revanche de Lights contra Reynolds.

    Ignorada pelo público americano (que nocauteou a chance continuidade da série), ‘Lights Out’ é uma dessas gratas surpresas que mesmo terminando prematuramente, merece ser descoberta por quem procura bons dramas. Aqui a idéia é uma só: mais vale uma única temporada excelente do que várias razoáveis.

    * Ainda que o post não seja sobre Community, como a citei vale um registro. Com um início irregular, mas que teve lampejos de genialidade, só fui fisgado pela série já na parte final de sua 1ª temporada. Desde sempre com problemas na audiência, mas alheia aos números, a série cresceu muito na qualidade e ganhou apoio da NBC, que tem hoje a comédia com humor mais refinado e inteligente do gênero. Se ainda não a acompanha, começe já!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fringe é renovada para 4ª temporada!

É para abrir o sorrisão mesmo, Anna Torv, porque a espera acabou! Com um tweet curto, mas bem objetivo, Joel Wyman, um dos produtores executivos de Fringe, confirmou na noite dessa quinta-feira, 24, que a série foi RENOVADA pela Fox e terá quarta temporada!

Sofrendo com audiências baixas durante todo terceiro ano, as chances não eram lá muito boas, mas parece que o planejamento dos produtores aliado às boas críticas que a série vem recebendo, foram suficientes para convencer os executivos da Fox a darem mais uma chance à Fringe. Portanto, se você é como eu e realmente aprecia tv de qualidade com séries que ousam sair do lugar comum, comemore! O #SaveFringe deu certo \o/

Atualização: A boa notícia veio com bônus! Fringe não só foi renovada, mas já tem garantida a produção de 22 episódios para a próxima temporada. Geralmente, quando uma série é renovada, apenas 13 episódios (ou menos) são encomendados, com o restante ganhando sinal verde mais tarde dependendo da audiência. Com Fringe, essa etapa foi antecipada. Como já mencionei acima, parece que o pessoal da Fox está realmente confiante. Decisão esperta deles, sorte a nossa.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Angry Birds Rio!

Sucesso absoluto há vários meses dentre os jogos de celular e tablets, Angry Birds acaba de ganhar mais um capítulo. Inspirado na animação Rio, que estreia no Brasil no próximo dia 8 de abril (a pré-estreia, que rolou ontem, contou com a presença do diretor Carlos Saldanha e todo o elenco de dubladores) e no resto do mundo no dia 15, a Rovio, em parceria com a Fox, lançou ontem na App Store a mais nova versão do irresistível e viciante joguinho.

Fiel à máxima do “não se mexe em time que está ganhando”, os responsáveis pelo game não tentaram reinventar sua roda da fortuna. Assim, a jogabilidade vista nas versões anteriores se mantém, ainda que a melhora gráfica seja perceptível.

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    Na ‘trama’, os passarinhos nervosos são sequestrados e levados para o Rio, onde, após se libertarem, encaram várias etapas que envolvem a libertação de outros pássaros, incluindo, claro, a dupla de raras araras azuis do filme, Blu e Jade. Por enquanto, apenas dois níveis (com 30 desafios cada) estão disponíveis no jogo, que terá vários outros liberados em atualizações futuras.


    Nível 1 (com 30 desafios)


    Fim do nível 1


    Nível 2 (com 30 desafios)


    Níveis disponíveis hoje

    Para quem tem iPhone e iPod touch, o game custa US$0,99, para quem tem iPad custa US$3,99 e para usuários de Mac, US$4,99. Para usuários de celular com Android, o game sai de graça, mas por enquanto está limitado ao usuários da recém lançada Amazon Appstore, que só aceita cadastro de residentes nos EUA.

terça-feira, 22 de março de 2011

Radar Dude News, o retorno

Sim, eu sei que o blog anda mais parado que o trânsito de SP, mas com o intuito de voltar a atualizá-lo com mais frequência, toda vez que tiver um post com o título ‘Radar’, espere ler pequenos comentários repercutindo notícias, vídeos, filmes e episódios de séries que ganharam atenção no meu cada vez mais limitado tempo dedicado ao lazer. No post de hoje tem roqueiro mandando Glee pro inferno; um mashup do filme 127 Horas; U2 em 3D nos cinemas e opiniões sobre a série novata Breakout Kings, o fim de “V”, a 10ª temporada de American Idol e o filme pipoca do mês, Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles.

