quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fringe é melhor que Arquivo X?

Que Fringe já nasceu sendo comparada com Arquivo X não é novidade pra ninguém. Similaridades entre as duas de fato existem e isso é inegável, mas será que já dá para dizer que Fringe é melhor que sua inspiradora? Para alguém decepcionado com os rumos que a saga de Mulder e Scully tomou parece que sim, e foi isso que Raina Kelley, do blog Pop Vox da revista Newsweek explorou com uma lista dos 10 motivos que explicariam porque Fringe é (supostamente) melhor que Arquivo X. Será que você concorda com os argumentos dela?

Leia mais...

    1. Não há alienígenas. Ok, há um universo alternativo, mas pelo menos todos são humanos.

    2. Os mistérios parecem ser mais ‘solucionáveis’. É claro que há perguntas não respondidas ao final de todos os episódios, mas elas não são tão inacreditáveis.

    3. Os personagens não se levam a sério demais. Há a agente Olivia Dunham (Anna Torv), que lidera as investigações. Peter Bishop (Joshua Jackson), o malandro gênio que a ajuda cuidando de seu pai, Dr. Walter Bishop (John Noble), que é completamente insano. Ou seja, Mulder fez tudo aquilo e onde foi parar? Em lugar nenhum.

    4. A pseudociência é pelo menos em teoria possível e não exige que tenhamos uma imaginação tão fértil. Há por exemplo, uma história na qual um gênio do computador tenta baixar informação do cérebro de um morto.

    5. Todo episódio tem começo, meio e fim.

    6. Não há romances. Pelo menos ainda.

    7. Leonard Nimoy está na série. Ele é a sombria mente por trás da Massive Dynamics, uma corporação multinacional que parece uma combinação da GE com a Microsoft e a Blackwater.

    8. Há muito mais diversidade racial em Fringe. Sim, Arquivo X tinha alguns personagens de outras cores, mas quase sempre só eram usados como artifícios da trama.

    9. Por Fringe realmente saber para onde caminha sua narrativa, ela não perde tempo fazendo episódios filler para distrair você e enganá-lo com uma trama que não chega a lugar algum.

    10. Já valeria assistir Fringe só por causa de John Noble (Walter). Sua caracterização de Bishop, o cientista louco do centro da trama, é ao mesmo tempo brilhante, exasperante, histérica e trágica. É tudo que Arquivo X tinha de melhor num homem só.

    ***

    E aí, ficou convencido ou acha que Kelley forçou a barra em alguns pontos? Particularmente acho uma grande besteira comparar uma série que só tem 1 ano de vida com outra que teve 9. Além disso, gostar de uma não impede que se goste da outra com todos os seus erros e acertos, certo? Dito isso, sou e sempre serei fã de Arquivo X assim como sou de Fringe hoje, e até que me provem o contrário, sigo na minha leitura particular das duas produções: parecidas sim, mas absolutamente diferentes e igualmente ótimas.

    A 2ª temporada de Fringe estreia na noite de hoje, 17/09 nos EUA

16 comentários:

  1. Na minha opinião, não se compara.

    Fringe teve muitos episódios fracos, qualquer um daqueles que não tem "ligação" com o Padron.

    E se for comparar com a primeira temporada de X-Files, Fringe fica no chinelo. X-files tem os roteiros mais bem escritos que eu já vi, coisa que não acontece em Fringe.

    Fringe é melhor visualmente, isso é fato, não posso negar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Davi. Comparar as duas séries é como comparar laranjas e tangerinas: parecidas, mas diferentes.
    E tem coisa alí que não é de todo verdadeira, como a história que todos os episódios de Fringe tem começo, meio e fim e os de X Files não. Todos os episódios "Monster of The Week" eram completos, e várias coisas de Fringe só descobrimos em episódios seguintes.
    Acredito que a intenção da jornalista foi polemizar pra aumentar audiência.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei Fringe muito ruim hehehe.

