terça-feira, 10 de novembro de 2009

FlashForward – Comentários dos episódios 1x06 e 1x07


Eps. 1x06 “Scary Monsters and Super Creeps” e 1x07 “The Gift
(Exibidos nos dias 29/10/2009 e 5 de novembro nos EUA)

Sete episódios e o veredicto sobre FlashForward parece ser quase unânime: a série infelizmente cumpre bem menos do que promete. Não sei se a impressão que vocês tem reflete a minha, mas a sensação que tem ficado semana após semana é que o (aparente) timaço montado no papel, não mostra equilíbrio, não chuta a gol e tampouco empolga a torcida quando entra em campo.

Leia mais...

    A comparação com futebol é besta, mas é válida. Dito isso, ainda não vou abandonar a série. Pelo menos não por enquanto, e a razão é simples: não dá para acreditar que com o bom elenco e a premissa interessante que tem nas mãos a série não consiga engrenar logo e dizer a que veio.

    Sobre esses dois últimos episódios de FlashForward, o que mais incomoda é que dá para perceber que há um esforço legítimo de ampliar o contraste entre os que querem fazer de tudo para ver sua visão concretizada (caso de Aaron, por exemplo) e os que só querem ignorá-la. O problema é que a coisa não esquentou nem de um lado nem de outro e só foi mudar de perspectiva mesmo no final do sétimo episódio quando vimos o suicídio ‘preventivo’(?) do agente Gough teoricamente alterando a visão que teve (ele seria responsável pelo atropelamento e morte de uma jovem mãe) e a aparição da filha de Aaron que supostamente estava morta.

    Essas duas viradas podem até representar o divisor de águas para uma trama que até aqui não saiu do lugar, mas como o prognóstico é rasteiro, a união das duas ainda me parece pouco para uma série que foi vendida como a sucessora de Lost. Que foquem a trama logo em Lloyd Sincoe e no ainda misterioso personagem Simon (Dominic Monaghan) e no papel dos dois no grande evento da trama e que se perca menos tempo naquelas brigas bestas entre Olivia e Mark ou em investigações que não levam a lugar nenhum regadas às trilhas dissonantes.

    Se fizerem isso, ainda acredito que FlashForward possa valer o investimento do nosso tempo. Caso contrário, a série tende a ficar marcada como aquele time que mencionei lá no início: boa na teoria, péssima na prática.

29 comentários:

  1. Agora que flashforward esta decepcionando, estou muito empolgado com a novata V!

    O primeiro episódio pareceu interessante, seria legal que vocês comentassem sobre ela tambem (me desculpe se ja comentaram e eu nao vi). Vamos esperar pra ver se a série consegue manter o ritmo ou será apenas mais uma a ter um piloto bom e o resto da temporada regular.

    ResponderExcluir
  2. Compartilho a mesma frustração com você. Mas não vou abandonar a série ainda. Ainda sinto que há uma boa série lá no fundo. A título de exemplo, lembro da sua coluna "Fringe: A série do quase" ano passado, pois valeu a pena insistir e hoje é uma das minhas séries favoritas. Por outro lado, há o exemplo negativo de Heroes, pois dei várias chances e a série se perdeu completamente desde a 2a temporada.
    No mais, verei até o fim dessa temporada pelo menos, até porque a questão da possibilidade de alterar a visão já conseguiu me instigar um pouco.

    ResponderExcluir
  3. "boa na teoria, péssima na prática" e que péssima hein

    sem mentira...eu juro que tem algumas cenas de drama que eu do muita risada...é muito sem sentido: mark chorando pra olivia na cozinha "I was drunk"...ashuahushas ri muito

    e pra completa um clichê mataram mais um afro.....hmm ok...já sabemos a próxima vítima: Stanford...

    alias pq Stanford tava no banheiro no seu flashforward?...gente pq ele é afro né... não podia ter algum papel relevante na trama

    muito ridículo isso

    afff e quem suporta o Grant Imahara e a beyonce brigando ¬¬ boring


    Davi prefiro você comentando Dexter e House :(

    hugs

    ResponderExcluir
  4. Realmente a premissa e o elenco da série são ótimos, mas os roteiros são muito, muito fracos ...

    Talvez queiram apenas ficar adiando grandes revelações, coisa que LOST também vem fazendo há tempos, só que da forma correta, nos oferecendo subtramas tão interessantes quanto o plot principal.

    Das séries que assisto, sem dúvidas FlashForward é a menos interessante, sem sombras de dúvida, mas também darei uma chance à mesma até o final dessa primeira temporada, assim como fiz com Heroes, que depois abandonei sem remorso ...

    Tá tudo muito ruim. O excesso de drama que os personagens fazem por qualquer coisinha, a tal investigação que não adiciona fatos nem um pouco relevantes ao caso, a falta de carisma dos personagens ...

