segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Final da 5ª temporada de Dexter decepciona e confirma: série tem que acabar logo


Não se envergonhe, Dexter. No geral, a temporada foi de fazer chorar mesmo

Quando escrevi empolgado sobre o episódio de estreia da 5ª temporada de Dexter, julgava que um investimento no impacto que a morte de Rita pudesse trazer, aliada à crescente (e até natural) mudança do comportamento psicológico do protagonista da série, seriam elementos essenciais e inescapáveis para que a narrativa continuasse instigante, complexa e inteligente. Contudo, com poucos acertos, irregular demais em muitos momentos e medíocre em tantos outros, o quinto ano de Dexter, que prometia tanto, chegou ao fim de forma covarde resolvendo seu dilemas de maneira apressada, implausível e absolutamente decepcionante.

Leia mais...

    Como já disse antes, não tenho problema algum com relação à acentuada mudança no perfil de Dexter. Para uma história que conta com um protagonista tão singular quanto ele dividido desde sempre pela escuridão e pela humanidade que fingia existir, mas que jurava desconhecer, espera-se, que o conflito se dilua até o ponto em que ele precise confrontar sua natureza e escolher que caminho seguir. Por conta disso, ver o psicopata frio e calculista dando espaço para a figura de um ‘mero’ justiceiro que deixa brechas para ser pego e que sobretudo se importa com outras pessoas, seria um salto importante e necessário rumo ao desfecho que a história pede no meu entendimento.

    O grande problema dessa temporada e sobretudo desse último episódio, foi a noção de que os roteiristas da série não tem coragem de dar o passo seguinte. Sejamos realistas: o que os novos responsáveis pela produção não parecem entender, é que um final feliz para Dexter seria tão desonesto quanto a possibilidade de o aceitarmos como um psicopata infalível e carismático para sempre. Nesse panorama, o final da temporada foi extremamente covarde como já destaquei antes, porque não fez nada do que poderia para dar início a um fim digno e realmente interessante à série, como por exemplo, permitir que Debra descobrisse o segredo do irmão abrindo caminho para uma discussão bem mais ampla sobre a natureza dele.

    Porém, o fato mais irritante vem da percepção que o preguiçoso roteiro de Chip Johannessen e Manny Coto (ambos ex-produtores e roteiristas responsáveis por alguns dos episódios mais esquecíveis de 24 Horas), deu resoluções estapafúrdias e rasteiras aos principais conflitos da trama. Jordan Chase era o tardio antagonista manipulador e inteligente da vez? Ah, de uma hora para outra transforme-o num sujeito que aje por impulso e que de forma tola se deixa pegar para virar a última vítima. Lumem matou sua sede de vingança? Então é hora de ignorar qualquer envolvimento maior que ela pudesse ter com Dexter e fazê-la simplesmente dizer que seu dark passanger tinha sumido. Quinn sabe que Dexter não é quem parece? Faça-o calar-se por amor a Debra e ainda agradecer ao protagonista pelo favor de ser inocentado de um crime que ele sequer cometeu.

    Resumindo, Dexter teve uma temporada para se esquecer. Superficial, desinteressante e sobretudo desonesto com os fãs e com brilhante protagonista defendido de forma incansável por Michael C. Hall, o quinto ano da série conseguiu uma lamentável proeza: a de me fazer, como grande admirador da série, desejar que a 6ª temporada seja também a última.

    Outras observações:

    - E a babá, hein? Alguém sabe para que serviu todo aquele suposto mistério que os primeiros episódios tentaram construir em torno dela?
    - Aliás, incrível como de uma hora para outra Dexter simplesmente abandonou a preocupação que tinha com o comportamento de Harrison ou com um possível trauma que ele pudesse carregar, não?
    - Hum, então no fim das contas o caso do Santa Muerte só serviu para Debra constatar que as coisas nem sempre são preto e branco? Ohh..
    - E a LaGuerta que de figurinha mais insuportável da temporada de repente se transformou na chefona amiga e compreensível da Polícia de Miami?
    - Por falar no departamento comandado pela mulher de Batista, será que ele mais uma vez vai se confirmar como o mais incompetente da história das séries? Ninguém vai sequer questionar o conteúdo das ligações entre Quinn e Liddy que poderiam expor Dexter de vez?

