terça-feira, 19 de julho de 2011
Blu-Ray - Battlestar Galactica The Plan em promoção!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
A estreia da 4ª temporada de Breaking Bad
Os fins justificam os meios como sugere Maquiavel em sua obra mais famosa? É com essa dúvida que Walter White, protagonista da excelente Breaking Bad, convive constantemente desde os primeiros momentos em que abandona uma vida pacata, porém sem muitas perspectivas, para ingressar num negócio ilícito (e perigoso) que pudesse garantir o futuro financeiro de sua família, então prestes a perdê-lo em função de um câncer terminal recém diagnosticado. Quer seja pelas reviravoltas ou pela mudança de perspectiva de personagens importantes da trama (alô Skyler!), muita coisa aconteceu nesses três anos de série. Os negócios de Walter e Jesse se expandiram, novos e poderosos players entraram no jogo e o preço pessoal e moral que cada um paga no percurso aumentou exponencialmente. Nesse panorama, e dando sequência imediata ao grande gancho da temporada anterior, o quarto ano de Breaking Bad chega cercado de expectativas e com uma missão: continuar provando que a série é uma das melhores e mais imperdíveis da atualidade.
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“Box Cutter”, episódio que dá início à 4ª temporada, traz Walt e Jesse tendo que lidar com as consequências da decisão de enfrentar o grande chefão, Gus. E se Walt já vinha dando vários sinais de que já se dispunha a extrapolar limites (lembrem que ele chegou a matar e deixar morrer antes), coube a Jesse experimentar o choque de ter que tirar a vida de alguém para garantir tanto a sua quanto a do próprio Walter – ainda que temporariamente, talvez? – e no processo, ganhar uma visão absolutamente fria do papel que os dois ‘cozinheiros’ passam a ter na relação com Gus, que no fim das contas de fato depende deles para tocar seu lucrativo negócio. Por falar em Gus aliás, não deixou de ser surpreendente ver a reação violenta que ele teve no momento em que abandona a figura de homem equilibrado que conheciamos para assumir a de um verdadeiro açougueiro. Uma breve(?) e radical mudança de postura capaz de impressionar tanto Walt e Jesse obviamente, como todos que estavam do lado de cá da tela.
Que tipo de relação se estabelecerá entre esses personagens daqui pra frente ainda é uma incógnita, mas é evidente que as coisas mudarão de forma contundente uma vez que todos (Walt e Jesse principalmente, claro) passam a ter motivos de sobra para desconfiar até da própria sombra nesse novo contexto. Sobre os demais personagens e sua importância na trama, Skyler parece ser a que terá papel mais importante na nova equação. Efetivamente disposta a ajudar Walter a lavar o dinheiro, ela tem uma motivação forte (pagar as contas médicas do tratamento de Hank), mas que por tabela pode colocar em risco o grande segredo que tenta preservar e que envolve tantas outras pessoas com interesses tão diversos quanto heterogêneos.
Cheia de possibilidades, a 4ª temporada de Breaking Bad começa de forma animadora com tudo o que a série tem de melhor como suas situações inimagináveis, interpretações fortes (com os destaques óbvios para os sempre constantes e excelentes Bryan Cranston e Aaron Paul, este já merecendo maior reconhecimento, inclusive) e dilemas impactantes que seguem reforçando uma certeza que a série expõe desde o início de forma inquestionável: o mocinho aqui é o vilão e não simpatizar-se com seus conflitos ou torcer por ele não é uma opção.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
A estreia da 4ª temporada de Damages
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Considerando esse ‘There's Only One Way to Try a Case’, episódio que abre o esperado novo ano da série, a perspectiva para a temporada é animadora: Patty Hewes irascível como sempre e envolta com mais um caso high profile; Ellen mexendo num vespeiro que envolve uma empresa paramilitar cheia de sujeiras para esconder e novos personagens – capitaneados pelo ótimo John Goodman - não menos interessantes.