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    Fod@#$, Glee!

    Respeito, mas nunca vou entender quem consegue ser fã de Glee, série que considero não apenas medíocre como dramédia, mas sofrível como musical que se esconde atrás de hits pop na tentativa de se vender como algo inovador e cool, coisas que ela absolutamente não é. Boa parte dessa minha antipatia pela série tem nome: Ryan Murphy, criador da série e responsável por ter destruído uma de minhas preferidas de anos atrás, Nip Tuck. Murphy, que até já demonstrou ter certo talento como roteirista em outras ocasiões, parece, por conta do sucesso de audiência de Glee, assumir que todo músico deva se curvar ao seu desejo de utilizar suas composições na série E se o artista/banda se recusa? Ah, aí ele cai matando o(s) ‘infeliz(es)’, como fez no fim de janeiro com Slash e com a banda Kings of Leon. Sobre o assunto, Dave Grohl (ex- Nirvana e atual FooFighters) mandou, no fim da semana passada, um recado direto e bem objetivo a Murphy, “Esse cara que criou Glee ficou ofendido por não implorarmos para ter nossa música na porra da série dele. Foda-se ele por achar que todo mundo deveria querer fazer Glee.” Well done, Dave Grohl!

    127 Horas na versão Coyote

    Mashup inspirado no filme 127 Horas, traz Coyote se dando mal. De novo e só para variar, claro. Confere aí.


    Breakout Kings, o Prison Break genérico

    Estreou no ultimo dia 6 de março no A&E americano, a nova série dos ex-produtores de Prison Break, Breakout Kings. A premissa? Uma equipe formada por 2 policiais e 3 condenados na caça de fugitivos de penitenciárias. Fora a trilha, que usa muito dos tons marcantes da finada Prison Break, há pouca coisa em comum entre as duas séries. Enquanto essa é muito mais serializada, a outra tinha uma história que praticamente exigia fidelidade máxima episódio após episódio. Além disso, aqui não existe nenhum personagem cerebral e carismático como o Michael Scolfield. Ponto curioso? No 3º episódio, o fugitivo da vez é ninguém menos que T-Bag, o personagem sociopata de Prison Break que ressurge em participação especial com a sempre eficiente interpretação de Robert Knepper. De maneira geral e apesar dos muito exageros (os caras sempre conseguem descobrir e prever os passos do fugitivo de forma rápida), BK é até uma série divertida, mas igualmente longe de ser indispensável.

    Show do U2 em 3D nos cinemas, quem vai?

    Vai rolar no dias 25, 26 e 27 de março em vários cinemas do Brasil.

    Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles

    No último sábado, fui ver o blockbuster do mês na sala com projetor digital 4K da rede UCI. O filme em si, que é ação pura com um pouquinho de cérebro, entretém tanto quanto irrita por conta do estilo câmera nervosa na mão (mal) empregado por seu diretor. Apesar disso, devo dizer que visto numa sala com tela maior, imagem impecável (os projetores 4K praticamente dobram a resolução quando comparados aos das salas tradicionais), efeitos empolgantes e som alto, o filme é uma sessão pipoca das boas. A trama? Alieníegenas invadem a Terra e um grupo de soldados liderados pelo sargento Nantz (Aaron Eckhart) tenta resistir em batalhas sangrentas pelas ruas de uma Los Angeles destruída e caótica. Aliás, por falar em invasão e seres de outro mundo...

    O final(?) de “V”

    Mesmo com bons efeitos e atores até melhores, esse remake de “V” jamais atingiu a relevância da produção original. Superficial e com roteiros simplórios que se amparavam em pequenas reviravoltas, fato é que a série jamais surpreendeu. Crítica à parte, posso dizer, contudo, que me diverti ao longo dos 10 episódios dessa 2ª e provavelmente última temporada que chegou ao fim no último dia 15 de março. Teve de tudo um pouco nessa ‘conclusão’: alguns personagens dando adeus; a aparente construção de um embate que poderia ser definitivo entre os visitantes e os humanos da resistência; um segredo sendo revelado pelo protagonista da série original em participação especial, e um belo gancho que, muito provavelmente não ganhará sequência. Honestamente não sei se vou sentir falta desse pastel de vento chamado “V”. A dúvida é: alguém vai?

