domingo, 15 de fevereiro de 2009

Fringe: A série do quase

Texto SEM spoilers

Quem me acompanha pelo , já deve ter lido por lá uma ou duas vezes essa afirmação que dá título ao post. Não tenho dito isso como uma opinião gratuita ou preguiçosa de quem nao tem paciência de esperar desenvolvimentos maiores na trama, mas sim como espectador que se empolga com cada início de episódio e que ao final fica sempre com a sensação de que faltou alguma coisa que tornasse os quase 50 minutos de duração realmente envolventes e com um gostinho de quero mais.

Leia mais...

    O tema da série em si, está longe de ser o problema para mim, até porque adoro ficção científica, mas passados 14 episódios, tenho encontrado uma certa dificuldade em 'comprar' as histórias. É como se faltasse uma liga entre o que é explicado e o que vemos de fato na trama. Elementos como teletransporte, armas de ressonância, projeção astral, transferência mental e outros tantos, obviamente oferecem uma gama de possibilidades interessantíssimas para a trama, mas se os roteiros falham em conferir plausibilidade a eles ou causar impacto sobre os personagens, o resultado final acaba comprometido.

    Em Arquivo X (que inevitavlmente é sempre lembrada como base de comparação), por mais que os temas soassem absurdos e bizarros demais, quase sempre nos envolvíamos e aceitávamos o elemento fictício como uma possibilidade plausível ainda que presa à bases apenas teóricas. A ficção por lá, embora tivesse peso para a trama, ficava sempre como coadjuvante de uma história baseada nos personagens. O mesmo infelizmente não acontece em Fringe, já que a tal ciência de fronteira explorada no núcleo da série, é sim o personagem principal da produção, mas que por acabar sempre soando como um exagero criativo que pouco ressoa nos personagens, mais dispersa do que atrai nossa atenção.

    Dito isso, minha impressão de Fringe até aqui é a de uma série irregular com alguns lampejos de genialidade. Ainda falta à ela encontrar o ponto de equilíbrio que consiga juntar ficção e drama na medida certa. A mitologia da série parece ser tão complexa quanto a de Lost, mas enquanto a outra cria de J.J. Abrams dá aulas de como dosar mistérios repletos de elementos saídos da ficção, com personagens igualmente complexos e tridimensionais, Fringe ainda parece distante de conseguir replicar a fórmula. A Massive Dynamics até agora é só uma Cia. cheia de recursos ligada ao 'Padrão' que por sua vez é outro elemento que ainda não mostrou o peso que deveria. Já com relação aos personagens, enquanto John Noble brilha em cada cena como o estranho (e porque não dizer, divertido) Dr. Walter Bishop, falta à dupla Anna Torv (Olivia) e Joshua Jackson (Peter) inspiração para me convencer como os protagonistas que são.

    Embora um pouco menos empolgado do que já estive, continuo nutrindo a esperança de que Fringe (que só retorna nos EUA no dia 7 de abril) engrene definitivamente, já que não consigo aceitar que o time montado por Abrams patine por tanto tempo com uma ideia que tem tanto potencial. As bizarrices de Bishop, a misteriosa ligação entre Nina Sharp e o agente Philip Broyles e as constantes aparições do observador são deveras curiosas, mas ainda falta alguma coisa para que eu me empolgue de vez com a série. Chega de quase, é hora de convencer.


Fringe estreia no Brasil no dia 17 de março às 22h na Warner.

21 comentários:

  1. Engraçado que sempre apontam os mesmos problemas de Fringe e esse texto é uma exata compilação de todos eles.
    Quem reclama da série, obviamente não presta atenção em todos os episódios ou está com sono durante eles, - coisa que estranho de um grande fã de Lost -.
    Ainda caindo em comparações com a outra criação genial do J.J., Lost se tivesse sua exibição iniciada hoje creio que seria um fracasso.
    Explico: público atual não consegue olhar através da barreira, leia-se ter paciência, e ver a genialidade que tanto Lost quanto Fringe
    apresentam nos seus primeiros episódios, e não falo só das duas, outras grandes séries como House M.D. por exemplo iam sofrer das mesmas reclamações.
    Essa tal barreira é o único problema de Fringe até agora, mas vemos ela caindo pouco a pouco felizmente, e é praticamente um sucesso de crítica e em números de fãs.

