quarta-feira, 24 de março de 2010

The Pacific – Nova minissérie da HBO é um documento histórico imperdível



Dos pontos da História que sempre despertam meu interesse, a 2ª Guerra Mundial é disparada um dos que mais me atraem, afinal, imaginar quão diferente o mundo seria hoje se a ideologia do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) tivesse saído vitoriosa daquele conflito é um exercício e tanto de reflexão.

Leia mais...

    Explorada quase à exaustão em dezenas de livros, filmes e programas de tv ao longo dos anos, encontrar material que ainda prove ser relevante sobre os diversos cenários do conflito não pode ser tarefa fácil. Para nossa sorte no entanto, Tom Hanks, Steven Spielberg e a HBO pensaram diferente e repetindo a parceria que trouxe a aclamada Band of Brothers à tv em 2001, deixam o teatro de guerra travado na Europa de lado para mergulhar nas grandes batalhas ocorridas no Pacífico.

    Com orçamento estimado em US$200 milhões e dividida em 10 partes, The Pacific estreou no domingo, 14 de março, na HBO americana (no Brasil a estreia ocorre no dia 11 de abril às 22h) sob a sombra de inevitáveis comparações com Band of Brothers, de quem emula a estrutura narrativa e técnica com a mesma alta qualidade (com destaques para a direção minimalista e para a excelente fotografia empregada). E a verdade é que de novidade mesmo só os breves depoimentos de veteranos que somados às introduções narradas por Tom Hanks em cima de imagens de arquivo da época, ajudam a contextualizar as ações mostradas em cada episódio.


    Robert Leckie, Eugene Sledge e John Basilone

    E se Band of Brothers utilizava o livro homônimo do historiador Stephen E. Ambrose como base para os eventos em foco naquela minissérie, The Pacific busca nas experiências de 3 fuzileiros, Robert Leckie, Eugene Sledge e John Basilone, os instrumentos que servem como pano de fundo à narrativa de toda trajetória da ofensiva americana até a rendição do Japão.

    Assim, concentrados nas ações que mostram a chegada da marinha e de seu corpo de fuzileiros à ilha de Guadalcanal (importante ponto estratégico para abastecimento de tropas na região), a dura resistência e sua posterior conquista, os dois primeiros episódios se dedicam não só a introduzir as figuras que estariam no centro daqueles eventos, mas principalmente em expor toda sorte de mazelas físicas e morais a que se expuseram aqueles homens.

    Focando-se inteiramente no lado americano dos eventos, há claro um certo ufanismo em determinadas passagens que no entanto não chegam a incomodar, visto que o impacto visual das cenas grandiosas e detalhistas aliadas às reflexões levantadas através dos protagonistas, fazem de The Pacific muito mais que uma minissérie, mas um verdadeiro documento a ser para sempre revisitado.

    Dessa forma, resumindo bem o espírito do que a produção propõe, no episódio 1 Robert Leckie define assim o impacto que uma guerra dessa proporção provoca no espírito humano: “Há coisas terríveis que os homens podem fazer aos outros numa guerra. Confessar essas tragédias a Deus é fácil. Difícil mesmo é ter que carregar isso”, enquanto no episódio 2, quando o foco recai sobre John Basilone, vemos o que o isolamento é capaz de provocar no sentido da alteração de valores ao mesmo tempo em que amplifica o espírito da camaradagem e a dor que a perda de um amigo querido que se vai numa batalha qualquer provoca em corações e mentes.

    Dizer se The Pacific vai superar Band of Brothers ainda é prematuro, mas com o esmero de uma produção digna das maiores e mais significativos do gênero, já me parece bem razoável assumir que tal qual sua irmã mais velha, ela tem todos os elementos para ficar marcada como um belíssimo filme de 9 horas, que muito mais do que tiros, explosões ou cenários grandiosos, deixa mensagens absolutamente pertinentes e indispensáveis para quem busca entretenimento com algo a dizer.

3 comentários:

  1. Desde que fiquei sabendo sobre The Pacific (aqui mesmo no Dude!), fiquei muito animada com a série. Ainda não comecei a ver por falta de tempo, mas pelo comentário, já vi que vem coisa grandiosa por aí! Valeu, Davi!

    ResponderExcluir
  2. Hanks é um amante da história da Segunda Guerra, e coloca detalhes dos depoimentos dos veteranos, curiosidades, e fatos históricos, tudo junto dentro de um episódio, o que aumenta a sensação de que aquilo tudo que estamos vendo realmente aconteceu. Eu já sentia isso em BoB, e agora, em Pacific, com aquelas filmagens em P&B antes do episódio então... certamente terei o box!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver os 2 primeiros eps., amanhã verei o 3°...

    Mas ja digo, que senão for melhor que band of brothers, vai chegar perto^^

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.