A trama da vez envolve uma Blackwater da ficção chamada High Star que, prestes a ter seu contrato com o Governo americano encerrado, e com segredos a esconder, age, através de seu CEO Howard T. Erickson (Goodman) - uma figura tão curiosa e controversa quanto o marcante Arthur Frobisher (personagem de Ted Danson nas temporadas anteriores) – com muito lobby e medidas absolutamente obscuras para garantir mais alguns milhões de dólares oriundos da chamada guerra ao terror.
Como catalisador da trama, conhecemos Chritopher Sanchez, um conhecido de Ellen dos tempos de escola. Sanchez é um ex-fuzileiro que convive com o trauma de uma missão ilegal que terminou mal no Afeganistão quando trabalhava para a High Star. Seguido de perto pelo misterioso Jerry, Sanchez logo se vê envolvido no centro de uma grande conspiração que acaba arrastando Ellen e, como é de se esperar, eventualmente a própria Patty.
É só o início, mas duas importantes perguntas já surgem como cartão de visitas para a sequência da temporada: 1) qual era afinal a tal missão ilegal mencionada por Sanchez e por que suas circunstâncias poderiam ameaçar os interesses da High Star? 2) Já dá para assumir que o preso encapuzado que vemos em algum ponto do Oriente Médio três meses depois na trama seja mesmo o Sanchez como é sugerido? Aposto que não, e já tô louco de curiosidade para ver que reviravoltas e surpresas a sequência da temporada de Damages nos reserva.
E você o que achou desse retorno?
Blu-ray: Box Superman completo em promoção!
O box: (clique aqui para ver um unboxing) Disco 1 – Superman: O Filme (versão de cinema). Disco 2 – Superman: O Filme (versão estendida). Disco 3 – Superman II (versão de cinema). Disco 4 – Superman II (versão do Richard Donner). Disco 5 – Superman III. Disco 6 – Superman IV: Em Busca da Paz. Disco 7 – Superman: O Retorno. Disco 8 - Material extra.
Em tempo, esse box do Superman será lançado no Brasil em agosto. Preço: R$230!!! Ou seja, com essa grana você pode comprar TRÊS na Inglaterra e ainda sobra um troco pra pipoca. Dá-lhe Brasil!
quarta-feira, 13 de julho de 2011
True Blood – Ep. 4x03 “If You Love Me, Why Am I Dyin'?”
Oops! Tia Sookie, acho que fiz besteira.
Crédito da imagem: Caldeirão de Séries
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Diferente de Game of Thrones, também da HBO, que promete seguir fielmente pelo menos 90% dos livros, True Blood, já em sua temporada de estreia, buscou caminhos novos em relação aos livros que a inspiraram. Com isso, situações que não ocorrem nos romances de Charlaine Harris ou personagens que não tinham a mesma proeminência lá, na série ganharam mais relevância, caso, por exemplo, do sempre excêntrico e carismático Lafayette. E se é claro que por um lado essa decisão nem sempre rendeu bons frutos (vide a irregular 3ª temporada), por outro é inegável que, ao incorporar certos argumentos dos livros na série com outra roupagem, Allan Ball conseguiu construir dinâmicas novas bem interessantes.
Nesse contexto, a 4ª temporada promete muita diversão com essa nova relação de Sookie e Eric, que agora sem memória (“Eu sei o que sou. Só não sei quem sou”, diz ele) depois de dar um ultimato para que os rituais de bruxaria fossem interrompidos, ressurge como uma criança grande que não conhece limites e precisa reaprender a conter certos impulsos. Além de curiosa, essa nova dinâmica entre os dois trará, por tabela, outras questões como a dúvida levantada por Pam (Bill armou para Eric mesmo, como sugeriu ela?), seu desejo de vingança além do entendimento do que de fato ocorreu naquele ritual liderado por Marnie, a bruxa wanna be que também parece não compreender o que experimentou (quem seria aquela morena que ela incorpora?).
