quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DEXTER: Comentários do ep. 3x11 "I Had a Dream"

Seria um episódio nota 10 não fosse aquele início com a 'pegadinha do Malandro'. Vamos combinar que embora o recurso de pregar uma peça na audiência, seja perfeitamente aceitável (e bem-vindo) em certas situações, dessa vez ele não caiu bem, afinal o cenário que fora montado naquela excepcional cena da cobertura do prédio entre Dexter e Miguel que indicava que nosso 'herói' estava prestes a virar caça acabou perdendo um pouco da força (pelo menos por enquanto). Pegadinha à parte, esse penúltimo (como é ruim pensar que já está acabando, não?) episódio da 3ª temporada não foi menos que ótimo, já que não dá para negar que ele trouxe elementos novos que nos ajudam ainda mais a entender como funciona a mente desse excepcional e complexo protagonista. E como se isso já fosse pouco, fomos surpreendidos ainda pelo desfecho antecipado do duelo entre Dex e Miguel, que embora não tivesse como terminar de outro jeito, expôs toda a decepção de Dexter de uma forma muito pessoal.

Leia mais...

    Ao longo da temporada fomos pouco a pouco descobrindo que Dexter nutriu um sonho de viver normalmente como qualquer pessoa. Por mais que suas ações nesse sentido fossem até inconscientes, era evidente seu desejo em desenvolver um relacionamento de amizade e confiança que lhe aproximasse mais da figura de um ser humano e o ajudasse a se distanciar pelo menos um pouco do monstro que carrega dentro de si. Como o título do episódio já indicava, Dexter tinha um sonho, mas esse sonho acabou desfeito pela traição de Miguel, um homem poderoso e que se revelou tão monstro quanto qualquer outra vítima de Dexter e que não conseguiu ser páreo para o código do ex-amigo. Dexter ganhou a decepção, Miguel perdeu a vida, mas a lembrança de seu marcante personagem e da bela interpretação fria, calculista e também explosiva de Jimmy Smiths, certamente permanecerá viva na história da série.

    Sobre os demais pontos levantados pelo episódio, preciso destacar que o Quinn explicando que seu dinheiro era fruto de uma herança não me convenceu. Acredito firmemente que ainda deve haver algum segredo podre na história dele, afinal se levarmos em conta todo aquele lance dele ser investigado, de usar um informante de forma não-oficial e etc, dá até para imaginar que o tempo todo ele trabalhava com ou para o Miguel, afinal, lembra que o promotor tentou chantagear Dexter com a informação de que Deb estava envolvida com um informante? Pois é, quem sabia dessa história além de Quinn, hein?

    E a Deb? Qual será a reação dela ao descobrir que a informante com quem seu pai Harry se envolveu no passado era a mãe biológica de Dexter? Será que ela vai encarar tudo numa boa ou acabará ligando os pontos ao perceber que a mulher em questão tinha outro filho que era ninguém mais ninguém menos que o Ice Truck Killer, o noivo que tentou matá-la e que acabou morto pelo irmão? A possibilidade existe, não acha?

    Seja lá como for, estou morrendo de curiosidade para ver como tudo vai terminar. Aliás, acho que a idéia do episódio final indicada pelo título "Do you take Dexter Morgan?" (algo como 'Você aceita Dexter Morgan?) pode ter muito mais a ver com o fato de alguém descobrirá o que ele faz nas 'horas vagas' do que propriamente com o casamento em si. Se isso representará um risco iminente para algum personagem (La Guerta, talvez?), só o aguardado final da temporada dirá. Até lá, vamos contando as horas para ver qual será o desfecho da trama dessa vez na certeza de que nada menos do que espetacular está reservado. Diz aí, a ansiedade tá muito grande?

