segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fim dos Tempos

É uma pena ter que dizer isso, mas a verdade é que M. Night Shyamalan, o cara que já foi considerado gênio em Hollywood, parece ter esquecido a fórmula de talento e criatividade tão presente em seus primeiros filmes substituindo-a por uma mistura de pouca inspiração e que hoje incomoda pela falta de significados. Quem vê Fim dos Tempos esperando uma boa dose de mistério, suspense e reviravoltas, acaba como ocorreu comigo, se decepcionando pela inércia de um roteiro arrastado que tenta se sustentar apenas com uma situação bizarra e algumas cenas chocantes, mas que não escondem a superficialidade de uma história preguiçosa.

Leia mais...

    A ameaça que o filme explora - um evento misterioso que inicia uma onda de mortes/suicídios em Nova York - poderia até provocar um suspense interessante se fosse conduzida no sentido de nos confundir sobre a origem daquilo tudo. Porém, ao fazer claras referências à uma suposta resposta da natureza frente o descaso do homem com o planeta logo no início do filme, Shyamalan, que mais uma vez dirigiu e escreveu o roteiro, parece já reconhecer e antecipar a fragilidade da história avisando o público de que tudo que viria pela frente não traria nenhuma surpresa uma vez que a resposta estava sendo dada desde o início.

    Qual o propósito do filme então? Responder a pergunta é quase uma missão impossível quando os créditos finais surgem, mas as hipóteses que aparecem são as de que o diretor estaria tentando fazer um alerta contundente sobre a atual situação do planeta ou mesmo criando umpanorama que explora as reações do homem frente o desconhecido (tema recorrente em produções anteriores) ou ainda que o evento ocorre em função da falta de conexão do homem com a natureza e sua busca quase incessante pela tecnologia guiada pelo consumo. A verdade, no entanto, é que não deve haver uma resposta certa para essa pergunta, e usando uma frase dita pelo personagem de Mark Wahlberg à certa altura do filme, tudo o que se conclua sobre Fim dos Tempos será apenas uma teoria e nunca a explicação final para o mistério do porque ele foi cometido.

    E se o desenvolvimento da trama é ruim, algo muito diferente não pode ser dito sobre o elenco principal. Julgar o trabalho de Mark Whalberg e Zooey DesChanel aqui é fácil já que os personagens Elliot e Alma passam o filme sem desenvolver qualquer linha lógica ou emocional que lhes garanta interesse do público, o que por si só indica o que eles atingiram. O mesmo aliás pode ser dito do personagem de John LeGuizamo, cuja participação torna-se tão inócua quanto à da garotinha Jess que entra muda e sai calada servindo apenas como um lembrete ao público de que Elliot e Alma deveriam chegar vivos ao final do filme já que apesar das mortes horrendas mostradas, o roteiro não teria coragem suficiente de terminar a história deixando uma criança orfã em meio ao caos.

    Ao terminar, Fim dos Tempos nos deixa com uma única certeza, a de que Shyamalan precisa com urgência filtrar as críticas justas que vem recebendo depois de Dama na Água e recuperar os conceitos que um dia fizeram dele uma unanimidade e que hoje parecem se converter em um lamentável equívoco.

    Cotação:

10 comentários:

  1. Eu achei um dos filmes mais inteligentes q eu já vi!!

    ResponderExcluir
  2. po.. eu gostei muito desse filme ... muito mesmo... nao sei porque a critica tao dura...

    ResponderExcluir
  3. estou completamente desanimado para assistir esse filme. vou esperar em dvd mesmo. já li muita coisa ruim.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O filme não foi tão bom e realmente ele está perdendo o jeito, vejamos "O Sexto Sentido" e tiremos nossas conclusões. Mas de qualquer forma, achei a crítica que o filme expõe interessante e de uma forma, inteligente, e não daria uma nota tão baixa de avaliação quanto 1/5.

    Mas cada um com sua opinião é assim que funciona a crítica! Abraço

    ResponderExcluir
  6. O filme é realmente o começo dos "fins dos tempos"

    deplorável, nota 0

    ResponderExcluir
  7. Shyamalan perdeu totalmente a mão nesse filme. Me senti enganado qd fui assistir Fim dos Tempos no cinema. Não esperava essa tosquice e bizarrice toda, tive de encarar tudo com uma comédia. Mark Wahlberg é um excelente ator, apesar de tudo. E o pior, não entendi lhufas do filme, só saquei do q se tratava de verdade qd eu li de novo as frases do poster do filme lá fora. Ah, saudades das tramas inteligentes de Shyamalan como em Sinais e A Vila, sem dúvida, os melhores filmes dele.

    ResponderExcluir
  8. eu nao acho que vale só isso nao, gostei do filme, eu penso que as pessoas criaram um mito em torno do shyamalan em funçao do sexto sentido. O filme é bom, preserva elementos bons de um terror psicologico, concordo que nao é nada excepcional mas discordo quanto a essa nota, poderia ser pelo menos 2 ou 3.

    ResponderExcluir
  9. Prá quem dirigiu uma obra-prima como O Sexto Sentido, realmente é lastimável saber que Fim dos Tempos é do mesmo diretor. Esse filme consegue ser mais primário do que os primeiros filmes de zumbis de George Romero (que ao menos utilizava o talento quando não não tinha bons recursos financeiros). Quem sabe não é da próxima, Shyamalan?

    ResponderExcluir
  10. Acho que a "americanice" atrapalha um pouco a perspectiva dos espectadores, o filme é escrachado mesmo, o sentido é totalmente, claramente e obviamente este, é zombar da mente sem capacidade dos americanos que atribuem toda e qualquer tragédia a terroristas estrangeiros quando uma grande porção de vezes as " tragédias" são causadas por eles próprios, povo burro, sem cultura e hostíl.Não se deixem levar pela doença TIO SAM pela qual fomos criados, o filme é uma sátira escrachada deste tipo de evento e até para este tipo de filme do qual americanos e simpatizantes adoram....Assistam de novo e percebam que o filme é bem elaborado para os fins a que se destina, não esperem um INDEPENDENCE DAY,é um filme de humor....Caso contrario, quem espera uma fórmula "INCRÍVEL E INOVADORA" sobre catastrofes e natureza se rebelando contra o ser humano maldoso hahahaah, é realmente foi ou será decepcionante.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.