sábado, 4 de outubro de 2008

The Sopranos, a máfia como você nunca viu


Antes de conhecer The Sopranos, li e ouvi muitos elogios à série constantemente comparada a clássicos do cinema do nível do Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros. E talvez tenha sido justamente por isso que eu tenha demorado tanto para assistí-la (quando comecei a 5ª temporada já estava sendo exibida). Por ingenuidade ou preconceito talvez, sempre achei que a tv não teria espaço para desenvolver algo que respeitasse a tradição dos bons filmes sobre a máfia e que ainda por cima fosse contemporâneo e autêntico. Contudo, bastaram 15 minutos do episódio piloto para que eu percebesse que a criação de David Chase tinha uma força avassaladora impossível de ser ignorada, e assim, me vi rapidamente fisgado pela história de Tony Soprano (o ótimo James Gandolfini), um chefão da máfia de New Jersey que sob intensa pressão de suas duas famílias (a de seus 'associados' e a de casa), mergulha numa depressão que se manifesta com ataques de pânico cada vez mais constantes. Nada de mais à princípio, você poderia pensar, mas é justamente esse pequeno problema que o leva à terapia dando ao espectador uma rara oportunidade de acompanhar um estudo nu e cru sobre os bastidores de um ambiente que sempre desperta curiosidade.

Leia mais...

    The Sopranos não é só uma série sobre mafiosos, mas sobretudo sobre um homem que precisa manter pulso firme como líder, ainda que por baixo da casca de durão, se esconda um sujeito fragilizado por traumas do passado provocados pela relação conflituosa com a própria mãe (a igualmente excelente Nancy Marchand) e que precisa se adaptar aos novos tempos que em nada lembram o glamour da saga imaginada por Mario Puzo, mas que ainda assim, depois de 6 temporadas de grande sucesso, pode e deve ser reconhecida como um grande clássico moderno.

    Nos EUA The Sopranos sempre foi um grande sucesso na HBO, mas aqui no Brasil ela nunca teve a exposição que merece, por isso, como fã, celebro muito a estréia da série no Warner Channel que começa a exibí- la a partir desta 2ª feira dia 6 de outubro às 21h. Se nunca teve a oportunidade de acompanhá-la, ou mesmo nunca assistiu nenhum episódio sequer, não perca a chance de ver como tudo começou e de se fascinar com os textos e o brilhante elenco desta que foi uma das melhores obras já produzidas pela tv.

3 comentários:

  1. Eu comecei faz pouco tempo, estou no 9º episódio, estou achando sensacional a série, muito boa mesmo, não é a toa que é uma das melhores séries que já foram produzidas e possui várias premiações. Adoro filmes sobre máfia, entre eles os citados Poderoso Chefão e Bons Companheiros, e agora em forma de série com 6 temporadas, sensacional! =)

    ResponderExcluir
  2. Post antigo, mas vou comentar novamente.

    Terminei a série recentemente, e considero minha favorita, simplesmente a melhor série de todos os tempos.

    Davi, você nunca mais comentou sobre a série, seria legal um post com sua opinião sobre o series finale, e principalmente da cena final que meio que ficou pra nós interpretarmos do jeito que acharmos melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ae, bem vindo ao clube dos fãs de Sopranos, Rafael :)

    A série é realmente um capítulo à parte na história da tv. Eu sou dos poucos que acha aquele final perfeito e torce para que um dia ainda façam um filme.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.