    Gosto muito dos teus textos e das suas opiniões, mas definitivamente não concordo com essa em particular.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Davi,sempre achei isso de Fringe também! Mas esse ultimo episódio exibido nos EUA foi bem bom e pelo que me parece agora a série engrena,mas um pouco tarde né,se ela realmente mostrar ao que veio só agora(faltando 7 episódios pra acabar a temporada) é meio vergonhoso,uma série de JJ Abrans demorar praticamente uma temporada pra começar empolgar!

    ResponderExcluir
  3. Quem quer ver alguns comentários HILÁRIOS sobre séries americanas (ainda não sei se é para rir ou chorar) de um blog sobre a tevê brasileira ??

    Acessem:
    http://audienciadatv.wordpress.com/2009/02/15/series-no-ar-copia-de-heroes-os-mutantes-e-uma-boa-pedida-para-quem-quer-originalidade/

    ResponderExcluir
  4. Ótimos comentários, Davi.
    Concordo com eles em parte, e em outra parte discordo, pois estou achando a série muito boa, com seus momentos altos e baixos, e aquelas cenas do "quase". Mas estou paciente pq confio nos produtores e roteiristas de que a série vai engrenar logo, inclusive pelo "pequeno" detalhe que surgiu no último episódio transmitido, no melhor estilo Lost de mudar o ponto de vista completamente da audiência. A partir disso, milhões de novas possibilidades vão surgir, e acredito que os personagens têm muito a se desenvolver nos próximos episódios...

    Lembra do tempo em que Lost tava recem engatinhando na primeira temporada? A gente mal sabia quem eram os sobreviventes... Agora os personagens parecem ter até mais do que 3 dimensões!

    Vamos torcer que Fringe se levante! Enquanto isso vamos nos concentrar em Lost! ;D

    Abraço! o/

    ResponderExcluir
  5. Amigo, essa imagem do twitter incomoda, pq eu leio o seu blog pelo google reader e nunca entendo o texto pq nunca aparece a imagem lá...
    ou troca por texto no rss

    ResponderExcluir
  6. Comigo acontece exatamente o contrário, sempre me surpreendo com os fenômenos cada vez mais bizarros e irreais que são apresentados no início da trama, mas a excelente atuação de todos e a maneira com a série é escrita sempre me deixam convencido que o fenômeno ou evento apresentado possui uma grande ligação com a trama principal da série. Fringe nunca me decepciona e cada vez mais me empolga com os seus mistérios e me cativa mais com os seus personagens. Talvez a série não tenha decolado ainda porque é diferente do que as pessoas estão acostumadas, e é vitima de muitas comparações com séries completamente diferentes, como Arquivo X, Lost, entre outras.

    Espero poder ler mais sobre Fringe aqui no blog!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Mateus, pode ter certeza que falta de atenção ou sono não tem nada a ver com o fato da série ainda não ter me conquistado. Gostar de Lost não necessariamente implica gostar de Fringe. Paciência eu tenho de sobra e até afirmei isso no texto. O problema vai muito além disso. Fringe é uma série de boas ideias ainda mal executadas, e essa é só a minha opinião. Obviamente ninguém precisa concordar com ela ;)

    André e ghribacki, o gancho do último episódio foi de fato interessante, mas ainda fico com um pé atrás se ele será suficiente para mudar a perspectiva da série. Tomara que mude e torço muito para que eu me surpreenda quando o ep. 15 for exibido em abril.

    Lucas, sinceramente não entendo como um link e/ou imagem podem atrapalhar num texto. Se as imagens atrapalham a leitura pelo google reader não seria melhor trocar o leitor de feed? Uso o feedreader e nunca tenho esse problema.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Já me vi desmotivado para com Fringe. Mas também percebi que isto era resultado de minha expectativa errônea por se tratar de uma série do mesmo criador de LOST, logo, não se tratava de uma incapacidade por parte da série.
    Fui exigente e "pressionei" demais Fringe. Agora, mais centrado, estou gostando muito do desenrolar da trama.

    ResponderExcluir
  9. Eu ando bem satisfeito com Fringe.

    Igual a VÁRIAS pessoas, comecei a assistir justamente por causa do JJ Abrams sendo creditado. Até porque na verdade, eu tinha na minha cabeça que eu nunca iria gostar de uma série sci-fi no estilo de Fringe, Arquivo X, etc.