28 comentários:

  1. Davi,
    Acabei de assistir o último episódio da temporada. Realemnte é notória a correria dos roteiristas para fechar o roteiro redondinho. No final [SPOILER] essa temporada não serviu para nada, as crianças vão morar com Dexter, Harisson continua crescendo e nosso assassino continua matando. A não ser que a Lumen retorne no começo da sexta temporada e mostrar um lado pacificador do Dexter(Lumen-Ashtor), ou até mesmo o Cody descobrindo algo sobre o "dark passenger".
    Mas querer que a série acabe agora no final da sexta a princípio não. Se a série acabasse agora, para mim estaria tudo bem. Pois na temporada passada, já mostrou um pouco da dinâmica entre ele e as crianças, ele sempre escondendo seus rastros enfim, tudo que já acompanhamos nas últimas temporadas.
    Um pouco sobre essa temporada: Não achei de toda tão ruim assim, realmente o "experimento" realizado de ver se D. fica mais relapso por se preocupar com uma inocente que pode ter laços com ele, foi de fato muito intrigante, o final melhor ainda quando ela parte e ele pedindo para ela não ir, ressaltando aquela frase que o Harry falou ao filho que se soubesse que ele poderia expressar sentimentos humanso não daria essa educação a ele...Apesar do final de temporada ser um final de série, estou ansioso para a sexta!

    PS: trocaram os roteiristas da série? Existe alguma data para a nova temporada?

    ResponderExcluir
  2. Toda a equipe de produção da série foi mudada para essa quinta temporada, daí a aparente explicação para a saída de trilhos. Quanto à data para próxima temporada, muito provavelmente será na última semana de setembro.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esta temporada abaixou muito o nível de Dexter.


    Pontos ridículos:

    -Foi muita covardia não revelar para a Debra sobre o verdadeiro Dexter.
    -Toda a história envolvendo a babá foi para encher linguiça.
    -A atitude de mandar Astor e Cody morarem com os avós foi uma clara vagabundagem dos roteiristas.
    -Muitas cenas que antes eram pensadas para deixar plausível a série foram feitas pelas coxas tornando tudo muito implausível. (culpa dos novos roteiristas)
    -Dexter só roubou o carro vermelho para a Debra não ver que ele era o vingador: Mãe Dinah feelings. (e também porque é mais barato capotar aquele lixo)
    -A tentativa de um romance de Lumen com Dex foi o maior fracasso da temporada.
    -E outra, a Julia Stiles é patética!
    -E aquela historinha de código para matar??? Foi para o fundo do mar junto com o show de interpretação do Jordan Chase, risos.


    Se a série caiu nas mãos de pessoas do nível de 24hrs. É, melhor acabar com ela, antes que seja tarde demais. Se não, vai vira uma série policial de merda.

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi muito ruim.

    Eu não gosto de Many Coto. Nunca gostei. Desde Caverna do Dragão eu tenho raiva desse cara. Depois de Odissey 5 então...

    Como vc bem lembrou, ele tb fez algumas porcarias em 24h.

    Qdo vi seu nome nos créditos do primeiro episódio da 5ª temporada de Dexter me preocupei, mas tive muita fé na série e principalmente no protagosista.

    Mas, realmente, eles qse arruinaram toda a história. A trama demorou a se desenrolar e não o fez de forma interessante. Só houve 2 momentos dignos da série nessa temporada: o fim do episódio em que Liddy está olhando as fotos que tirou de Dex e Lumen e o preview do último episódio! (Veja bem, eu estou dizendo q o ponto alto foi um preview!!!).

    O último episódio foi brochante. Covarde, como vc bem disse. Não desenvolveu nada na história de Dexter. Lumen de repente criou uma consciência e não poderia mais ficar com Dex? Fala sério. Não convenceu.

    O comportamento de Quinn, então, foi RIDÍCULO. Por mais q ele AME Debra, o personagem não agiria daquela forma. NUNCA.

    Enfim, a temporada tinha uma leque de opções a serem exploradas e nenhuma foi utilizada com qualidade.

    Muito triste o que fizeram com uma de minhas séries preferidas.

    ResponderExcluir
  5. Taí, não sabia dessa dos roteiristas. Isso explica muita coisa...
    O fim da temporada foi, sim, corrido e me deixou triste com a ida da Lumen. Adoraria ver um relacionamento entre ela e o Dex, agora que o dark passenger dela sumiu. (Vai, amor! Pode ir matar que eu tomo conta das crianças...)
    Eu achei o final do caso do Quinn fraco, mas satisfatório. Ele nunca mais vai poder fazer mal ao Dexter.
    Mas a Santa Muerte, hein? Tinha tanto potencial... Mas serviu pra Deb brilhar na temporada. Vem cá, só eu fiquei com a pulga atrás da orelha com aquela história de 'Espero que vc tbm esteja feliz AGORA QUE TUDO ACABOU'???
    Por último, não desejo que a série acabe, apesar de não saber o que esperar pra season 6. Ainda tenho fé em Dexter. Mas tbm sei que é melhor acabar por cima que se estender até ficar descaracterizado.

