segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Festival do Rio 2008 está chegando


Começa na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, a 10ª edição do Festival do Rio. O evento ano após ano vem conquistando respeito da crítica e sobretudo o interesse dos cinéfilos que tem oportunidade de curtir filmes que muitas vezes demoram meses para chegar ao Brasil ou nem mesmo chegam. Na edição deste ano, o Festival traz 350 filmes de 60 países, divididos em mais de 30 salas da cidade.

Leia mais...

    O filme que abre o Festival do Rio em 2008 é Última Parada 174 de Bruno Barreto, que foi escolhido pelo MinC para concorrer à uma indicação ao Oscar 2009. Há oitro produções nacionais na disputa pelo prêmio principal na mostra Première Brasil, com destaque para A Festa da Menina Morta, filme que marcou a estréia do ator Mattheus Nachtergaele na direção e que faturou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado.

    Nas outras 19 mostras há filmes para todos os gostos e interesses mas inegavelmente os que chamam mais atenção do grande público estão concentrados na mostra Panorama do Cinema Mundial. Esse ano os destaques da Panorama ficam por conta de Queime depois de ler, novo filme dos irmãos Joel e Ethan Cohen com os astros George Clooney e Brad Pitt, Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen que reúne os atores espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz à Scarlett Johansson, além de Velha Juventude e Redacted, de Francis Ford Coppola (que rotorna à direção de um filme depois de 8 anos de 'férias') e Brian De Palma respectivamente.

    Infelizmente por absoluta falta de tempo e obviamente por obrigações profissionais, não poderei acompanhar o Festival como ele merece, mas de qualquer forma fiz uma pequena seleção de filmes que tentarei ver e dentre eles estão:

    Busca Implacável - "Taken" - França 2008 - De Pierre Morel com Liam Nesson, Maggie Grace (a Shannon de Lost) e Fanke Janssen.
    A história de um agente aposentado da CIA (Neesson) que tem a filha (Grace) sequestrada por traficantes de escravas brancas depois que ela viaja para Paris com uma amiga.

    A Duquesa - "The Duchess" - Reino Unido 2008 - De Saul Dibb com Keira Knightley, Ralph Fiennes, Charlotte Rampling.
    Georgiana Spencer (Knightley) é jovem casada com o duque de Devonshire (Fiennes) que rompe com as convenções e entrega-se a paixões fora do casamento.

    RocknRolla - A Grande Roubada - "RocknRolla" - Reino Unido 2008 - De Guy Ritchie (Snatch - Porcos e Diamantes) com Gerard Butler (300), Tom Wilkinson, Thandie Newton, Idris Elba.
    Chefão da Máfia russa de Londres planeja uma grande transação, o que atrai todos os criminosos do submundo local.

    O Roqueiro - "The Rocker" - EUA 2008 - De Peter Cattaneo com Rainn Wilson (série The Office), Cristina Applegate (série Samantha Who?), Josh Gad, Ted Geiger.
    Nos anos 80, Robert "Fish" Fishman é bateirista de uma banda, mas é expulso pouco antes do estrelato. Vinte anos depois, seu hábito de ensaiar pelado faz dele a nova sensação do You Tube.

    Um Bom Homem - "Good" - Reino Unido/Alemanha 2008 - De Vicente Amorim com Viggo Mortensen, Jason Isaccs, Jodie Whitaker.
    Na Alemanha nazista, John Halder é um dedicado pai de família. Ao escrever um livro em que defende a eutanásia, desperta o interesse dos nazistas.
    Obs. Esse filme terá sessão de gala no Cine Odeon no dia 8 de outubro com a presença de Viggo Mortensen, o eterno Aragorn da trilogia Senhor dos Anéis e que ganhou o Oscar 2008 por seu papel em Senhores do Crime.

    Guerra sem Cortes - "Redacted" - EUA 2007 - De Brian De Palma com Kel O'Neill, Ty Jones, Daniel Stewart Sherman.
    Um esquadrão de soldados está parado num posto no Iraque, cercado pela população local e pela mídia. Cada um desses grupos é afetado pela mídia de forma distinta. Suas histórias são contadas em diferentes registros audio visuais. Ganhou o prêmio de direção no Festival de Veneza em 2007.

    Queime depois de ler - "Burn after reading" - EUA 2008 - De Joel e Ethan Coen com George Clooney, Frances McDormand, Brad Pitt, John Makovich e Tilda Swinton.
    Ao ser demitido por alcoolismo, veterano agente da CIA decide escrever um livro revelando segredos do governo. Sua mulher rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio, mas o material cai acidentalmente nas mãos de dois funcionários de uma academia que chatageiam o agente.

    Sinédoque, Nova Iorque - "Synecdoche, New York" - EUA 2008 - De Charlie Kaufman com Philp Seymor Hoffman, Samantha Morton, Michelle Willians.
    Diretor teatral (Hoffman) à beira do caos é abandonado pela esposa, que leva com ela a filha do casal; o terapeuta não o ouve; e seu caso extra-conjugal não dura muito. Em meio a tudo isso, ele resolve montar uma peça sobre a banalidade do cotidiano.

    Velha Juventude - "Youth without Youth" - Romênia/França/Itália 2007 - De Francis Ford Coppola com Tim Roth, Alexandra Maria Lara e Bruno Ganz.
    Em 1938, professor é atingido por um raio. Alé mde sobreviver, ele sofre um surpreendente rejuvenescimento físico, acompanhado de grande desenvolvimento intelectual. O caso atrai a atenção de cientistas nazistas, e o professor precisa se exilar. Baseado num conto de Mircea Eliade.

    Vicky Cristina Barcelona - Espanha/EUA 2008 - De Woody Allen com Javier Barden, Scarlett Johansson e Penélope Cruz.
    Vicky e Cristina viajam de férias para Barcelona. Vicky é sensata e está prestes a se casar. Cristina é impulsiva e curte aventuras. Elas conhecem o pintor Juan, que as convence a passar um fim de semana na montanha.


    Porém, dentre todos os mais de 300 filmes que serão apresentados no Festival do Rio esse ano, o que mais desperta meu interesse é o Poderoso Chefão. E o motivo é simples: a produção de 1972 é um dos meus filmes favoritos e só o conheci na telinha, o que significa uma oportunidade talvez única de ver a obra numa tela grande de cinema com toda pompa que o filme merece. Fora isso, a versão que será exibida na nanica mostra Tesouros da Cinemateca é a recém restaurada pelo próprio Francis Ford Coppola, o que torna a sessão ainda mais imperdível.

    O Festival do Rio 2008 acontece entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro

    Post feito com informações do suplemento especial do jornal O Globo dedicado ao Festival.

    Para maiores informações sobre preços, programação e horários acesse o http://www.festivaldorio.com.br/

Um comentário:

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.