De todo resto que esse bom 3º episódio trouxe, destaque para a subtrama de Jason, que ferido e febril após ser atacado por Crystal e Felton, acaba ‘medicado’ com viagra mexicano(!) só para protagonizar mais uma cena de sexo para lá de bizarra na nada curta galeria da série. No que isso vai dar não sei, mas que ainda vamos nos divertir muito com o desenvolvimento desse núcleo não tenho dúvida. Ainda a lamentar só mesmo aquelas subtramas que seguem desinteressantes... As brigas de Jessica e Hoyt, Andy viciado em V (essa parece que foi feita só pro irmão da nova ‘amizade colorida de Bill’ não perder função na série) e agora a de Tommy querendo dar um golpe na sempre esquisita Maxine.
Com mais altos que baixos, esse início de temporada de True Blood dá sinais de que a série está voltando aos trilhos. Sorte nossa e da temporada 2011/2012 que já começa animada e prometendo muito com novidades como Persons of Interest, Terra Nova e com os retornos já nessa semana de Damages e Breaking Bad. É ou não é para se empolgar?
segunda-feira, 4 de julho de 2011
True Blood – Ep. 4x02 “You Smell Like Dinner”
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Indo direto ao ponto, esse episódio, além de trazer novo ânimo para quem já pensava em abandonar a série, foi bem superior ao que abriu a temporada por um motivo bem simples: ele trouxe um importante senso de conexão entre pelo menos três subtramas (a de Bill/Sookie/Eric; a do Neymar de Bons Temps de Lafayette e as Bruxas e até a de Sam e os metamorfos) que será fundamental para o pleno desenvolvimento da história da temporada e para que realmente nos importemos com o que acontece com a maioria dos personagens.
Além de revelar o real papel das bruxas na trama e a ameaça que representam para os vampiros de Bons Temps, “You Smell Like Dinner” mostrou, por flashbacks, como Bill acabou se tornando Rei da Louisiana. Nisso, teve até um divertido bônus de o vermos num estilão punk em plena Londres da década de 80 quando então conhecera Nan Flanagan que, além de revelar que Louis Pasteur seria vampiro e responsável pela sintetização do sangue, na ocasião já o tratava como importante elemento para a iniciativa da Liga dos Vampiros de ganhar proeminência e a confiança dos humanos.
Ainda é cedo para dizer se True Blood está voltando à forma, mas se esse episódio servir como base, o restante da temporada promete. Ou não?
Batman: Arkham City
Uma coisa ruim do vídeo: ele aumenta (e muito) a vontade de poder jogar logo!
Diz aí. Pelo aperitivo, é ou não é de roer as unhas de ansiedade para que outubro chegue logo? Quem deu a dica foi o TechTudo.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Damages - 4ª temporada terá episódios maiores
A música de fundo é péssima, mas o trailer mostra uma temporada que promete
Faltando poucos dias para a estreia da 4ª temporada de Damages, uma boa nova, para quem é fã da série, foi dada pelo produtor executivo Daniel Zelman em entrevista ao TV Line. Segundo Zelman, agora que a série passa a ser exibida na DirecTV americana que não exibe comerciais, cada episódio da série passa a ter duração estimada entre 49 e 56 minutos em vez dos, até então, habituais 42.
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A prática, que é padrão da tv a cabo inglesa, por exemplo, não é tão comum nos EUA (só o Showtime e a HBO fazem assim), mas para uma série como Damages, deve cair como uma luva já que cada temporada traz sempre uma trama repleta de idas e vindas com muitas reviravoltas, carecterística que deve agora ser ampliada em função da maior disponibilidade de tempo.
Além disso, como destaca o colunista Matt Mitovich, sem grandes controles dos executivos do canal, os produtores de Damages terão mais liberdade para ousar com a trama sem descaracterizar os aspectos mais marcantes da série. E não é só isso. Levando em conta que Damages terá pelo menos mais uma temporada além dessa que se inicia, o também produtor Todd A. Kessler antecipa que o quarto ano deve se encerrar deixando uma grande questão envolvendo Patty e Ellen (Glenn Close e Rose Byrne, respectivamente) que só seria resolvida no quinto e, possivelmente, último ano do programa.