    ResponderExcluir
  6. Ah! A LaGuerta podia morrer e deixar o Batista viúvo alegre e chefão da station, né? Oh! Um bom plot pra próxima temporada...

    ResponderExcluir
  7. Os roteiristas das temporadas 1 a 4 são os mesmos dessa farofa da 5, ou teve uma mudança de roteirista nessa temporada, ou até em temporadas anteriores?? obg pela info

    ResponderExcluir
  8. Bem que eu falei pra ti no Twitter, Davi, que eles não iriam deixar ganchos para a próxima temporada.
    Essa temporada foi como a terceira - começou confusa, demorou pra ficar boa e teve um final medíocre.
    Agora é esperar a próxima...

    ResponderExcluir
  9. Tá parecendo a Claudia do @legendado falando de Lost rsrsr (Brincadeira)
    Concordo com 70% do que você disse.
    Faltou muito mesmo nessa temporada

    ResponderExcluir
  10. faltou coisas a serem explicadas, mas achei muitoooo foda.. curti do mesmo jeito que curti todas as outras temporadas... algumas mais outras menos claro... acredito que nenhuma serie teve todas temporadas em alto nível mas manteve alguns elementos de Dexter ( por exemplo, os momentos puta que pariu ).
    Acho que na próxima temporada deveria ter a continuação da investigação do Liddy, pois até momento esse foi o moment mas claro em que dexter quebrou o Código !!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu não concordo com absolutamente nada que você falou. Achei a temporada toda e o final espetaculares, mantendo o ótimo nível da série.
    O fato de a Debra não ter desmascarado os vingadores (e consequentemente Dexter) não tem nada a ver com covardia, mas sim com a evolução da personagem. A princípio, uma policial cartesiana, que punha a lei acima de tudo, mas que diante de tamanha crueldade envolvendo o esquema do Jordan Chase, acaba quase que desenvolvendo uma admiração por quem vingou a morte das outras mulheres. Desde que levantou a tese dos vingadores, percebia-se que Debra, se não chegava a nutrir admiração por eles, tampouco nutria ódio ou os julgava, pois como ela mesma evidencia nesse episódio, ela se lembra de cada momento que passou em poder do Ice Truck Killer e de como ela sentiu na pele o que todas aquelas mulheres passaram. Achei uma jogada de mestre evidenciar essa evolução da personagem dela através de uma atitude como essa, deixar os vingadores irem embora ao invés de simplesmente cumprir com seu dever sem considerar outras variáveis.
    Quanto à Lumen, ela nunca foi e nunca será uma psicopata nata como Dexter é, e isso ficou claro ao longo de toda a temporada. Por mais que o envolvimento dela com Dexter tenha ido num crescendo até terminar na coisa amorosa, a motivãção dela desde o início foi se vingar de Jordan Chase e cia, e a partir do momento que ela fez isso, percebeu que tinha que voltar para a vida dela como era antes, a vingança foi a chave que libertou o Dark Passenger dela para sempre. Não vi nada de errado nisso, estranho seria se ela ficasse simplesmente vivendo um "love" com o Dexter, sendo felizes para sempre...os roteiristas fizeram o mais difícil e honesto, que foi separar o casal mantendo a coerência da trama.
    Quanto ao Quinn, também não vi nada de errado. Ele sabia que estava muito encrencado, e não quis revelar a real ligação dele com Liddy para não desgastar ainda mais seu relacionamento com Debra, pois teria que declarar publicamente que a motivação inicial era investigar Dexter...em vez disso, preferiu ficar na dele, e nada mais natural que Dexter o tenha inocentado, pois embora não goste de Quinn, Dexter nunca faria algo no estilo de incriminá-lo de bobeira. Pelo contrário, ele sabia que Quinn era inocente e ao atestar isso, apenas fez justiça ao detetive. Não tem nada a ver com gostar ou não dele, mas sim com manter a atitude correta a ser tomada.
    Por último, achei muito boa a constatação de Dexter que, embora vivendo naquele suposto American Dream ele é e sempre será um gauche no mundo, um torto, alguém que não nasceu para se conectar verdadeiramente com outra pessoa, alguém que por mais que deseje mudar, não consegue afastar seu Dark Passenger, pois ele não é como Lumen, não está apenas cumprindo uma tarefa específica, mas sim a sua essência é daquela maneira e ele deve se aceitar assim. Como ele mesmo constata no final: Enquanto ela esteve aqui, me fez pensar por um instante que eu poderia ser humano, mas vocês sabem, desejos são para crianças.
    Enfim, achei a temporada sensacional, e o final teve a dose certa de tensão, emoção e coerência que sempre caracterizou a série.
    Ansioso pela 6a !

