domingo, 28 de fevereiro de 2010

No Brasil, consumidor geralmente é sinônimo de palhaço, mas há (raras) exceções

Antes de qualquer coisa uma boa notícia: as atualizações do blog serão retomadas essa semana com muita coisa bacana. Vocês não perdem por esperar ;)



O título do post pode até parecer meio off topic, mas acredite, tem tudo a ver com o blog, que na essência fala de entretenimento e do consumo que ele evidentemente gera. Esclarecimento feito, vamos ao que interessa pois creio que uma das situações que relato abaixo seja infelizmente comum demais, ao passo que a outra seja mais rara do que deveria.

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    Cinemark: um jeito 'sujo' de (des)respeito ao cliente

    Nesse domingo, 28 de fevereiro, Juliana e eu fomos ao Cinemark Botafogo no Rio de Janeiro para ver Toy Story 1 em 3-D na sessão de 12:50. Como vocês devem saber, comparativamente o preço dos ingressos de salas 3-D são em média 25% mais caros que os das salas convencionais (que já não são tão baratos assim, diga-se) e que para ver um filme em 3-D é necessário usar um daqueles óculos de plástico fornecidos pelo cinema. Dito isso, imaginem qual não foi minha surpresa ao abrir a embalagem plástica lacrada e encontrar os 2 óculos, o meu e o da Juliana, totalmente sujos e com marcas de dedos nas lentes. Faltando menos de 1 minuto para começar a sessão e já com as luzes quase todas apagadas (o que é natural, claro), não tive outra alternativa se não limpar os óculos na minha própria camisa. Encerrado o filme, porém, obviamente procurei pela gerência do Cinemark para cobrar explicações e quem sabe ouvir no mínimo um pedido de desculpas, afinal, ali eu era um cliente e merecia ser respeitado como tal. O que aconteceu porém, é que ao falar com uma Sra. chamada Greyce, que se identificou como gerente do Cinemark Botafogo, não tive qualquer explicação sobre os motivos dos óculos lacrados estarem tão sujos e muito menos um pedido de desculpas, já que a Sra. Greyce se limitou a dizer de forma nada cortês que se eu tinha ficado tão incomodado com a sujeira dos óculos, deveria ter saído da sala (mesmo que isso implicasse perder o começo do filme) e trocado os óculos. Pois é, parece que para a rede Cinemark, cliente/consumidor e palhaço são a mesma coisa.

    Em tempo, enviei um e-mail para o Cinemark cobrando uma posição e tão logo receba alguma resposta irei incluir aqui nesse mesmo post.

    Extra: uma empresa que leva a sério o bom relacionamento com cliente

    Na última 2ª feira, 22 de fevereiro, atraído por uma promoção exclusiva àquele dia divulgada pelo twitter oficial do Extra prometendo desconto de 20% para compras na loja de DVDs (que inclui Blu Rays) com o uso do cupom TWTDVD20, fiz o pedido dos BDs de Toy Story 1 e 2, com lançamento previsto para o próximo dia 6 de março. Para obter o desconto, a orientação do site é que se coloque o código do cupom na área apropriada o que acarretará na redução correspondente no final do pedido. Seguida a orientação, e finalizado o pedido, percebi que os 20% de desconto não haviam sido aplicados, o que me fez contatar o twitter do Extra logo em seguida, que me respondeu prontamente por mensagem direta informando que o problema seria averiguado e pouco depois, dessa vez por reply, indicando que o estorno referente aos 20% não computados no pedido seria feito. E isso tudo, notem, no mesmo dia e poucas horas depois que o problema ocorreu. Bacana, não? Acha que acabou por aí? Não, pois acrescentando mais um detalhe positivo ao caso, no sábado, 27 de fevereiro, recebi uma ligação do Extra informando que o valor do desconto a que teria direito no pedido poderia ser creditado diretamente em minha conta corrente se assim desejasse, o que evidentemente comprova o que eu disse no subtítulo desse textinho: o Extra, efetivamente leva a sério o bom relacionamento com seus clientes prezando não só por sua satisfação, mas sobretudo agindo com respeito, atitude cada vez mais rara nos processos de outras tantas empresas, não é Cinemark?

    Reclamações e elogios feitos, pergunto: já passaram pelo mesmo tipo de situações? Se sim, o que foi feito e o que é mais comum para vocês?

