terça-feira, 6 de abril de 2010

Filmes que precisam ser lançados em Blu Ray

Embora ainda seja pouco badalado no Brasil em função do custo alto e restritivo, o Blu Ray já atrai a atenção de colecionadores que lentamente estão trocando as aquisições de DVD pelas de BDs (os Blu Ray discs). Nesse panorama, o que por enquanto parece frear o interesse de muita gente é o fato de que alguns dos grandes clássicos do cinema (moderno ou não) ainda não foram lançados no formato. Com isso em mente, pegando carona na ótima matéria do Screen Rent que lista 10 filmes que precisam ganhar versão em BD, destaco as minhas preferências e incluo outras. Será que você concorda com elas?

Leia mais...

    Pulp Fiction – Cheio de personagens, diálogos e cenas marcantes sempre embaladas por uma trilha não menos brilhante, o filme é um dos grandes ícones da cultura pop e o melhor do Tarantino. É item obrigatório na coleção de qualquer um. Agora só falta a Disney (que comprou a Miramax em 2008) e o próprio Tarantino talvez, fazerem a parte que lhes cabe.

    Psicose – Além de ser um dos grandes filmes de Alfred Hitchcock, foi simplesmente o filme que definiu o suspense no cinema sendo imitado (com pouco sucesso) por muitos outros que vieram depois.

    Cidadão Kane – Considerado por muitos críticos e cinéfilos em geral como o melhor filme de todos os tempos, essa obra prima de Orson Welles já mereceria um lançamento em BD para ontem, mas perto de completar 70 anos (o que ocorrerá em 2011), a produção precisa de uma edição comemorativa recheada de extras.

    Trilogia Indiana Jones – Ainda que divertido e fiel às características da franquia, Indy 4 não foi o filmaço que poderia ser. Dito isso, se já o vemos em BD, cadê a excelente trilogia que alçou o personagem de Harrisson Ford (e o próprio ator por tabela) ao rol dos grandes do cinema? Quem não quer ver as grandes sequências de ação daqueles filmes e ouvir a excepcional trilha de John Williams em altíssima qualidade?

    Apocalipse Now – Para muitos o maior filme de guerra da história e o estudo definitivo sobre o impacto psicológico que uma guerra exerce sobre os envolvidos. ‘Só’ isso e aquela cena dos helicópteros bombardeando uma vila praiana ao som da ópera Valquíria de Wagner já bastaria para justificar uma versão do filme em BD, mas se precisarem de mais um argumento, basta lembrar da atuação arrebatadora de Marlon Brando como o coronel Kurtz.

    Trilogia Parque dos Dinossauros – Tudo bem que os filmes foram perdendo a força à medida em que a franquia cresceu, mas ainda assim quem não gostaria de rever aquelas cenas grandiosas mostrando os dinossauros de volta à Terra em toda sua magnitude? Alô Spielberg, acorda! Já passou da hora de lançar a trilogia em BD.

    As duas trilogias Star Wars – Sim, eu também concordo que a trilogia clássica é bemmm melhor que a mais recente, mas duvido que algum fã da saga imaginada por George Lucas há mais de 30 anos abra mão de poder ver as grandes sequências de batalhas entre a rebelião e o Império e os cavaleiros Jedi em ação na magnitude da qualidade que o Blu Ray oferece.

    Cidade de Deus – Indicado a 4 Oscars, badalado pela indústria e um dos 100 melhores de todos os tempos segundo avaliação da revista Time. Com um currículo desses, chega a ser um absurdo pensar que até hoje a Globo Filmes não tenha pensado em relançá-lo num formato muito melhor. Parodiando um personagem do filme, DVD é o car@#%&, queremos o Blu Ray, porra!

    Se7en – É incrível, mas um dos thrillers de suspense mais tensos e envolventes das últimas décadas continua fora das prateleiras de colecionadores de BD até hoje. Alô Warner, que outro motivo melhor vocês estão esperando para lançar o BD do filme, do que seu aniversário de 15 anos que se aproxima?

    Ben Hur – Vencedor de 11 Oscars (ainda hoje um recorde só equiparado, mas não quebrado) e revolucionário para sua época, é o tipo de produção antiga, mas que ainda hoje, quando se aproxima de completar 60 anos, figura fácil no rol dos filmes com as maiores e melhores sequências de ação da história do cinema. Precisam de mais para justificar uma versão do filme em BD?

    Trilogia De volta para o futuro – Não tem jeito, quando se fala em Michael J. Fox ou mesmo no direto Robert Zemeckis, são esses filmes que vem à mente de quem teve o prazer de ver essa típica franquia do cinema pipoca surgindo em meados da década de 80. A trilogia ganhou um lançamento bem razoável em DVD, é verdade, mas a gente sabe que a trilogia pode render muito mais no BD, né?

    ET – Analisando de forma apressada dá até para dizer que o Spielberg promove boicote ao formato, porque nem mesmo esse que é um dos maiores e mais emocionantes trabalhos de sua filmografia aportou no Blu Ray até hoje. De fácil apelo, ET foi um marco que as gerações mais novas precisam conhecer.