    Felizmente, me surpreendi quando a série começou e continuo gostando muito, o problema é a irregularidade. Tem 3 episódios fora do comum (1x04, 1x10 e esse último, 1x14) que empolgam demais e jogam vários ganchos e ligações entre tudo o que é mostrado. Mas os outros geralmente se fecham neles mesmo e quebram as expectativas que a trama principal gera.

    O lado bom pra mim é que mesmo esses episódios mais soltos eu acho interessantes demais. Tô gostando dos personagens, a série conseguiu me envolver, mas tenho que concordar com você quando você diz que ainda falta alguma coisa. (Provavelmente inverter o esquema: ter mais episódios centrados nas tramas principais do que casos soltos)

    Enfim, tô feliz com a série e espero demais pela volta em abril (aliás, outra coisa chata: essas pausas)

    ResponderExcluir
  10. Quem escreveu esse texto foi o David?

    Nao sei quem foi, mas seja lah, concordo em genero, numero e grau... com a diferenca que desisti de Fringie muito antes... no meio do piloto, que pra mim, jah foi BEM abaixo do esperado...

    Posso aproveitar e aconselhar uma serie? Lie to Me esta muito bem...

    ResponderExcluir
  11. Sei nao... mesmo correndo perigo de ser cruxificada pelos leitores: acho que a figura do Walter é exagerada e por isso de uma certa forma irreal. Por mais que ele seja inteligente (QI=196 ou ouvi errado?)todo cientista tem que, para ser levado a sério, se especializar. Ele tem que ter uma area em qe possa se dizer: o dr. Walter é especialista em virologia, ou em física quantica, ou em neuroquimica. Agora o Walter sabe tudo!!! Ele é médico, quimico, fisico, psicologo. Meio exagerado.
    Mesmo assim vejo (e gosto de) Fringe. Mas pelo visto falta a ajuda de "Darlton" para JJ Abrams fazer sucesso ;-)

    ResponderExcluir
  12. Gabriela,

    Muito pertinente seu comentário! O fato do Dr. Bishop saber de tudo em todas as áreas é ridículo! O cara deve ser mais inteligente que Einstein.

    JJ Abrams não é esse gênio que as pessoas acham! Se Lost é o que é hoje se deve a dupla "Darlton", mas todos insistem em colocar Abramns como O criador de Lost, o gênio por trás de toda a genialidade da série e não é bem assim!

    Davi,
    Quando Fringe estava para estrear você deu muito destaque e elogiou horrores dessa série antes mesmo de vê-la, e agora anda se decepcionando com ela. Lembro que na época eu escrevi um comentário dizendo pra esperar pra ver no que ia dar. E pelo jeito não deu em muita coisa!

    ResponderExcluir
  13. Realmente muito pertinente teu comentário sobre o Bishop, Gabriela. Embora isso nem me incomode muito na trama da série, de fato é uma forçada de barra que o personagem saiba tudo de tudo. Ele parece que não tem ponto fraco e se explorassem isso poderiam tornar o personagem ainda mais interessante.

    Malucom, de fato fiquei bastante empolgado antecipadamente, e perdi um pouco do entusiamo com o decorrer da série. Sobre o Abrams, não o venero como muita gente faz, mas reconheço que o cara tem talento para pelo menos iniciar projetos interessantes. O único defeito dele é largar as ideias nas mãos dos outros e ficar pulando de galho em galho. Em Lost isso deu certo, mas em Fringe até agora a coisa tá patinando.

    Como disse no texto, torço para que a série engrene porque quero gostar dela tanto quanto gosto de Lost por exemplo.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  14. Davi, peço desculpas se fui agressivo no meu primeiro comentário, de modo nenhum tive intenção ou propósito de lhe ofender ou ao texto. Me considero um grande fã de Fringe, dono de um site sobre a série e mediador de comunidade do Orkut, e é normal ler por aí críticas contrárias ao seu ponto de vista, acontece em todas as mais variadas séries e as vezes é difícil ter paciência com as pessoas não tão fãs quanto você mesmo(ou as que ainda não foram "fisgadas".)E Como você mesmo afirmou na sua resposta, cada um tem a sua opiniao e o seu gosto.

    Abraços!

    P.S.: Um pequeno adendo que não posso deixar passar em branco :P Não acho que o Walter saiba tudo, ele é só um cientista com alto QI que tem conhecimento dos inúmeros assuntos de sua especialidade, ah, sem falar o fato de que ele é um pouco louco, mas isso é outro fato e outra história.

