sexta-feira, 23 de maio de 2008

LIFE ON MARS - Detalhes da versão americana

A rede ABC é por enquanto a emissora americana com a grade mais enxuta para a temporada 2008/2009. De novidades mesmo apenas 2 séries, sendo que uma (Scrubs) simplesmente mudou de canal e outra e por enquanto mais comentada é a releitura do sucesso inglês chamado Life on Mars, cujo vídeo promocional você confere aqui. Já vimos essa história de releitura antes com The Office que para muitos (eu inclusive) superou a versão britânica, mas será que o mesmo pode acontecer com Life on Mars?

Leia mais...


    Segundo informações do executivo Jace que escreve no blog Televisionary e que se diz grande fã da versão inglesa, o piloto da ABC para Life on Mars mantém a trama básica intacta (o detetive Sam Tyler sofre um acidente de carro enquanto investigava um serial killer e acordo em 1972... ou não), assim como os diálogos, composições de cena e etc, mas diz que a transposição da trama para Los Angeles tira um pouco da essência que o clima de Manchester trazia para a original. Além isso ele aponta também que os cenários ensolarados e cheios de palmeiras parecem estranhos à atmosfera da trama. O fato de que Sam Tyler provavelmente esteja em coma no presente em um hospital se adequa mais ao clima úmido e à atmosfera cinzenta do norte da Inglaterra do que à ensolarada Califórnia.

    Na releitura americana, Jason O'Mara (de Men in Trees) faz Sam Tyler que como ocorria na versão original estava à caça de um serial killer no presente quando sua colega/namorada Maya é sequestrada pelo psicopata. Abalado, Sam encosta o carro no acostamento da estrada e enquanto escuta a música de David Bowie "Life on Mars" é atingido por um carro. A nova versão de Sam na opinião do Televisionary, apesar do bom trabalho de O'Mara não tem a mesma intensidade do original já que agora ele parece ser muito mais músculos do que cérebro.

    Segundo relato do blog, nesse piloto Sam acorda nas ruas de Los Angeles em 1972, confuso e em estado de perplexidade antes de parar na delegacia de policia onde (A) descobre que ainda é um detetive e foi transferido (de onde?) para aquela delegacia e (B) conhece a adorável Annie (Rachelle Lefevre de What About Brian?) e o durão chefe Gene Hunt (Colm Meaney de Star Trek: Deep Space Nine).

    Lefevre na opinião do Televisionary está absolutamente charmosa como a doce Annie (embora não iguale a inocência da original feita por Liz White) enquanto Meaney é uma pálida imitação do personagem feito no original por Philip Glenister que construia um personagem amoral mas que conseguia ser simpático e fascinante ao mesmo tempo. Na versão da ABC Meaney parece ter pouco do carisma que fez o personagem ser tão memorável na série original. Quando Hunt dá um soco no estômago de Sam como forma de se apresentar a ele a coisa não soa verdadeira, especialmente porque O'Mara é maior que Meaney fisicamente e não magro ou franzino como John Simm era.

    No geral, o texto do Televisionary aponta que o piloto pode decepcionar, justificando a afirmação ao dizer que o original tinha mais brilho criatividade e um controle maior sobre tudo que cercava a trama, desde o design do set passando pelos figurino e a fotografia, enquanto a versão americana soa apenas como um genérico sem identidade própria.

    E se a crítica já estava pesada, veja o que Jace diz para finalizar a percepção que teve do piloto dessa releitura de Life on Mars: "Parece como um produto industrializado que você coloca no microondas. Ou simplesmente um macarrão com queijo. Cheio de calorias e gordura mas sem alma."

    Xiii será que vém uma bomba por aí? Pode até ser mas como eu gosto de tirar minhas próprias conclusões, é certo que verei o piloto quando ele for exibido em setembro nos EUA nas noites de quinta-feira.

    Em tempo, vale mencionar que David E. Kelley (criador de Ally McBeal e Boston Legal) foi o responsável pelo piloto dessa releitura mas já pulou fora da produção da série que ficará a cargo de Josh Appelbaum, Andre Nemec e Scott Rosemberg, recém contratados pela ABC.

Um comentário:

  1. Dude, vc tá certo tem-se que conferir e tirar a própria opinião.Eu amei Life on Mars,fiquei apaixonada pelo Sam Tyler,o ator e ótimo,a Annie e o Sam tinham uma química maravilhosa e aquele chove-não-molha era demais,vi o trailher e odiei,esse ator parece só músculos,a atriz é bonita e sensual demais(para ser a doce eingenua Annie),acho que a série americana vai ser pauleira e pastelão,mesmo assim vou conferir,pelo menos o 1º ep.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.