    ResponderExcluir
  12. Na primeira temporada dexter era 'indie' e os hipster só falavam e dexter, hoje o seriado é assistido por Deus e o mundo, já virou um Lost... acho que se dá audiência o público menos exigente acaba gostando desse policial farofa sem pé nem cabeça, com a violência pela pura violência. Sempre assisti Dexter mais pela visão dramática e os conflitos psicológicos do personagem e não porque eles colocam uma cena cheia de facadas e espalhando sangue. Mas a audiência gosta é de sangue. Creio que Dexter terá 10 temporadas, e 10 temporadas farofa policial em vez de temporada com uma carga dramática mais 'inteligente'.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei apenas ok essa season finale.Se fosse um episódio normal nem me incomodaria mas para uma season finale eu acho que podeia ter sido melhor.Se os produtores acham cedo a Debra ou qualquer outro personagem principal descobrir a verdade sobre o Dexter,então porque fazem cenas de suspense desnecessárias como aquela?Pelo jeito,os produtores não querem acabar tão cedo com a série e acredito que grandes revelaçoes sobre o Dexter só ocorrerão na última temporada ou como aperitivo na season finale da penúltima.Pelo menos fizeram uma coisa boa:mandaram a Lumen pra PQP.E que não volte nunca mais! Aliás,fizeram duas porque,aparentemente trouxeram as crianças (que já não são tão crianças assim) de volta.

    ResponderExcluir
  14. O problema de muitas pessoas é criticar e se achar o máximo. Levam uma vida desinteressante e acham o máximo desqualificar o trabalho dos outros. A 5ªtemporada pode não ter sido o máximo mas dizer que foi ruim é falar muita besteira. Todo seriado tem suas escorregadas. O que importa é sentar na frente do PC ou TV e se divertir um pouco. Tem gente que precisa ouvir Blues da Piedade(Cazuza).

    ResponderExcluir
  15. Davi:

    Realmente caiu muito a quinta temporada. É risível achar que iriam liberar o Quinn simplesmente porque o sangue não batue com o do Liddy. A Debra liberar os Vingadores eu até acredito, mas não é crível que ela permitisse que eles levassem o corpo. Não faz o menor sentido. Era só ela dizer que quando chegou já não tinha ninguém! Deixar eles levarem o corpo para o caso continuar aberto oficialmente (já que ninguém "achou" o corpo do Jordan).

    Uma pergunta: no Twitter você disse que o ganhou para a sexta temporada era fraco. Você se referia ao "AGORA QUE TUDO ACABOU" dito pela Debra?

    Abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Isabel, fiquei com a mesma pulga atrás da orelha. Para mim, Debra viu Dexter e Lumen. E só por isso os deixou escapar. Quem sabe teremos esse ganho para sexta?

    ResponderExcluir
  17. Oi Davi, eu concordo com você 80%, infelizmente esse ano de Dexter foi feito por roteirista que não souberam dar rumo à história.
    Uma pena, pois tinham um material rico nas maõs que poderiam ter explorado mais, como Jordan Chaase seus conselhos de auto-ajuda, seria interessante ver Dexter lidar com o seu lado psicologico analisado por um serial killer como Jordan.
    Teve também o fator "Lumen", e sua atriz Julia Stiles que são muito sem carisma, depois de uma personagem que todos aprenderam a gostar como Rita, era inevitável a rejeição ao novo amor para Dexter, mas se a atriz ajudasse seria até interessante ver como seria a relação de Dex com Lumen, eu queria ver ela morta, mas com a saída dela as pressas foi melhor.
    Achei o último episódio, muito mas muito triste por Dexter, ele achou que teria um par para compartilhar seu lado negro, mas foi mais uma vez rejeitado, e voltou toda a dor da perda da Rita com as crinaças resolvendo passar o verão com ele, ou seja ele voltou a ficar perdido como no primeiro episódio.
    Espero que para proxima temporada, tenha uma nova equipe de roteiristas, pois Michael C. Hall, carregou essa temporada nas costas, em momento algum deixou seu personagem decair, ele o fez com maestria, mesmo com uma história capenga que foi alguns episodios dessa temporada.
    Uma pena depois da quarta temporada, a expectativa para a 5 era muito alta, mas teve alguns momentos bons que fizeram essa temporada ter nota sete no seu conjunto.

