segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

THE OFFICE: Comentários do ep. 5X13, o especial pós-SuperBowl

Episódio exibido no dia 1 de fevereiro nos EUA



Contando com uma das melhores aberturas de episódio de toda a série (se não a melhor), Stress Relief, o especial de The Office exibido na noite do último domingo nos EUA logo após a finalíssima do campeonato de futebol americano, rendeu boas risadas, mas na trilha do que parece já ter se tornado hábito desses episódios estendidos, o 5x13 perde o ritmo e quase deixa a peteca cair em alguns momentos.

Leia mais...

    É incrível como os episódios normais de 20 minutinhos funcionam sempre muito melhor na série. Talvez por não ter tempo a perder, as piadas são mais concentradas e as histórias geralmente rendem mais deixando de lado aqueles momentos descaradamente fillers como a da sessão cantoria promovida por Andy durante um treinamento. Mas não me entenda mal, Stress Relief tem ótimos momentos: a abertura (sobre a qual falo logo abaixo); o ataque psicótico de Dwight ao boneco de treinamento; Andy 'viajando' na interpretação dos diálogos de Jim e Pam durante a sessão pirata de um filme esquisito estrelado por Jack Black, Jessica Alba e a veterana Cloris Leachman; e claro, a sessão de auto-ridicularização promovida por Michael.

    Sobre esse último aliás, fico sempre fascinado com a 'capacidade' de Michael Scott (Carrell, ótimo como sempre) de se meter em situações que invariavelmente termiman em constrangimento. E se as verdades em forma de piada que ouviu no armazém da Dunder Mifflin cairam como uma bomba para ele, foi impossível não rir com sua redenção involuntária na cena em que volta para o escritório tentando devolver a ridicularização sofrida a seus funcionários.

    Mas o ponto alto do episódio mesmo foi sua abertura. Com um verdadeiro festival de nonsense provocado por Dwight (tentando provar de uma forma bastante perigosa, a importância de se saber o procedimento correto de evacuação de um prédio em chamas), toda a situação do incêncio foi de fazer chorar de rir. As várias gags foram muito bem construídas. Oscar tentando escapar pelos dutos de ventilação, Angela jogando seu gato junto, Kevin aproveitando a confusão para 'limpar' a máquina de guloseimas... Tudo muito hilário e com as piadas politicamente incorretas de sempre: "Fiquem calmos porra!" (Michael no início do tumulto); "Ok, estamos trancados. Cada um por si!" (Michael frente a dificuldade de fugir do prédio); "Stanley, Barack é presidente! Você é negro, Stanley!" (Michael tentando reanimar seu funcionário); "Stanley foi atacado por seu próprio coração." (Dwight defendendo que não foi o culpado pelo ataque cardíaco de Stanley).

    The Office pode até não estar em sua melhor forma ultimamente, mas quando seus roteiristas se esforçam (pelo menos um pouco), é quase sempre garantia de riso fácil. Resta saber se boa parte dos 29 milhões de pessoas que acompanharam a brincadeira na noite do último domingo gostaram da piada e pretendem acompanhar a próxima. Eu certamente o farei.

2 comentários:

  1. A cena da abertura foi genial! Aquele filminho com o Jack Black era bizarro demais, mas eu ri muito. Só achei que conversa do Jim e da Pam sobre a separação dos pais dela meio chatinha (só tinha graça quando o Andy achava que eles estavam falando do filme).
    Adorei o Dwight e sua máscara. :)

    ResponderExcluir
  2. the office é como pizza...
    mesmo quando é ruim, é boa!!!!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.