11 comentários:

  1. MUITOOOOO³³³³³³³³³³³³³
    ñ quero ler mais nada ateh domingo que vem

    pena que é o último buááá


    só ano que vem

    desde já, foi um prazer acompanhar essa temp e sempre com os comentários maravilhosos do dude xp

    bom....aguardo como se fosse meu casamento ashUHASuhUAShuAHUS

    ResponderExcluir
  2. Ótima crítica!!! Tô mtoooo ansioso! Dexter é o melhor seriado da atualidade!!! Pena que já vai acabar esta temporada :/

    ResponderExcluir
  3. Ei, te novidades de fringe aí? O episódio 9 e 10 foram muito bons, os melhores até agora.. quando der põe os comentários dos eps. aqui no Dude!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa análise Davi.

    O ponto que referes da Deb é muito interessante, é possível até que possam pegar nele na 4ª temporada, só de imaginar a Deb a descobrir que o Dexter tinha um irmão e ser o ITK até dá arrepios ehehe (se a Camilla soube a Deb acabará por descobrir também).

    Outro ponto curioso é que também acho que o titulo é mais qualquer coisa do que apenas o casamento.

    Tendo em conta o promo, não creio que no mesmo episódio Dexter prepare o resto do casamento, se case, vá para a lua de mel, e pelo meio mate o Ramon e o King, e ainda se resolva a história do Quinn que ainda tem coisas por contar.

    O que acho que poderá acontecer era pela primeira vez a história passar de uma para outra temporada e esse elo de ligação ser o King, visto que o Miguel já se foi, então não faz sentido outra pessoa da família Prado avançar para a próxima temporada.

    ResponderExcluir
  5. Davi, estava com saudade de ler os seus comentários (lia os seus de Lost, ainda no Dude, quando eu tinha o costume de procurar informações a respeito - hoje em dia estou limpo desde o season finale, acredita?). Sempre subjetivos e muito elucidativos, por isso há algumas semanas, quando descobri seus comentários, passei a frequentar o Dude News.

    Enfim, eu não tinha pensado nessa tradução, de "se a pessoa aceita Dexter Morgan"; eu interpretei mesmo como "você pega Dexter Morgan", em referência ao próprio Skinner. INterpretações à parte, prefiro ficar não pensando muito nisso e reservar minha ansiedade apenas ao dia do episódio. :)

    Excepcionalmente, gostaria de convidá-lo a publicar parte de seu comentário na comunidade Dexter Brasil, será de prazer meu, e acredito de parte da comunidade. Um abraço e que venha o season finale e, mais pra frente, Lost.

    Daniel Vaz.

    ResponderExcluir
  6. cade os comentarios de heros,chuck,californication,the big bang theory...????
    so to veno comentarios de dexter aki!

    ResponderExcluir
  7. Davi ou Juliana, façam os comentários do filme "Queime Depois de Ler" dos geniais irmãos Coen. Gosto dos comentários de filmes do DudeNews, e o filme é muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Eu interpretei o título do episódio de outra forma. "Do you take Dexter Morgan?" pareceu mais com "Você aguenta com Dexter Morgan?", como se fosse uma briga. Em um inglês nativo acredito que esse seria o sentido. No mais, ótima crítica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Muito bom como sempre!
    Alguns pontos a se levantar:
    1 - Se não me engano (não estou com o episódio agora para rever) o Quinn conta à Deb que vai entregar o relatório contendo algo sobre ela e o Anton, o que explicaria como o Miguel soube;
    2 - Dá pra ver quão forte foi o ensinamento do código ao Dexter, que por mais que tente quebrá-lo acaba sempre retornando à ele. Digo isso porque quando Dexter ensina o que sabe à Miguel, o próprio Harry aparece (em seus pensamentos claro) e tenta impedí-lo mas basta Miguel matar uma inocente (quebra do código) ele resolve que está na hora de dar um fim, até mesmo para se proteger (seguindo o código novamente) pois sabe que Miguel não terá limites.
    3 - Interessante o ponto que o Daniel Vaz levantou, sobre "você pega Dexter Morgan". Será que veremos uma caçada do Skinner e do Ramon atrás do Dex?
    4 - Masuka com uma doidinha????

    Vai ser uma longa espera até a próxima temporada!

    ResponderExcluir
  10. Eu ja nao tenho mais unhas.
    e comecei a roer as peles dos dedos... até domingo perco um dedo inteiro...

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.