segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CSI: Os desafios e conquistas de uma franquia de sucesso


Enquanto Grissom se despede de CSI Las Vegas, CSI Miami comemora seu 150º episódio e CSI NY seu 100º

CSI sempre ocupou o topo das listas dos programas mais assistidos da TV americana. E na sua 9ª temporada não tem sido diferente, pois tem superado a marca de 18 milhões de telespectadores por episódio a cada semana. É incrível que depois de tanto tempo no ar a série continue fascinando o público e mobilizando os fãs. A resposta para este sucesso está nas histórias inteligentes, no elenco sincronizado, na aposta acertada em novos personagens e na participação de figuras renomadas, seja atuando, escrevendo ou dirigindo.

Leia mais...

    Mas, CSI passa por diversas mudanças importantes desde a 7ª temporada. Willian Petersen, ator que interpreta Gil Grissom, o personagem mais importante de CSI, já anunciou seu afastamento, o que deve ocorrer nos próximos episódios. Durante a 7ª temporada ele já tinha tirado um período de licença para fazer teatro e foi substituído temporariamente por Liev Schreiber. Dessa vez, a tarefa de ocupar definitivamente o lugar de Petersen é de Laurence Fishburne. Além de Grissom, vale lembrar que a série já havia perdido outros dois personagens importantes: Sarah e Warrick.


    Horacio, Grissom e Mac: são eles que seguram as séries ou as histórias?

    É claro que todos os fãs estão em polvorosa e perguntando, será que CSI sobrevive sem Gil Grissom? Segundo o blog Poltona TV, o primeiro grande desafio será superar a resistência dos fãs, que prometem abandonar a série assim que o personagem se despedir. O site AOL Television realizou uma pesquisa na qual, 37% dos fãs disseram que não assistirão depois que Petersen deixar a atração. Outros 41% garantiram que só vão decidir depois de conferir o desempenho do substituto, Laurence Fishburne. Mas, é possível que a resposta para essa pergunta esteja na própria história da franquia CSI. CSI Miami e CSI NYtambém são séries de sucesso, com números de audiência muito significativos e com público fiel. Nesta semana, CSI Miami comemorará seu 150º episódio, enquanto CSI NY o seu 100º. E nenhuma delas conta com um elenco tão talentoso e carismático quanto o da série original. Se mesmo sem um “Grissom” elas conseguiram chegar neste patamar, por que Laurence Fishburne não pode nos surpreender e enfrentar o desafio de entrar em um time que está ganhando e ainda assim brilhar? Vale lembrar que a participação de Liev Schreiber foi muito elogiada pelos fãs e pela crítica, o que prova que o obstáculo maior está do lado de cá da telinha.

    Enquanto a franquia passa por esse momento importante, de celebração pelas conquistas e incerteza frente às mudanças, é cedo pro telespectador desistir. Se CSI continuar a contar boas histórias e a inovar, buscando fugir da mesmice e da obviedade, não há motivos para abandonar a série. Eu pelo menos não irei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.