    A surpreendente 10ª temporada do Idol

    Simon Cowell é passado, mas não é que o American Idol com Jennifer Lopez e Steven Tyler como jurados tá indo bem à beça? O líder do Aerosmith aliás, é uma atração à parte com suas caras e bocas além de seus comentários espirituosos. Lopez por sua vez, passou por cima da expectativa de ser uma Paula Abdul moderada, e sempre surgiu com opiniões relevantes para os aspirantes da competição. Assim, aliados ao já veterano Randy Jackson, os dois conseguiram fazer um bom filtro ao longo das etapas que revelaram o Top 11 atual com gente que não só sabe cantar, mas que também o faz de forma singular, sem querer imitar artistas já consagrados. Ponto pro Idol, que vem colhendo os frutos de um audiência maior em relação à temporada passada. Meus favoritos até aqui? A loirinha Haley Reinhart e sua voz sexy, o divertido e ousado Casey Abrams (apesar do crime cometido com ‘Smell like teen Spirit’ do Nirvana) e Jacob Lusk.

Fringe – Ep. 3x17 “Stowaway”

Episódio exibido no dia 18/3/11 nos EUA


Não é à toa que J.J. Abrams e cia constantemente citam Arquivo X como uma de suas referências para a criação de Fringe. Ousada e inovadora numa época de muita mesmice na tv, a saudosa produção protagonizada pela dupla Mulder e Scully, soube, em suas melhores temporadas, equilibrar com muita competência os chamados monstros da semana (casos que se resolviam dentro de um único episódio) com a grande mitologia da série. Nesse sentido, quando analisamos o histórico de Fringe até aqui, fica fácil perceber que a série pegou emprestada essa característica de uma de suas maiores inspirações, refinando-a a ponto de tornar histórias isoladas tão interessantes quanto o contínuo desenvolvimento de seu principal arco mitológico, sem também nunca abrir mão de divertir, algo que esse 17º episódio fez com sobras.

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    Da participação especial da ótima Paula Malcomson (como a mulher que simplesmente não morria), passando pelas risíveis sequências envolvendo Walter e Bellivia (o que foi a cena dos dois discutindo a absurda possibilidade de Bell ‘encarnar’ na pobre vaca Gene?), ‘Stowaway’ surge como um dos melhores da temporada, ainda que também fique marcado como o episódio de menor audiência da série até aqui.

    Contando com Anna Torv inspirada e bem sucedida na complicada tarefa de emular a voz de Leonard Nimoy (Bell) por muito mais que poucos segundos, o episódio dá um tempo no foco do relacionamento entre Olivia e Peter (que com aquela cara emburrada em decorrência do ‘sumiço’ da agente, rendeu risos acidentais muito bem-vindos) para explorar outro que pouco havíamos visto: o de William Bell e Walter.

    Amigos e parceiros de longa data, os dois guardam semelhanças comportamentais, adoram fazer comentários nonsense, mas ao mesmo tempo tem características diferentes e que se revelam, de certa forma, complementares. Se Walter parece ser sempre mais pragmático em boa parte de suas ações, Bell adota um discurso mais inclinado à explicações não racionais ou lógicas, algo que ele inclusive defende frente um questionamento do agente Lee (que também deu as caras do lado de ‘cá’) sobre as hipóteses que cercavam as motivações de Dana Gray, a mulher que não morria.

    Nesse contexto, com o fim da temporada (e da série, talvez?*) se aproximando, não resta dúvida que a dinâmica dos dois personagens terá papel decisivo no desenrolar da trama. Além disso, é justo reconhecer com esse episódio, que os roteiristas da série arrumaram uma explicação plausível dentro da história para justificar o retorno de William Bell à trama usando o corpo de Olivia. Algo aliás, que pode ser entendido tanto como um feliz e conveniente evento, quanto fruto de um trabalho bem planejado há tempos, dessa que é, apesar da baixa resposta do público americano, uma das séries mais relevantes dentro de seu gênero.

    * Como fã da série, e com o fôlego que a trama ainda parece ter, obviamente gostaria muito de ver outra temporada. Contudo, considerando o histórico da Fox e sua pouca tolerância com produções que rendem baixa audiência, com ou sem campanha #SaveFringe rolando solta nas redes sociais, não vou me surpreender se Fringe chegar ao fim já nesse seu 3º ano.