17 comentários:

  1. uma vez fiz uma compra pelo mercado livre e optei pela entrega via sedex. rastreando meu pedido no site dos correios, constava que o entregador veio até a minha casa duas vezes e eu não estava. entrei em contato com o vendedor, com o mercado livre e com os correios e sabe qual resposta tive dos 3? nenhuma! eles nem respondiam meus e-mails! os dias foram passando e quando, segundo eles, pela quinta vez vieram até minha casa. eu perdí a paciência e fui buscar a encomenda na agência dos correios. para quem quiser conferir: http://tinyurl.com/ykcdpt9
    ou seja: paguei e tive que fazer eu mesmo o serviço dos correios. detalhe: nesta época eu estava desempregado e meus pais são aposentados. seria impossível eles virem aqui e não encontrarem ninguem...

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  2. Comprei pelo Extra.com, tb depois de ver uma promoção no Twitter e não me arrependi! A entrega foi rápida, em ótimo estado: os livros vieram numa capa de plástico bolha grossa, bem diferente de outras lojas, que enviam livros de qualquer jeito, inclusive amassando as lombadas. E os DVD's comprados também vieram muito bem embalados. As dúvidas e os elogios que fiz foram prontamente respondidos no Twitter, o que me surpreendeu.

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  3. Isso parece ser de momento. No meu caso, fiz uma compra no extra dia 28/01, optei pelo frete rapido, não chegou, passei quase 20 dias ligando todos os dias, e o atendente sempre dizia : "estou pegando os seus dados e passando para o setor responsável, que irá entrar em contato", nunca recebi uma ligação do tal "setor responsavel", 3 dias depois de cancelar, ligaram pra mim informando que haviam enviado, tive que esperar mais 5 dias. Ainda não me ressarciram do frete rápido...

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  4. Cinemark - Quando assisti Avatar 3D aconteceu a mesma coisa, recebi o óculos lacrado no plástico, porém quando abri estavam sujos e riscados. E não apenas o meu, os de todos que estavam comigo também. Na minha opinião, já que pagamos bem mais caro, os óculos deveriam ser individuais, eu adoraria assistir um filme e "ganhar" um óculos personalizado e guardá-lo de recordação em casa. Até pq o material do óculos é fraquinho e não deve ser caro.

    Extra - Empresa excepcional, tanto a física quanto a virtual. A última compra que fiz via internet pelo Extra foi em época de natal, fiz o pedido em uma quarta a noite e na sexta de manhã já estava com o produto em casa. E estão fazendo um ótimo trabalho de contato com os clientes e futuros clientes via twitter.

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  5. Moro no ES e aqui perto de casa tem um Kinoplex (que aliás acho muito melhor que o Cinemark).

    Uma vez eu, meu irmão e um amigo nosso fomos ver um filme no kinoplex(Doze homens e outro segredo). Chegando na sala, percebemos que a sessão só tinha nós três. Não entrou mais ninguém e veio um cara dizendo que a sessão foi cancelada porque só seria exibida para três pesseoas.

    Apesar dessa atitude por parte do Kinoplex, eles nos deram ingressos grátis para assistir a um outro filme com mais gente na sessão e depois nós pegaríamos a próxima sessão do filme que queríamos ver inicialmente. :)

    Para nós foi uma boa solução, pois estávamos de férias, mas se isso acontecesse com uma pessoa que só tinha aquele horário para assistir ao filme, não daria certo...

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  6. Já tive diversos problemas na rede cinemark quando morava em sp, no West Plaza foi o pior deles, o atendente do cinemark simplesmente entrou no meio da sessão e ficou namorando uma garota com a porta aberta, a luz e o barulho me incomodaram tanto que eu desisti de assistir o filme, fui até a gerência e reclamei do funcionário. O gerente só riu e disse que iria falar com ele.

    Detalhe : ELE RIU NA MINHA CARA... como se pensasse : - Putz, de novo o fulano fez isso...

    Nunca mais entrei em um cinema da rede e só vou em cinema amarrado. Compro pirata mesmo e fico no conforto da minha casa.

    Infelizmente !!

