terça-feira, 8 de junho de 2010

O episódio Piloto de ‘Los Angeles - Cidade Proibida’

Poucas pessoas sabem, mas o filme de 1997, Los Angeles – Cidade Proibida (LA Confidential no original), que levou Oscar de atriz coadjuvante com Kim Bassinger e roteiro adaptado a partir do livro homônimo de James Ellroy, quase gerou uma série de tv em 2000. No último final de semana, revi o filme (que é um dos meus favoritos, diga-se) e na ocasião também pude finalmente assistir o Piloto que nunca foi sequer exibido na televisão sendo relegado a bônus no disco de blu ray. E honestamente? Pelo resultado não merecia mesmo virar série.

Leia mais...

    Situado num período anterior ao do filme, o Piloto revisita praticamente todos os personagens que vimos na produção de 97 e explora, com pequenas variações, os eventos que culminaram na história da obra dirigida por Curtis Hanson. No elenco, nomes como Kiefer Sutherland (sim, o Jack Bauer) na pele do detetive Jack Vincennes, Melissa George (a Laura de In Treatment) como a prostituta Lynn Bracken e do veterano Eric Roberts como o cafetão Pierce Patchett além de outros menos famosos dando vida a Bud White, Ed Exley, Sid Hudgens e o Capitão Smith.


    Da esquerda para a direita: Ed Exley, Jack Vincennes, Bud White,
    Lynn Bracken, Sid Hudgens e o capitão Smith

    Dirigido com correção por Eric Laneuville (que tem 5 episódios de Lost no currículo), que resgata o clima noir da obra original com eficiência, o Piloto no entanto é apenas razoável porque falha clamorosamente ao assumir que o público já conhece os personagens de suas encarnações no cinema e com isso abre mão de desenvolvê-los. Assim, mesmo que o Vincennes de Sutherland pareça ter as mesmas caracterísiticas do personagem feito por Kevin Spacey, não convence na mesma medida como o homem dividido entre fazer o que é certo ou o que é mais fácil. Nesse panorama, duas das figuras mais interessantes e marcantes do filme são os que mais aparecem distorcidos no Piloto: o durão Bud White (Josh Hopkins, o Greysson da fraca Cougar Town) e o almofadinha Ed Exley (David Conrad).

    Com boas perspectivas à época, o Piloto de LA Confidential tinha tudo para agradar e render uma boa série, mas ao errar na tentativa de emular os bons elementos que fizeram do filme uma obra essencial na história do cinema, acabou engavetado pela HBO, que temendo os altos custos que a produção demandaria, acabou mudando seu foco para investir mais pesadamente numa outra série ‘pequena’ que começava a fazer barulho no início da década: The Sopranos.

    Nunca viu o filme? Clique aqui e assista o trailer legendado.

3 comentários:

  1. davi, o que voce achou do piloto de persons unknown?

    ResponderExcluir
  2. tem um clima de misterio legal: sete pessoas sequestradas e levadas para uma cidadezinha abandonada e sendo monitoradas o tempo todo e elas naum podem sair da cidade porque quando chegam a uma certa distancia uns implantes com tranquilizantes que foram colocados nelas são acionados e eles dismaiam.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.