    ResponderExcluir
  18. Fel, o Quinn já havia admitido informamlmente à Debra que investigava o Dexter. A La Guerta já sabia também, portanto aceitar que ninguém do departamento de polícia levantasse qualquer suspeita em torno da morte do Liddy e de um suposto envolvimento do Dexter é no mínimo muito incoerente em se tratando de pessoas que trabalham justamente na polícia.

    Gilmar TRE claramente é dessas pessoas que nasceram sem capacidade de aceitar opiniões diferentes. Faz parte...

    Vitor Sergio, me referia ao desfecho de uma forma geral. Nenhum conflito novo foi deixado no ar. Por exemplo, no final da 3ª temporada teve o casamento e ficamos nos perguntando como Dexter se adequaria àquela situação. No final da passada teve a morte da Rita e as consequências do que isso poderia acarretar para o protagonista, agora nessa 5ª temporada não ficou nada no ar, só mesmo o Dexter constatando que não pode (ou não quer?) ser humano, o que acho muito pouco considerando tudo que ele já experimentou.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. o que a Fel não viu foi o seguinte:

    - os roteiristas tentaram passar algo ao telespectador
    - a direção não entendeu o que os roteiristas queriam passar
    - o telespectador não entendeu o que eles queriam passar

    é isso, construir um personagem complexo requer dificuldade...

    até hoje fico impressionado com Sopranos que tem vários (+ de 5) personagens complexos e como eles conseguiram fazer aquilo ser tão perfeito... uma pena que não aconteceu com Dexter

    ResponderExcluir
  20. Concordo com boa parte do que você apontou em seu texto Davi. Eu tentei fazer algumas previsões do que viria nesse final e consegui acertar em parte. Não sabia da mundança dos roteiristas, isso realmente muda tudo. O final foi muito covarde, a Debra deveria sim descobrir, mas talvez nem tudo esteja perdido. Como já falaram nos comentários, a fala da Debra para o Dexter "agora que isso tudo terminou" deixa a entender que ela pode saber sim que era ele o envolvido. Quem sabe teremos uma boa surpresa na próxima temporada. Tomara que seja assim para o bem da série. Ah, o link para o meu post da previsão, ainda vou fazer a conclusão agora que passou o final e fazer uma ponte aqui para o texto do Dude News:
    http://superliganet.blogspot.com/2010/12/dexter-na-reta-final-como-ira-terminar.html

    ResponderExcluir
  21. Link para a reportagem do Blog de séries do Globo, sobre o season finale de Dexter: http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/series/posts/2010/12/14/dexter-encerra-temporada-com-finale-emocionante-349251.asp

    Me agradou muito essa análise de lá, concordo em gênero, número e grau.

    ResponderExcluir
  22. Não tinha achado a temporada tão ruim assim. Sim, era fato que o nível tava bem abaixo das 4 temporadas anteriores... Mas agora lendo seu post realmente.... Foi uma temporada bem fraca, com vários furos e várias stoylines que não aconteceram de fato....

    triste mesmo!

    ResponderExcluir
  23. Davi, concordo em tudo com você. Não vou nem perder tempo falando mal desta temporada.

    Só discordo de uma coisa: eu não gostaria que a 6ª temporada fosse também a última. Acho que a próxima poderia ser a recuperação e só na 7ª, acabar. É mais pelo fanatismo, porque as séries realmente boas, estão escassas.

    Davi, e a repercussão lá fora, como foi? Sabe me dizer? Estes roteiristas continuam na próxima temporada?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Thiago, lá fora as opiniões ficaram divididas sobre o final, mas no geral, todos admitem que a temporada foi bastante irregular. Os produtores para a próxima temporada serão outros, portanto o time de roteiristas deve mudar também ;)

    Abraço e boas festas a todos!

    ResponderExcluir
  25. Obrigado pela informação Davi.

    Boas festas pra vocês também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Ae Davi, sua crítica cheia de paixão de fã e argumentos de crítico é realmente tudo que pensei sobre essa temporada, no começo do ano, quando saiu o trailer da temporada eu já previa a bomba que poderia ser (link http://www.zuil.com.br/2010/07/30/series-dexter-porque-dexter-deve-acabar-nessa-temporada-e-promo-legendado). Na minha opinião, tinha que ter fechado a história nessa 5 temporada, mas não mesmo prolongar a série pelo hype dela, só fico na torcida, como grande fã, que a série tenha seu final digno de toda sua história.

    ResponderExcluir
  27. Torço pela mesma coisa, Zuil. Gosto demais de Dexter para ver a série acabanado em baixa. Torçamos para que os caras tenham coragem de concluir a trama de forma digna.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.