terça-feira, 22 de julho de 2008

BATMAN: quais as chances do 'Cavaleiro das Trevas' no Oscar 2009?

Já consolidado como um dos maiores sucessos do ano tanto em termos de público, quanto de crítica, Batman - O Cavaleiro das Trevas começa a ser alvo de várias especulações sobre suas chances no Oscar 2009.

Leia mais...

    Antes do filme estrear, só se falava na atuação enigmática e inspiradíssima de Heath Ledger como o Coringa, mas agora que muita gente assistiu o filme, fica evidente que não é só na categoria de ator coadjuvante (ou quem sabe até ator principal) que a produção merece ser lembrada na principal premiação do cinema. Sobre o assunto, inclusive, o jornal Los Angeles Times lembra que embora a Academia não costume indicar roteiros de filmes muito populares, já o fez em anos anteriores com Ratatouille, Os Incríveis, Gladiador e com O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei que faturou o prêmio em 2004 na categoria de adaptado e poderia repetir a dose em 2009 indicando o trabalho dos irmão Christopher e Joseph Nolan a partir do argumento de David Goyer.

    Indo um pouco além, o jornalista Tom O'Neil do site The Envelope (ligado ao LA Times) traça um panorama apontando outras categorias que também poderiam render indicações ao filme. Confira:


    DIREÇÃO DE ARTE — Para Nathan Crowley que trabalhou no Grande Truque (também dirigido por Christopher Nolan)

    FOTOGRAFIA — Para Wally Pfister que foi indicado pelo Grande Truque e Batman Begins

    FIGURINO — Para Lindy Hemming que faturou o prêmio com Topsy-Turvy

    EDIÇÃO — Para Lee Smith que foi indicado por O Mestre dos Mares

    MAQUIAGEM — Para Peter Robb-King, que foi indicado com A Lenda, filme de 1985

    MÚSICA — Para James Newton Howard (que já teve sete indicações, incluindo Conduta de Risco, O Casamento do Meu Melhor Amigo, O Príncipe das Marés) e Hans Zimmer (que também já foi indicado sete vezes e ganhou com O Rei Leão)

    EDIÇÃO DE SOM — Para Richard King que ganhou por Mestre dos Mares e foi indicado por Guerra dos Mundos

    MIXAGEM DE SOM — Para Ed Novick que foi indicado pelo Homem Aranha

    EFEITOS VISUAIS — Para Ian Hunter

    Será que o filme tem chances em todas elas? Eu espero que sim e torcerei para isso, afinal como escrevi no comentário considero o filme uma obra prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.