terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dexter – Comentários do ep. 4x10

Ep. 4x10 “Lost Boys” (exibido no dia 29/11/2009 nos EUA)



Goste ou não dos rumos que a série tomou ( e eu tenho gostado muito), se há uma coisa a se reconhecer dessa quarta temporada de Dexter, é que não tem faltado ousadia no intuito de subverter a imagem que construímos de seu protagonista. Fato é que o Dexter de hoje é muito diferente daquele que conhecemos nos anos anteriores. Ele é mais humano e por isso mesmo cheio de complexidades e contradições. Fora isso, Dexter não é mais só um sujeito frio e extramente calculista. Ele agora se importa, sente e age muito mais pela chance (ou seria obrigação?) de salvar um inocente, do que para – com o perdão do trocadilho - matar sua sede de sangue.

Leia mais...

    Expondo a culpa que sente por usar a família como escudo ou artifício que corrobore-o como um cidadão normal, Lost Boys evidencia um Dexter com a clara noção de que suas ações clandestinas afetam direta e decisivamente as vidas não só da sempre insegura Rita, mas sobretudo de seus filhos, mais notadamente do pequeno Cody. Visto como pai exemplar por quem o cerca, como telespectadores testemunhamos Dexter experimentando a angústia de perceber que tudo que ele enoja no Trinity poderia ser um reflexo dele mesmo dali a alguns anos. Assim, mergulhando-o numa sensação até então desconhecida por ele, o episódio apresenta um panorama que pode transformar Dexter não mais num serial killer guiado pela psicopatia, mas sim pelo ‘simples’ desejo de fazer justiça marginal, o que de certa forma confirma uma interprestação que muitos de nós, enquanto fãs, temos dele antes de percebê-lo como um monstro.

    Reforçando a ideia de que essa pode ser a melhor temporada da série até aqui, Lost Boys ainda dedicou tempo a explorar a frágil relação pai e filha sustentada por mentiras que envolve o Trinity de Arthur Mitchell com a da repórter Christine. Confusa e motivada pelo desejo de proteger um homem que ela estranhamente admira, caberá à personagem ser o elo que abrirá o ato final da trama. Agora presa, não é exagero ainda imaginar que ela possa representar um risco de exposição que o Trinity queira evitar. Ainda assim, vamos combinar que na perspectiva desenhada para o encerramento da temporada, o que mais importa agora é ver como Dexter conseguirá se equilibrar na cada vez mais tênue linha que o separa da loucura de ter que ser duas pessoas absolutamente distintas, um atrativo que por si só já merece nossa atenção total.

10 comentários:

  1. Achei o episódio excelente. Fiquei tensa o tempo todo, torcendo pra q Dexter salvasse logo o menino. Estou aguardando agora o embate final. Assisti o preview e acho q o season finale será espetacular!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um episódio excelente ... E mais uma vez o disfarce do Dexter ficará muito perto de ser exposto. O episódio da semana que vem tem tudo pra ser sensacional !

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras para Dexter, melhor a cada ep.!

    Achei o Dexter nesse ep., parecido com um super heroi... Salvo uma vida, volto para casa ao lado da mulher e assistiu a noticia do menino salvo, sem que ninguem soubesse... Hehe não vejo a hr do 4x11, a promo foi sensacional!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha esquecido como Dexter era capaz de desenvolver um clímax tão legal :p

    Nem vi a promo...ela tem mto spoiler.
    Gosto de ver tdo 'limpo'. Hhausha.

    ResponderExcluir
  5. episódio excelente! tb acredito que esta já está sendo e será a melhor temporada de todas.
    Fiquei tensa o tempo todo e pra encerrar a promo foi espetacular, contando os dias pro próximo episódio.

    ResponderExcluir
  6. apesar de ter sido um episódio muito bom, essa temporada não chega nem perto da 1ª e da 2ª... Aquele Dexter confuso com seus sentimentos, meu alheio a tudo que acontecia, e mais frio... se encaixava melhor...

    ResponderExcluir
  7. Pra mim essa tá sendo a melhor temporada da serie. Só o "Hello, Dexter Morgan" cresce muita a ansiedade.
    :D

    ResponderExcluir
  8. Eu tb estou achando essa temporada a melhor de todas. A explicação pra esses novos sentimentos do Dexter (que estão assustando também a ele)é a ligação com a familia, algo que o fez sentir-se um pouco vivo.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo Episódio!

    Já estou na contagem regressiva para a Season Finale!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.