    Vamos ver se daqui pra frente algo melhora, mas duvido muito. Sou defensor daquela máxima: "Não existem personagens ruins, apenas mal aproveitados".

    ResponderExcluir
  5. Eu estou gostando e espero mais do desenrolar da trama.

    Acredito que as minhas expectativas são melhores por eu não ter esperado que FF fosse substituir Lost. Acho que esse foi o tiro no pé que eles deram.

    ResponderExcluir
  6. Quando bati os olhos no pimeiro episódio, sabia que não podia esperar muita coisa. Não tenho grandes expectativas quanto a série. Até pensei em abandonar no final do epi. 4. Mas acho que ela tomou um rumo a partir do "gimme some truth". Na falta do que assistir segunda a noite, fico com essa mesmo (e sim, assisto dexter :)

    ResponderExcluir
  7. Hey, cara sei que aqui não é lugar certo, as topa uma parceria (troca de links? Se quiser basta me enviar uma resposta para o meu email: paulinho1707@hotmail.com
    >>
    http://seriados-americanos.blogspot.com/
    >.
    Valeu ;)

    ResponderExcluir
  8. Davi, e os comentários do 2x06 de Fringe - "Earthling"?
    Foi um ótimo episódio centrado no agente Broyles.

    ResponderExcluir
  9. Vão sair, Eduardo. Com atraso, mas vão sair ;)

    ResponderExcluir
  10. Vc disse tudo o que penso sobre FF Davi! eu estava super empolgada com essa série, mas infelizmente fui me decepsionado aos poucos, até q esse ep 7 foi legal e diria qp mim cegoua ser surpreendente, + vamos ver o q vai acontecer espero que melhore, pq se não eu tb vou acabar abandonando a série.

    Uma coisa engraçada é q eu tava com muito expectativa por FF e me decepsionei e não estava com nehuma vontade de ver "V" + depois q vi os 9 minutos q a ABC disponibilizou antes da estreia do piltoo fiquei curiosa vi o piloto gostei e tô super empolgada com séries. Vai enteder essas coisas né! hehe

    ResponderExcluir
  11. Ah isso acontece muito, Gabi. Já tive a mesma experiência algumas vezes. O grande problema é que com tanto marketing hoje em dia, cria-se muita expectativa, daí a tendência para decepções é grande mesmo. No caso de FF, o que muita gente diz e concordo, é que vender a série como o novo Lost foi um vacilo gigante da ABC. Há similaridades, mas no cerne as duas são bem diferentes. Embora minha empolgação com a série esteja bem baixa, ainda espero que a série se encontre e se torne efetivamente interessante. Sobre "V", estou gostando bastante. Se os próximos mantiverem a média, tem tudo para ser efetivamente a melhor das séries novatas.

    ResponderExcluir
  12. Fala Davi
    Concordo com tudo que vc disse e ainda vou além... O agente oriental e sua noiva negra (nomes ?) deviam levar o prêmio de casal mais sem sal da tv americana. Agora a "Penny" (não sei o nome da personagem, nem da atriz), nossa, ela é PÉSSIMA ATRIZ!Em Lost já tinha uma pulga atrás da orelha com suas interpretações com olhos sempre marejados, mas agora que ela pode desenvolver um personagem, dá pra perceber melhor que ela é fraquinha, fraquinha...

    ResponderExcluir
  13. Fala Davi
    Concordo com tudo que vc disse e ainda vou além... O agente oriental e sua noiva negra (nomes ?) deviam levar o prêmio de casal mais sem sal da tv americana. Agora a "Penny" (não sei o nome da personagem, nem da atriz), nossa, ela é PÉSSIMA ATRIZ!Em Lost já tinha uma pulga atrás da orelha com suas interpretações com olhos sempre marejados, mas agora que ela pode desenvolver um personagem, dá pra perceber melhor que ela é fraquinha, fraquinha...

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente, está ruim a série, estou assitindo pra ver no que dá, mas não consegue me instigar pra ver o próximo episódio, Fringe que passa no mesmo dia está muito melhor... aliás é minha série preferida hoje.

    - episódios monótonos
    - pouca ação
    - pouco suspense
    - a investigação não anda (os corvos? as torres na somália.. esqueceram??)
    - exceço de drama de casalzinhos
    - livre arbitrio vs. destino, todos os personagens tem essa discussão 100x por episódio
    - o fim de um episódio não leva no à vontade de ver outro
    - elementos conspiratórios fracos, desconexos
    - não passa o feeling
    - muito dramárico, parece novela

    Bom, só gostei da música do Pearl Jam nesse último episódio :D, é do novo álbum Backspacer.

    ResponderExcluir
  15. "O agente oriental e sua noiva negra (nomes ?)"
    Grant Imahara e a Beyonce, respectivamente.

