quinta-feira, 28 de agosto de 2008

FRINGE: Mega post com entrevista, bastidores, vídeo e fotos


Com a estréia oficial de Fringe cada vez mais próxima, a exposição do tema da série e das idéias imaginadas por J.J. Abrams, Roberto Orci e Alex Kurtzman (trio criador da série) ganham cada vez mais evidência na mídia, e um exemplo disso é a longa entrevista feita por Patrick Lee publicada no site Sci Fi Wire que você confere clicando abaixo.

Clique para ler a entrevista


    A idéia da série é fazer um remake de Arquivo X?

    Roberto Orci: Não planejamos isso. O que queríamos fazer era juntar nossos gostos em uma série só, entende?

    Quais foram seus filmes e séries de tv favoritos que inspiraram Fringe?

    Orci: A primeira coisa que trouxe à mesa foi "Academia de Gênios". Lembra daquela antiga comédia com Val Kilmer? !!!!!!! Era sobre um grupo de gênios na universidade resolvendo problemas científicos. Então esse era um ponto que interessava... Alex Kurtzman (o outro co-criador de Fringe) era um grande fã de Twin Peaks, então ele queria trazer aquele elemento surrealista do FBI. E J.J. ama os filmes do David Cronemberg. Ele adora "A Mosca" e essas séries onde a ciência médica ou algo parecido dá errado e se torna algo aterrorizante, entende? Então pegamos esses três elementos e os juntamos.

    Você diria que a série é mais ficção científica enquanto Arquivo X era mais sobrenatural?

    Orci: Sim, o título já faz referência à ciência de fronteira (inovadora), então penso que a idéia é manter a idéia de que estamos alguns minutos no futuro, mas não semanas ou anos. Estamos tentando mostrar algo que você pode ler em artigos de tecnologia e ciência em jornais nos dias de hoje, e há alguns artigos realmente estranhos circulando por aí que há 10 anos atrás seriam considerados inacreditáveis e que agora se tornam realidade.

    Quão adiantados vocês estão em termos de roteiros?

    Orci: Já temos seis prontos [A Fox encomendou 13 até agora]

    Quanto da mitologia vocês planejaram antes da série estrear? Ou vocês vão pensando nisso à medida em que forem escrevendo os episódios?

    Alex Kurtzman: Há uma grande mitologia que planejamos quando escrevemos o piloto, e sabíamos que teríamos que ter um ponto final para a série quando ela foi confirmada. Esse ponto final é bem flexível em termos de quando chegaremos a ele. Se a Fox quiser 12 temporadas, você verá esse final na 12ª temporada. Se eles cancelarem a série no nono episódio vocês verão esse final no nono episódio. Portanto há um bom espaço para desenvolvermos as coisas.

    Orci: Pois é, tivemos sorte de definir isso cedo. Algumas vezes você não define isso cedo e só define bem depois, mas dessa vez nós tinhamos um plano. Foi uma lição que aprendemos com Alias, aliás aprendemos muito com Alias.

    Nas séries anteriores de J.J. nas quais vocês trabalharam, além de seguirem um certo gênero, havia sempre uma metáfora central. Alias era sobre uma jovem que aprendia a ser independente. Lost sobre personagens lidando com seus passados turbulentos... Fringe também tem algo do tipo?

    Orci: Para mim essa série é sobre a família que você escolhe, entende? Estamos tentando mesclar um drama de investigações com os gêneros que gostamos. Nas séries que envolvem investigações, os personagens estão juntos porque foram designados a isso. Em Fringe eles se juntam porque precisam um do outro. Um deles é pai e ela precisa dele, mas ele não pode ficar sem ter o filho por perto que por sua vez [à princípio] não quer ficar por perto. Portanto há uma situação complica que obviamente é muito empolgante dramaticamente, porque há muito que podemos explorar nisso.

    Kurtzman: E penso que literalmente, Fringe faz referência tanto à ciência de fronteira quanto àqueles personagens que estão explorando os limites de suas personalidades... Os 'demônios' que eles encaram nesses casos, os força a encarar seus próprios demônios que eles nunca quiseram necessariamente encarar em suas vidas...

    Como vocês vão equilibrar os episódios com o caso da semana com o arco maior da conspiração?