    Desisti de assistir na metade da primeira temporada, acho que nunca será lembrada como uma grande série e comparar com Arquivo-X, realmente impossível.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com algums dos motivos citados! Tem coisas que ela acha bom que não tem em Fringe, mas eu quero que tenha no futuro da série!
    Realmente as duas são ótimas.
    ;D

    ResponderExcluir
  5. Queria um link pra assisti ao vivo xP

    ResponderExcluir
  6. Comparar as duas séries não é realmente possível porque apesar de parecidas elas são completamente diferentes, é mais fácil comparar Warehouse 13 com Arquivo X do que Fringe com Arquivo X.

    Uma coisa também que devemos levar em consideração é a época em que as séries são passadas, Arquivo x foi o que foi porque o foi na época que foi (ficou confuso?)

    E boa parte dos argumentos apresentados aqui são facilmente rebatidos e podem ser categorizados dentro do gosto pessoal de quem assiste a série, e alguns argumentos são visivelmente propostos com grande desconhecimento de uma série de 9 anos de duração, porque dizer que Arquivo X tem romance e Fringe não e isso é um ponto positivo mostra profundo desconhecimento de Arquivo x e da construção e evolução dos personagens ao longo de uma década.

    Outra coisa também é dizer que Fringe tem explicações mais plausíveis, o que não é verdade, Arquivo X possuia explicações científicas 'aceitáveis', e ao contrário de Fringe muito mais naturais. As explicações de Fringe forçam a barra muitas vezes e cometem erros grotescos principalmente com relação a biologia (área que eu posso dizer, pois estou me formando biólogo)

    ResponderExcluir
  7. Não assisti Arquivo X (ainda), mas também acho besteira ficar comparando series, da mesma forma que adoram comparar Lost com Heroes (!!). Se uma pessoa gosta mais da serie "A", não tem nada que ficar 'cutucando' os fãs da serie "B".

    Aliás, me identifiquei e concordo muito com o argumento 10, sobre o John Noble. Fringe não faz mto meu 'estilo' (apesar de ter adorado os episodios finais da S01), e penso que até poderia considerar abandonar a serie se não fosse o Noble. Mas quem disse que eu conseguiria ficar sem as tiradas sensacionais e hilarias de Walter Bishop? :D

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Inacreditavel como tem gente que recebe pra escrever tanta besteira como essa moça...nem sou grande fã de nenhuma das duas séries, mas achei que seriam motivos coerentes. Ledo engano..

    ResponderExcluir
  10. Arquivo X teve uma primeira temporada irretocável. Fringe teve bons e maus episódios. É boa, mas tem muito o que provar por mais oito temporadas...

    ResponderExcluir
  11. Eu ADORARIA que Fringe se divulgasse sozinho e parasse de se comparar a AX. Melhor ainda, queria MUITO que as pessoas parassem com as comparações e aproveitassem ambas as séries pelo que elas são e mostram.

    ResponderExcluir
  12. Curiosamente, publiquei ontem no meu blog um review sobre Fringe. Vejam se concordam:

    http://absolutaverdade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. 9. Por Fringe realmente saber para onde caminha sua narrativa, ela não perde tempo fazendo episódios filler para distrair você e enganá-lo com uma trama que não chega a lugar algum.

    Fringe está cheio de fillers. É só olhar o 2x02 pra ver.

    ResponderExcluir
  14. Não ter alienígenas é argumento para Fringe ser melhor? Fala sério.

    Os fracos atores de Fringe não chegam aos pés de David Duccovini e Gillian Anderson, Fringe nem se quer tem uma trilha sonora aceitável perto de Arquivo X. Os fatos históricos de ciência e Ufologia se milsturam com a ficção dando muito mais consistencia e peso a série, quer humor recomendo Big Bang Theory.
    No dia em que Fringe marcar a cultura pop de uma década, com seu texto e originalidade eu comparo Fringe com The X Files.

    ResponderExcluir
  15. Eu comparo e com certeza Arquivo X é bem melhor, Debilóide, Corra que a polícia.... qualquer coisa é melhor que Fringe, um arremedo de Sci-Fi, estilo o chatíssimo Lost, desculpe mas sou um pouco exigente.

    ResponderExcluir
  16. Eu comparo e com certeza Arquivo X é bem melhor, Debilóide, Corra que a polícia.... qualquer coisa é melhor que Fringe, um arremedo de Sci-Fi, estilo o chatíssimo Lost, desculpe mas sou um pouco exigente.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.