segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Comentários de Dexter 3x07 'Easy as Pie'

Episódio exibido no dia 09 de novembro nos EUA

Ao subverter o código de Harry à sua maneira ao longo desta 3ª temporada, Dexter estabeleceu um padrão novo que apesar de não ser imune a riscos, lhe traz uma certa segurança. Porém, se há uma lição de Harry à qual ele não abriu mão (pelo menos ainda), é o de sempre ter certeza de que é hora de deixar o dark passenger assumir o controle. Dessa forma, sua amizade com Miguel Prado vem funcionando tanto como uma experiência terapêutica de auto-descoberta, quanto como um teste que põe à prova quais são os limites aos quais ele está disposto a atingir nesse seu 'novo' código. A linha é tênue, e as decisões não são Easy as Pie (expressão que significa muito fáceis) como parecem.

Leia mais...

    Nesse sétimo episódio, Dexter encarou três decisões complicadas em diferentes graus: ele tinha que definir os convidados para seu casamento com Rita, definir se o pedido de Miguel deveria ser atendido e se mataria Camilla devolvendo a dignidade que ela tanto dizia ter perdido com a doença. Três situações absolutamente distintas, mas não menos complexas a seu modo. Como escolher convidados para um evento social tão importante quando você sabe que não tem amigos de verdade? Como dizer não àquele que te aceita como ninguém nunca fizera? Como dar fim à vida de alguém que não se adequa ao código e que em vez de pedir misericórdia para não morrer faz exatamente o contrário?

    A necessidade de ter que definir as fronteiras entre o certo e o errado, faz com que Dexter pise em terrenos inexplorados e que tragam consequências imprevísiveis. O descontrole de Miguel frente a recusa de Dexter em matar a defensora pública Ellen Wolf pode apontar um caminho trágico na relação dos dois. Dexter e Miguel se admiram, se respeitam, mas a verdade é que ainda não conhecem a real natureza um do outro, o que me leva mais uma vez à pergunta: essa amizade com Miguel trará paz ou a danação ao Dexter?

    Num episódio cheio de decisões, Dexter teve que encarar talvez a mais difícil de toda sua jornada até aqui. Atender ou não o desejo de Camilla? Sabemos que ele é um assassino frio e que nunca se apegou, mas a amizade com Miguel e a decisão de construir uma família com Rita parece tê-lo amolecido. E ao dizer isso, quero levantar também a seguinte dúvida: Dexter hexitara em matá-la porque ela simplesmente não atendia ao código, ou porque essa seria uma morte que não iria para a conta do dark passanger, digamos assim? Sim, ele a matou, mas não deixa de ser curioso pensar que na cabeça dele, essa foi uma morte que não lhe deu prazer, muito menos lhe rendeu a sensação de ter feito justiça, mas seguramente foi talvez a única em todo seu extenso 'currículo' que lhe trouxe paz e conforto por mais controversa que sua decisão possa ter sido. Ao devolver a paz que Camilla tanto queria, Dexter não só descobriu que ela conhecia seu segredo (que o Ice Truck Killer era seu irmão) como também aprovava o que ele confessou ter feito ao irmão.

    Easy as Pie, não trouxe a mesma tensão do anterior, mas foi mais um belíssimo exemplo do fascinante trabalho feito pelas mentes que conduzem a série. Dosando na medida certa, as emoções que dominam aqueles personagens, Dexter prova de novo que é possível entreter discutindo temas sombrios, densos, mas não menos instigantes, e por que não dizer, divertidos.

    Notas: 1) Ficou claro que Quinn mentira ao dizer que a corregedora Yuki estava no seu pé por conta de uma vingança motivada por um relacionamento mal sucedido. 2) Incrível como Deb sempre se envolve com o cara errado. Alguém duvida que sua aproximação com Anton vai terminar mal? 3) É óbvio que há algo de muito errado com Miguel, mas ainda tenho dúvidas de que ele possa ter ligação com o Skinner, que muito provavelmente é apenas alguém (Quinn, Alton?) que estava nas mãos de Freebo e que na ânsia de encontrá-lo vem matando todos que possam lhe dar pistas sobre seu paradeiro.

2 comentários:

  1. cara,

    atualmente, as melhores reviews que leio sobre esta temporada de Dexter são aqui, e me pergunto o mesmo que vc, será que dexter e miguel serão amigos a longo prazo, ou se tornarão inimigo??

    pq miguel sabe o que Dexter faz, mas é dexter que tem uma prova contra Miguel, interessante isso.

    e eu pensei na hora lendo seu review "pow, se mais alguém trair dexter será chato pra ele, pq, é como se ele mesmo casado sempre tivesse que viver sozinho", mas depois que pensei isso me dei conta que dexter é um monstro, como sua propria roteirista fala, e como um monstro pode ter amigos? há lealdade entre monstros?

    e vc n falou do assassino em série, e espero mesmo que Deb esteja certa e não seja nem quin, nem Anton, pq seria legal ser um assassino que n fosse proximo de nenhum dos personagens da série, traz mais realismo a série, apesar de que se for Anton o assassino, ele pode ter se aproveitado pra ser isca ja sabendo q n iria morrer e com isso pode dá uns pega na Deb, mas essa sim n merecia se envonver com outro assassino, seria demais pra ela.

    agora quin, ainda estou em duvida, e levantaram uma hipotese interessante no seriemaniacos, quando dexter fala do bronzeado de quin será q tem algo a mais nisso?

    perguntas para o proximo episodio

    excelente review

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ninguem pensou ainda no fato de uma trai'cao despertar mais sentimentos no lado humano do Dexter.
    ele deixaria mais ainda de acreditar em coisas como amizade.
    o que daria mais gas para a serie.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.