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  7. Quando fui assistir Avatar das 21:30 (+-) no Cinemark do Shopping Metrô Santa Cruz, a sessão atrasou uma hora e meia devido a um suposto blackout (imaginem a hora que começou!). Além disso, lá pra parte que os cientistas trocam de "base", o vídeo se foi e ficamos alguns minutos só com audio. Só por causa disso, eles voltaram até a parte que o Jake se perde na floresta, e nos fizeram rever todo o resto! Cheguei em casa de madrugada, só o pó. Claro que nem responderam minha reclamação, nem a reclamação sobre não responderem minha reclamação. O negócio foi deixar.. Ah, e os óculos estavam sujos também, mas essee foi o menor dos problemas naquela noite. Cinemark nunca mais.

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  8. Davi, infelizmente o que deveroia ser regra é exceção. Passei a mesma coisa no UCI do Jardim Anália Franco, em São Paulo. Óculos imundos e, pra piorar, um atraso de meia hora no início da sessão. E ninguém dá nenhuma justificativa ou satisfação pro público que aguarda.
    No dia seguinte fiz a reclamação no SAC do UCI. Adivinha se recebi algum retorno ou pedido de desculpas?

    Ou seja, já dá pra ver que o comportamento das empresas de cinema é f..... o cliente. Depois reclamam que o público é cada vez menor...

    Abraço!

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  9. Esse cinemark é uma vergonha.... toda vez que eu assistia filme em Brasilia tinha que pedir com ar condicionado incluso... e a menina da bilheteria ficava revoltada comigo.... mas é pq toda vez a gente ficava suando dentro do cinema... uma profunda falta de respeito com quem paga um absurdo pra assistir um filme....

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  10. Acho que eu dei sorte com o Cinemark aqui em Aracaju, então.

    Uma vez há muito tempo atrás eu fui ver um filme e antes da sessão começar o gerente veio na sala dizer que o ar-condicionado estava com problema, mas que o filme seria exibido normalmente, então quem quisesse poderia assistir e que todo mundo ganharia um ingresso para assistir qualquer filme em qualquer dia e em qualquer sessão. E a sala nem tava quente. Dava pra assistir o filme tranquilamente.

    Na outra vez eu fui com a minha irmã e com meu namorado assistir Extermínio 2 e vi o horário da sessão pelo site. Quando cheguei lá para a sessão das 20h, a moça da bilheteria me informou que o horário do site estava errado e que a última sessão do filme tinha sido às 18:30. Acabamos comprando ingresso para assistir a outro filme, mas resolvemos falar com o gerente. Ele devolveu nosso dinheiro, deixou a gente assistir o filme de graça e deu uma cortesia para cada para vermos outro filme quando quiséssemos.

    Depois disso nunca mais tive problemas. Não tenho o que reclamar do Cinemark.

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  11. Davi esse óculos tão tecnologicos q o cinemark pega de volta e depois nos devolve no próximo filme "esterelizados" deveriam ser descartáveis. A Mundo Estranho de fevereiro desse ano tem uma matéria sobre Avatar e fala sobre efeitos 3D. Esse óculos custa 65 centavos de dólar, com a inflação 1,20. Aqui em salvador o filme é 4 reais mais caro. Isso é uma falta de respeito com o consumidor.

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  12. Pois é, da primeira vez que fui ver um filme 3D no Cinemark (Avatar), achei isso ridículo! Tenho certeza de que o valor (absurdo) pago pelo ingresso podia tranquilamente pagar pelos óculos utilizados na sessão! (em Guarulhos, o cinema 3D custa 6 reis a mais que o normal, uma facada) E como eu vou saber se aquilo foi realmente esterelizado? Em tempos de gripe suína, o mínimo que eles podiam fazer era dar um óculos por cliente...

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  13. No Cinemark da cidade de Natal-RN o atendimento da gerência tambem deixa a desejar. Com filas quilométricas com apenas 2 caixas, faltando 5 minutos para a sessão promocional fui perguntar a gerente como eu iria comprar o ticket pra o filme se este já estava quase começando. Ele disse que nao podia fazer nada, que eu ficasse na fila e, caso nao desse tempo, pagasse mais caro pra ver o mesmo filme pouco tempo depois. É muita cara de pau...