    ResponderExcluir
  16. Assino embaixo Davi.

    O epsódio piloto foi muito bom (pra mim, foi o melhor das novas séries). Porém a história não está se desenrolando bem. A questão não é atores mas roteiro.

    Não quero ficar repetindo o que já foi dito, mas só resaltando a parte da trilha sonora. O que é aquilo? Literalmente, rouba a cena! Em alguns momentos estraga a cena.

    ResponderExcluir
  17. O lance é: FF tá decepcionando porque tá abaixo das expectativas.
    Eu esperava muito mais, e concordo com o Davi, o lance de vender como o novo Lost foi uma grande furada. O hype foi exagerado, e a série não correspondeu as expectativas.
    To deixando de assisti-la como "aquela série que substituiria Lost", para assisti-la como uma série mediana, que não empolga tanto mas dá pra acompanhar. Por essa visão, até que dá pra tolerar FF. Mas quem espera grandes coisas em cada episódio, vai ser decepção na certa.
    Dentro desses parâmetros eu gosto da série, ela ainda tem uma história e um "background" bem interessante.
    Falta muito para ser aquela série que dá tanto prazer em assistir, e te captura, como Lost. Mas milagres (Fringe é um exemplo) podem acontecer...

    ResponderExcluir
  18. Fringe, ao contrário de muita gente, eu gostei desde o primeiro episódio. Eu acompanhava Arquivo-X, só em ver as 'semelhanças' fiquei super empolgado. Os 'Massachusets em #D' e a divisão 'Fringe' mto loucooo!

    ResponderExcluir
  19. meu deeuuuss e o 1x08 que episódio ruim foi aquele??? parece um flashback do Jack fazendo tatuagem de 50 minutos...

    acho que vou desistir dessa série...

    ResponderExcluir
  20. Caraca!!! Essa série vai de mal a pior! Acabei de ver o episódio 9 e é MUUUUUUUUUUUUUUITO chato. Tipo só o flashback do médico assistente da Olivia que ia se suicidar. Em LOST os flashbacks tem sentido, são só umas poucas pessoas, mas em FF são 7 BILHÕES DE PESSOAS que tem história pra contar. Vão fazer flashback do mundo todo? Ou só o pequeno grupo da série é importante no mundo? A história é "grande" demais para focar só num grupinho do FBI e seus agregados. Parece que o roteiro foi feito por crianças... Acho que entraram num beco sem saída e já tão fazendo filler. Mais um episódio ruim desses e tô fora!

    ResponderExcluir
  21. o 9 nao saiu ainda, tá no 8.

    novela mexicana total...
    o kra tenta se matar porque tem um cãncer... affffffff
    o kra ve que a salvação é uma mulher que ele nao conhece.. afffff
    nao acha a mulher, mas a mulher tbm tá procurando ele.... affff

    que lixo!

    é manoel carlos que tá escrevendo esse seriado?

    ResponderExcluir
  22. O 9º Episódio já foi exibido sim na quinta-feira, 19/11/2009 com o título "Believe".
    Centrado no Dr. Bryce.

    FF só não está perdendo para Heroes. Isso que é sofrimento, acompanhar as duas séries... hehe

    ResponderExcluir
  23. Respeito a opinião de todos, mas discordo plenamente. Não acho que uma série tenha que ter ação, suspense, drama e romance tudo de uma vez. Faz parte de toda história boa uma certa falta de sincronia com a história central, onde posteriormente, tudo se encaixará... Aconteceu isso com Lost, que eu amo demaaaaais e com Fringe, igualmente. É só vocês saberem esperar, que verão que no fundo no fundo, estavam enganados com essa série!!!!
    Bjos a todos!

    ResponderExcluir
  24. Primeiro episódio muito bom com queda progressiva. Assim eu vejo FFWD. Cada episódio apra mim está de mal a pior, pelos seguintes motivos: a falta de carisma absoluta dos personagens, aliada às caras e bocas do ator que faz Mark, do também excesso de piadinhas chatas que tentam em vão demonstrar que os personagens são decolados;sem contar a repetição excessiva de FFWDs e a antecipação de cenas que seriam de suspense se não fossem os diálogos que contam o que vai acontecer (exemplo: cena do suicídio), o tom exageradamente melodramático e a falta de timing. A única coisa que me faz assistir é saber que tal "experimento"foi esse. O que, nessa altura do campeonato, tenho quase certeza que vai me decepcionar.

    ResponderExcluir
  25. "que se perca menos tempo naquelas brigas bestas entre Olivia e Mark ou em investigações que não levam a lugar nenhum"

    Tu disse tudo! Só acrescento uma coisa: a total falta de carisma dos personagens! O único que interessa é o do Dominic Monaghan, já que ele parece ser quem vai explicar tudo na história. Os outros, descartaveis

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.