Pra encerrar, Kessler indicou que nessa quarta temporada de Damages também devemos ver, a exemplo do que já ocorrera antes, algum ‘fantasminha camarada’ dando as caras. “Adoramos trazer personagens e atores com quem gostamos de trabalhar de volta e Tate Donavan (o advogado Tom Shayes), por exemplo, está no topo da lista".
Não sei você, mas mesmo com pequenas ressalvas aqui e ali com relação às temporadas anteriores, tô contando os dias para voltar a mergulhar naquele instigante jogo de xadrez protagonizado por Patty Hewes e cia.
A 4ª temporada de Damages estreia no dia 13 de julho na DirecTV americana.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Radar Dude News – 29/6/2011
Missão Impossível 4
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A bizarra e imperdível Wilfred
Quando vi o primeiro teaser de Wilfred, nova comédia recém estreada no FX americano, achei o conceito esquisito demais para que pudesse funcionar. Ledo engano. Bastou ver o episódio Piloto da série para ser instantaneamente fisgado pela ideia de acompanhar as desventuras de um jovem depressivo que redescobre a vida ao lado de um cão chamado Wilfred que ele enxerga como um homem de verdade. No papel do protagonista da série, Elijah Wood (o eterno Frodo da trilogia O Senhor dos Anéis) parece ter acertado em cheio na escolha do projeto que, acreditem, é tão bizarro e politicamente incorreto quanto divertido. Resumindo: assista!
O retorno de Louie
Por falar em comédia politicamente incorreta do FX, quem voltou na última semana mais uma vez investindo nas piadas críticas e de acidez máxima foi Louie. Mantendo a estrutura de sua temporada de estreia, a série do comediante Louis C.K. (que é produtor e roteirista do programa) divide-se entre sequências dramatizadas e absurdas de momentos da vida de um pai divorciado e cheio de pré-conceitos e stand ups do próprio Louis. Neles, o comediante, num estilo bem peculiar e engraçadíssimo, analisa, sem qualquer papa na língua, situações que vão desde os desafios de ter que educar filhas com diferença de idade ao de ter que refazer a vida social depois de virar solteiro aos quarenta e poucos anos. Se você ainda não acompanha tá perdendo.
A bipolar e curiosa Luther
Convencido pelos argumentos de quem já via a série, fiz uma maratona de Luther, série policial inglesa estrelada por Idris Elba (da excelente The Wire). Longe de ser espetacular, mas ainda assim não menos interessante justamente por conta do marcante trabalho de Elba, a série mostra o dia a dia do irascível detetive John Luther que vê sua vida pessoal e profissional entrar num turbilhão depois de virar alvo da corregedoria e de conhecer uma assassina fria e calculista que, obcecada por ele, passa a se meter em suas investigações. Atraente por ser mais crua que o padrão americano do gênero (as investigações seguem um modo mais crível), Luther no entanto incomoda pela bipolaridade de seus personagens. Assim, mudanças de humor e atitude repentinas surgem quando se menos espera, o que se por um lado funciona para manter a história surpreendente, por outro soa como trapaça de roteiristas que se julgam muito espertos.
Cinema com Samurais e Philip K. Dick
Dirigido pelo controverso cineasta japonês Takashi Miiki, 13 Assassins narra a história de um grupo de 13 samurais (tecnicamente são 12, mas explicar a diferença seria spoiler) que, no fim do período feudal do Japão, aceita a missão de encarar um exército na tentativa de matar o tirano herdeiro do Shogun que destroçava vidas e vilas por onde passava por puro prazer. A premissa não é das mais atraentes, eu sei, mas com planos engenhosos e bons personagens, esse filme de 2010 surpreende ao misturar discussões sobre moral e honra numa história (baseada em fatos reais) que traz uma incrível sequência de ação que tem, acredite, quase 30 minutos de duração!