    Orci: Isso era uma das coisas que exigimos desde o início quando nos sentamos e decidimos que iríamos fazer essa série. Analisamos as lições que aprendemos antes e estudamos os procedimentos especificamente para tentar misturar as duas coisas, e isso vai muito contra nossos instintos. Mas quando nove das 10 maiores séries na tv se chamam Law & Order e C.S.I., você tem que estudá-las um pouco descobrir o que elas estão fazendo que funciona tão bem com episódios isolados.

    Kurtzman: Penso que o que realmente podemos fazer de diferente com a série é ter certeza de que nossos episódios tem começo, meio e fim mas as histórias dos personagens sejam mais serializadas. Elas não precisam se resolverm ao longo de um único episódio e isso é bom desde que o público compre a idéia. Se a pessoa não tiver assistido dois ou três episódios antes, ainda poderá entender o ponto de vista dos personagens, e com isso penso que estamos bem...

    Estou curioso sobre a mitologia da série. Há tantas séries agora com arcos mitológicos que elas acabam ficando menos interessantes à medida em que revelam as coisas. Como tornar Fringe diferente delas?

    Orci: Não penso que as histórias que estamos fazendo sejam dependentes de respostas. Portanto na teoria poderemos continuar fazendo o que estamos fazendo indefinidamente, tendo ou não respostas. O fato de sabermos o que estamos fazendo e termos um ponto final para a história, é tipo um bônus que nos permite ter tudo. Mas eu não penso que nossa série esteja dependente da noção de que tenhamos que revelar nosso segredo toda semana.

    Jeff Pinkner: A mitologia da série é um dos atrativos da narrativa, mas não é o que pensamos que fará as pessoas acompanharem. Ela é apenas a cereja no topo do sundae, e... já está lá: está no piloto. E você nem saberá que está lá. E, diferente do que já fizemos antes (em Alias), não estaremos perguntando quem é Rambaldi, o que é Rambaldi ou que ele quer. É mais centrado em um mistério aberto, e o sentido da revelação não será como, Ah, obrigado Deus, eles finalmente responderam essa pergunta. Agora posso ir para a próxima. Estamos levando isso em consideração com um ponto de vista diferente.

    J.J., quanto você se envolverá com a série, dada sua carreira com filmes dirigindo Star Trek e suas outras séries?

    Pinkner: Você conheceu o outro J.J. Abrams?

    Abrams: Não sei. Tudo o que posso dizer é que meu envolvimento na série agora é o maior possível. Temos conversado muito entre a gente, e a verdade é que como a série é algo com que todos nos importamos e queremos que seja tão funcional e bem sucedida na narrativa quanto possível... não dá para se afastar de algo que se gosta como isso. No caso de Lost, de onde saí para fazer Missão Impossível 3 o co-criador Damon Lindelof realmente tomou as rédeas da série no dia a dia e tudo ficou fácil porque ele simplesmente deu conta de tudo e fez um ótimo trabalho.



Bastidores do quinto episódio


Pois é, como você leu na entrevista, até agora há seis roteiros prontos, mas em termos de gravação a produção está finalizando o quinto que se chama "Power Hungry".

Leia mais sobre esse episódio...

    O episódio mostrará o trio formado por Olivia Dunhan, Walter e Peter Bishop investigando um acidente de elevador que foi causado por algum tipo de descarga elétrica misteriosa. Segundo matéria do Sci Fi Wire novamente assinada por Patrick Lee, a investigação levará o trio até um jovem chamado Joseph que aparentemente possui algum tipo de capacidade de gerar descarga elétrica. A descoberta, obviamente terá ligação com a ciência fringe e uma trama envolvendo os motivos escusos de um cientista.



Você sabe o que é ciência de fronteira?


E para aguçar ainda mais o interesse do público em potencial da série, a Fox americana disponibilizou em seu site alguns segmentos que falam num tom documental as áreas mais evidenciadas pela chamada 'Ciência de Fronteira' que nos EUA é popularmente conhecida como a ciência Fringe. Infelizmente não há legendas, mas mesmo assim recomendo muito para quem quer ter uma idéia sobre temas que serão explorados na série como neuroimagem, telecinese, comunicação paranormal e nanotecnologia.

Clique para assistir




Fotos do elenco


E aqui finalmente algumas fotos da festa de pré-estréia da série que reuniu elenco e produtores da série em Nova York.

Veja as fotos



E só para lembrar, Fringe estréia no dia 9 de setembro nos EUA e será exibida no Brasil pela Warner ainda sem data definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.