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  14. O pessoal reclamando ai de 4 ou 6 reais a mais no ingresso... aqui em Fortaleza o único cinema 3D é da Centerplex que cobra o dobro do valor normal... os filmes normais são 15 reais e os 3D são 30 reais. Pelo menos nunca peguei óculos sujos... mas são bem vagabundinhos e desconfortáveis... e é que são da Dolby...

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  15. Ah essa questao do óculos 3D sujo também ocorreu comigo quando fui assistir Avatar...
    Tive que optar pela mesma coisa que voce, ficar tentando limpar com minha camiseta a sujeira. Isso é tudo mesquinharia, pois os óculos deveriam ficar conosco, já que pagamos a mais por isso. Custam um valor ínfimo perto do que pagamos a mais para ver em 3D. Mas é CineMark, e Cinemark é Brasil, onde todos querem lucrar em cima de todos.

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  16. Essa historia do oculos 3D sujo tb me aconteceu qdo fui assistir avatar no cinemark downtown.
    Não me incomodei em lipar os óculos, apenas com a qualidade deles (ja que o do shopping tijuco eh muito mais confortavel)
    Certamente se eu fizesse alguma reclamação e me tratassem mal, eu faria sim uma reclamação via e-mail e certamente jamais voltaria a assistir nada naquele unidade.

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  17. Eu posso contar a ultima que aconteceu comigo de maneira rapida e direta, comprei uma TV de 35'em nov do ano passado a vendedora me mostrou e garantiu que a tv já vinha com o bendito codificador interno bom comprei 2 mes atras eu havia efetuado uma compra posso dizer um pacote pois comprei sofa,armaerio,cama,etc... ou seja gastei muita grana e ainda estava pagando e ainda comprei paralelo uma tv que estava com um descontão.... eu sei que para a tv funcionar direito precisa de uma antena uhf então como tinha contas frescas para pagar e a tv mesmo sem antena estava pegando o sinal analogico tranquilo eu esperei até janeiro começo de fev. para comprar a antena pois não queria comprar qualquer uma enfim comprei instalei no beral do telhado e depois de descer e ligar a tv a minha surpresa não estava nada limpo então liguei para a PHILIPS(antena) e eles me explicaram e sugeriu que eu verificasse com o fabricante da tv antes de efetuarem a troca da antena... liguei para a LG e para a minha surpresa o modelo que a vendedora me vendeu não TEM o cod. imbutido e a LG disse que as lojas costumam fazer isso falar que tem e não TEM...fui ate a CASA BAHIA e FILHO DA BOA MAE daquele gerente bigodudo safado me atendeu super mal pois eu queria satisfação afinal ainda estou pagando os moveis etc... que eu comprei la a tv faltava 1 prestação e o cara foi super arrogante, nos atendeu no meio da loja mesmo não quis nos levar ate a mesa ou escritorio explicamos ali mesmo junto com todos os vendedores e clientes, e sem falar das inumeras interrupções de funcionarios e clientes vindo falar com ele e se notar na cara que ele tava se lixando para o meu assunto no final ele nao resolvel nada e disse que ele trocaria se tivesse indentificado o problema nas 72hs... se eu tivesse visto isso nas 72h ele iria falar que só trocaria se o produto apresenta-se problema rela de defeito a falta de uma função não é considerada eu sei pois já aconteceu isso comigo anos atras qdo na epoca comprei uma tv tubo de 30' e para a minha sorte a tv veio com defeito e depois de um anos eu resolvi a situaçao mais essa aqui nao deu sorte eu gastei dinheiro com tudo oque comprei + uma antena que nao esta tendo utilidade nenhuma e fui enganado pois a vendedora falou tudo isso verbalmente...

    UMA LIÇÃO QUE EU TIREI TUDO QUE EU FOR COMPRAR AGORA EU IREI VERIFICAR ANTES NO CATALOGO E NA HORA DE COMPRAR OU MESMO PESQUISAR COM O FILHO DA **** DO VENDEDOR(A) EU IREI FILMAR TUDO POIS é uma falta de respeito o Procon sabe disso os fabricantes sabe disso e ninguem faz nada sabe que as lojas vendem e empurram mercadoria dizendo qeu tem coisas e não tem nada...
    Não temos direito a nada somos feito de palhaço e boa.

    No caso eu comprei tudo isso na CASA BAHIA - da cachoerinha

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