Como bem definiu Pablo Villaça em sua crítica de Agentes do Destino, o filme inspirado num conto de Philip K. Dick é basicamente um romance floreado por elementos sci fi. Estrelado por Matt Damon e Emly Blunt, o filme mostra misteriosas figuras com um quê de sobrenaturais (seu visual lembra muito o dos Observadores de Fringe) que, encabeçadas pelo personagem de Terence Stamp, agem para impedir que o casal protagonista se envolva depois de um encontro do acaso. Brincando com conceitos de destino e livre arbítrio, o filme levanta diversas discussões sobre o real controle que teríamos sobre nossas decisões (das mais banais às mais importantes) e quanto elas influenciariam o que seria o plano de vida perfeito para cada um. Interessou? Então confira o trailer.
Trilogia O Senhor dos Anéis, versão estendida
segunda-feira, 27 de junho de 2011
True Blood – Ep 4x01 “She’s not There” (Season Premiere)
Ainda me divirto com True Blood, mas admito que gostava muito mais da série quando ela era basicamente centrada nos vampiros. Propositalmente tosca, cheia de gore e em muitos momentos quase um soft porn ela sempre foi e isso nunca a desmereceu por um motivo bem simples: quando a série começou a virar febre com esse mix curioso, as tramas investiam em metáforas inteligentes que fomentavam discussões relevantes sobre discriminação e aceitação do que é diferente e fazia isso muito bem sem jamais deixar de entreter. De boa parte da temporada passada para cá, contudo, a história mudou. E, infelizmente, para pior.
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Ainda comandado por Alan Ball (que deve ficar à frente da série pelo menos até a 5ª temporada), esse novo ano de True Blood começou repetindo um erro que pode ser capital: ter subtramas demais e que desconexas, parecem revelar uma narrativa sem rumo. De todas as que foram introduzidas nessa estreia de temporada, poucas parecem interessantes ou mesmo relacionar-se com outra(s), o que, para quem assiste, acaba passando a sensação de que os roteiristas, sem saber o que fazer com tantos personagens, resolveram apenas criar historietas que serão concluídas aos poucos até que a principal (envolvendo as recém introduzidas bruxas mais o velho triângulo Sookie, Bill e Eric) ganhe proeminência.
Não me entenda mal. True Blood ainda está longe de se tornar um Crepúsculo da vida, mas é justo dizer que também já não é mais tão boa quanto antes. Se por um lado ainda é divertido ver Jason (agora um policial) se metendo em confusão mesmo quando age com boas intenções; Lafayette encarando novas e misteriosas descobertas (o que foi aquela roda espírita com um papagaio?!) e Arlene fazendo uma tempestade em copo d’água por conta do comportamento de seu filho ainda bebê, por outro, me empolguei pouco com o núcleo que tem Sam se reunindo com outros metamorfos; com a fase DR envolvendo Hoyt e Jessica (e os desejos reprimidos da vampira ruivinha) ou mesmo com a nova fase de Tara, que em Nova Orleans (quem achou que veríamos um crossover de TB com Treme?) leva uma vida de lutadora e, após mudar de time, tem um relacionamento com uma bela morena.
De positivo desse início (porque de negativo já temos aquela bizarra passagem de Sookie pelo mundo das bruxas), só mesmo o salto temporal que permitiu vários desenvolvimentos e mudanças em Bons Temps. Assim, dos cenários mais promissores, o que mais me deixa curioso é o que envolve a iniciativa de Bill (agora rei do Mississipi) e Eric tentando se reaproximar dos humanos ganhando a confiança perdida pelas ações do falecido Russell. Claramente agindo com agendas distintas, um novo choque entre os dois parece iminente, sobretudo quando consideramos a investida agressiva de Eric em Sookie que serve de fechamento/gancho do episódio.
E aí, como é que tá a sua relação com True Blood? A série ainda te empolga ou é apenas mais uma entre várias?
A 4ª temporada de True Blood chega ao Brasil no domingo, 10 de julho, pela HBO.