    ResponderExcluir
  15. Concordo contigo David,

    Eu tenho um carinho pela série, e continuo assistindo, porque gosto do tema de ficção científica. Mas os "mistérios" da série nem de longe me cativam. Não fico ansioso pra saber o que vai acontecer no proximo episodio, porque as pontas da estória estão todas muito soltas. O casal central (Olivia X Peter), os atores não tem a menor Química na tela. Faltam roteiros um pouco melhores, e também arriscaria uma edição melhor do episodio, pq as cenas são bem filmadas, mas as vezes não se encaixam direito. Comparar com Lost, não dá, nem com X-Files, essas são séries que já começaram vários níveis acima de Fringe. Tambem não pago pau pro JJ Abrams (Que coloco no mesmo nivel do Jerry Bruckheimer), pode ser que ele seja um bom produtor executivo tem um feeling pra boas idéias, mas se não tem outras pessoas brilhantes pra levar o projeto (Caso da dupla de Lost), o negócio não anda bem.

    ResponderExcluir
  16. Cara eu tava pensando em justamente fazer um post baseado nesse lance que tu falou no Twitter. De fato Fringe não entrega o que promete. A abertura, onde aparece o caso é bem empolgante mas depois tu fica tão morno e sem graça. Mesmo assim a série melhorou muito depois do 1x08. Ficou mais interessante do que antes. Eu já tava quase abandonando.

    Mesmo assim eu agora to curioso pra ver onde essa temporada vai dar, então eu provavelmente vou continuar vendo Fringe. =]

    ResponderExcluir
  17. Por isso que eu adoro o Dude news e o we are lost! Além de fazer ótimos comentários sobre séries,filmes e outras coisas que eu adoro,o Davi e a Juliana ainda conseguem tempo para responderem os leitores nos comentários!

    Continuem fazendo o ótimo trabalho que vcs fazem e fiquem sabendo que ja sou muito fã da trabalho de vcs,não liguem para comentários negativos.Pense que para cada um que não gosta e ou critica o trabalho de vcs,existem muitos que adoram e admiram!!!

    ResponderExcluir
  18. Discordo um pouco do ponto de vista de Davi. A série me prendeu muito, me agradou, fico ansiosa em assistir o próximo episódio, adoro os ganchos criados em cada término de capítulo. Mas tbém tenho algumas ressalvas: se não me engano no episódio 12....nossa, fiquei o episódio inteiro tentando achar uma conexão com o resto da trama, que na verdade, não existia. Porém, os dois últimos episódios foram sensacionais ao meu ver. Todos os personagens me convencem, apenas acho Olivia um pouco mecânica demais, tipo, meio sem emoção. Reparem, ela trata com a mesma frieza de olhar sua irmã e sobrinha, se comparado ao restante das personagens. E, com certeza
    o Observador é a personagem mais interessante! Tem episódio que assisto mais umas duas vezes, só pra achá-lo, hehe!!!! Num balanço geral, ou melhor, na minha escala geral de séries preferidas, diria que seria assim: 1º Lost, elementar, rsrs! 2º Prison Break (pena que tá na reta final), 3º Fringe,e 4º Dr. House. Mais alguém aí me sugere outra série tão boa qto essas???
    Bom, é isso! Bjos a todos!

    ResponderExcluir
  19. @Érica

    Ainda pretendo assistir Fringe, principalpente por causa de J.J.Abrams. Mas por enquanto, minhas séries preferidas são:

    1)Lost
    2)Alias
    3)Dexter
    4)Battlestar Galactica
    5)The Office

    Também acompanho Prison Break,mas acho que devia ter acabado há muito tempo e sei que House é excelente (já vi alguns episódios).

    Abraços.

    Obs: Parabéns Davi e Juliana pelos dois excelentes blogs!!Os comentários dos dois são perfeitos e completos.xD

    ResponderExcluir
  20. Caio, obrigada pelas dicas! Vou assistir os pilotos destas séries que vc disse, a que me agradar mais, eu baixo primeiro, rsrsrs!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Mateus, não há o menor problema em discordar da minha opinião, aliás é bom ver ideias contrárias quando são argumentadas. Pode ter certeza que a mesma empolgação que tenho com Lost quero ter com Fringe. Só falta a série ajudar.

    A todos que visitam o News, meus agradecimentos pelas contribuições nos comentários :)

    Abraços!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.