    Tropa de Elite – Ei Universal, que absurdo é esse de não lançar um dos melhores, mais polêmicos e comentados filmes brasileiros da última década no país onde ele foi produzido? Tá, oficialmente existe Blu Ray do filme, mas só na Europa! WtF! Chega daquela versão pobrinha em DVD. Estão esperando o que para dar o devido tratamento ao filme?

    Trilogia O Senhor dos Anéis – Tá eu sei que a versão em BD da trilogia chega às lojas gringas hoje, mas como se trata apenas das versões de cinema e sem nenhum material extra inédito em HD, continuarei esperando pelo lançamento decente da trilogia de Peter Jackson com as versões estendidas dos filmes e mais um monte de novos extras em alta definição. Será que a Warner gringa tá esperando a estreia de O Hobbit em 2012?

    Toda filmografia de Charles Chaplin – Ok, nem precisa ser toda. Se lançarem O Grande Ditador, O Garoto, Luzes da Ribalta e Tempos Modernos já me darei por satisfeito, mas por favor que venham com extras de bastidores, entrevistas e comentários de críticos e historiadores sobre o contexto dos filmes.

    ***

    E aí, já se rendeu ao Blu Ray? Pretende fazê-lo em breve? Que filmes gostaria de ver no formato?

9 comentários:

  1. Já tem blu-ray de Cidade de Deus na França: http://www.amazon.fr/cit%C3%A9-dieu-Blu-ray-Alexandre-Rodrigues/dp/B002GCKMXK/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=dvd&qid=1270579439&sr=8-1

    Agora não vejo muita necessidade de filmes como os do Chaplin serem lançados em BD, acho que eles não foram gravados em resolução equivalente ao blu-ray.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Daniel. Pena que só rode região B =/

    Sobre os filmes do Chaplin, um trabalho de restauração bem feito pode sempre fazer milagres. Eu tenho a edição comemorativa de 70 anos de E o vento levou e ainda que a imagem esteja em 4:3, é infinitamente mais limpa e definida que aquelas da versão em DVD, o que só aumenta o prazer de redescobrir o filme.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Concordo em ABSOLUTO com vc Davi!!

    Excelente gosto!! Mas dos que vc listou, oq mais gostaria de ter na prateleira em azul são as trilogias Senhor dos aneis, De Volta para o Futuro e Indiana JOnes!! com certezaaaa

    ResponderExcluir
  4. Seria interessante se lançaçem uma coletanea de filmes em blu ray dos principais faroeste produzidos, destacando edicoes com Rastros de odio(melhor fotogafia da historia, imaginem em blu ray!), era uma vez no oeste, os imperdoaveis, o estranho sem nome(execelente),but cassidy e sundance kid, meu odio sera tua herança e entre outros. Uma fato otimo e que ja existe uma versao de tres homens em conflito em blu ray de 179 minutos, e me facinei tanto com o lançamneto disso que pensei ate em compra-lo sem mesmo ter um aparelho blu ray.

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu incluiria Laranja Mecânica, Amadeus e O Exterminador do Futuro II.

    ResponderExcluir
  6. Diego, dos filmes que você citou, apenas O Estranho Sem Nome, ainda não foi lançado em Blu. Todos os demais tem versão Região A (que roda no Brasil).

    @Rodrigo, esses três que você listou já existem em BD também. O Exterminador 2 inclusive tem uma versão chamada Skynet com extras muito bacanas. Dessa eu posso falar porque tenho :p

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Diego Barbagelata eu comprei as 2 edições em DVD de Rastros de Ódio... e compro o Blue Ray se lançar... mesmo não tendo Blue Ray...

    ResponderExcluir
  8. Não sei se já foi lançando em BD, Um Corpo que Cai, do mestre Alfred Hitchcock, entra fácil para qualquer lista de melhores de todos os tempos.
    E Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, um dos filmes mais sinceros e belos que já assisti e por enquanto continua somente em DVD.

    Já assistiu algum Davi? Recomendo!

    ResponderExcluir
  9. Alguns destes filmes da lista já existem em blu ray.
    Pulp Fiction 1994 1080p POL Blu-ray AVC DTS-HD MA 5.1-HDBT
    Seven 1995 1080p Blu-ray H.264 DTS - HD MA 5.1
    Indiana Jones And The Kingdom Of The Crystal Skull 2008 Blu-ray CEE 1080p AVC Só o último mesmo
    Cidade de Deus, Tropa de Elite e Senhor dos Anéis (versão não estendida) também já existem.
    Quanto a questão de ser antigo, existe um erro muito comum em achar que filme antigo não é “compatível” com alta definição.
    Todo filme produzido em película tem normalmente resolução MUITO maior que a de um singelo blu ray, já que sua resolução é fotográfica. O que estamos vendo hoje em HD nada mais é que uma resolução bem próxima do que é visto no cinema (sim, porque mesmo sendo 1080p, ainda não chegou a igualar com a resolução do cinema).
    http://s64.photobucket.com/albums/h199/cezarsky/formatoscomparados.jpg

    Davi acompanho a tempos o seu blog sobre lost, mas só hoje conheci o dude news, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.