segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os retornos de FlashForward, V e Fringe lá fora

Com spoilers para quem não segue a exibição americana


Não que eu estivesse muito animado, mas confesso que depositava esperanças de que a pausa na produção de FlashForward colocasse a série nos eixos. Ledo engano. A boa ideia continua muito mal desenvolvida com subtramas vazias em episódios que trocam a empolgação pelo sono que provocam. Não há rumo definido para nada ali, e tudo parece acontecer sem propósito algum, vide a história do outrora alcóolatra Aaron Stark e sua filha agora novamente desaparecida por exemplo. E se a trama continua sem rumo, os personagens continuam rasos e sem grandes desenvolvimentos ou mesmo sem ter papéis claramente definidos nas consequências do flash global. Mark Benford é só um herói errante? Simon um vilão irritantemente caricato? Lloyd o anti-herói imcompreendido? E o tal fenômeno, afinal: uma conspiração com objetivos definidos ou um ‘simples’ acidente científico? Não sei a resposta para nada disso e confesso que já perdi totalmente a vontade de descobrir. Com ou sem flash, o futuro da minha relação com a série depois do episódio 13 já está definido: adeus FlashForward, (não) foi bom te conhecer!

Leia mais...
    ***
    Bem mais honesto no que propõe, o remake de “V” ainda não é um programa imperdível, mas tampouco decepciona de forma decisiva como FF. Investindo de forma explícita num thriller de teor conspiracionista, a série protagonizada por Elizabeth Mitchell não tem a menor vergonha de ser profundamente maniqueísta. Ali não há personagens complexos. Só o que importa em “V” é saber que os alienígenas que chegam à Terra liderados por Anna são os vilões interessados em dominar a humanidade e que o grupo de rebeldes constituídos por Erica (Mitchell), pelo padre Jack e por Ryan são os mocinhos tentando expor e derrubar os chamados Visitantes. Explorando de forma superficial (mas nem por isso desinteressante) o poder que manipulação psicológica exerce, a série se foca mais na ação do que nas sutilezas de roteiros mais desenvolvidos. Despretenciosa e com tema de gosto limitado, “V” não é série para se tornar fenômeno popular, mas passados cinco episódios continua garantindo uma boa diversão para quem não espera demais de uma produção que passa longe de falar de choque de culturas e/ou civilizações e só quer mostrar a boa e velha disputa de bem x mal.

    ***

    Quem acompanha meu tweets sobre Fringe, sabe que uma das minhas grandes reclamações com relação à série é sua irregularidade. Dito isso, “Peter”, episódio que marcou o retorno da série semana passada nos EUA, fez a produção voltar a ganhar muitos pontos no meu conceito ao investir no desenvolvimento de suas personagens sem abandonar o investimento na mitologia construída há quase dois anos. Emocionante e envolvente em sua narrativa, o episódio traz através de um grande flashback de Walter (que aparece incrivelmente mais jovem graças ao bom trabalho de maquiagem e efeitos), a revelação das circunstâncias que motivaram o personagem a literalmente roubar o Peter do outro universo da história, num evento que certamente deve estar diretamente associado à tal guerra mencionada ao longo da trama. Seria o Walternativo (apelido dado pelo próprio Walter à sua contraparte) o grande vilão por trás dos fenômenos do padrão? Parece óbvio a essa altura, mas se a revelação for de fato essa me darei por satisfeito desde que a trama explore um pouco mais as nuances que separam os dois universos dando espaço para o papel de Olivia e Peter, que na percepção dos Observadores, é fundamental. Por que e para o que? Curiosíssimo para descobrir, mas sobretudo para ver que novas surpresas (como a da abertura retrô) nos aguardam. Fringe voltou com tudo.

25 comentários:

  1. Olá Davi,
    Fiz um comentário lá no Dude e citei esse ep de Fringe sobre o quanto ele nos remete à Lost, principalmente ao próximo ep de terça.
    Walter explica o Efeito Casimir e o coloca em prática, para mim uma clara alusão ao que pode vir a acontecer com o Brotha. Você não teve esta sensação? Abs.

    ResponderExcluir
  2. São temas parecidos de fato, PC, mas só vai dar para saber quando assistirmos o episódio ;)

    Me parece que Fringe trata de universos alternativos e que podem se comunicar. Não sei se Lost vai pelo mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  3. discordo de sua opinião quanto à FlashForward, Davi. Axo a série super interessante, principalmente o desenvolvimento dos personagens (tudo bem q nesse quesito a série nao chega nem perto de Lost). Desde a primeira parte da temporada estou ligado na série, confesso q no início, os episódios nao me cativaram tanto, mas com o desenrolar da série nos episódios pré-hiatus fiquei realmente viciado... admito q como qualquer série, FlashForward tem seus deslizes, mas pelo menos por enquanto (só assisti até o episódio de retorno 1x11/12) a série tem me agradado bastante e parece, pelos níveis de audiência, agradar a muito mais gente.

    ResponderExcluir
  4. Davi, não desista ainda de FF, a série voltou muito bem após o hiato, o episódio duplo 11/12 e o 14 foram excelentes!! Com um nível empolgante de revelações, algumas que nem pensei que viriam tão cedo. Desse retorno, só o 13º que decepcionou um pouco, como vc mesmo comentou, mas os outros foram ótimos!!

    Analiso a série até o momento como muito boa, porém de fato muito aquém do que se esperava dela, mas também a expectativa era enorme, a anunciando como o novo Lost.. E novo Lost jamais existirá.. :P

    ResponderExcluir
  5. Flashforward não me prende por inteiro, mas ainda consigo me esperar um pouco até desistir. Acredito que ainda pode sair algo bom da trama.

    Quanto à Fringe, sou fã desde o início. Apesar de concordar que a irregularidade existe, gosto muito da série. Acredito que teremos bons episódios agora que Olivia voltou a identificar os objetos e pessoas que "pertencem" ao mundo paralelo e depois da revelação sobre a vida de Peter. Muito bom!

    Tenho um blog sobre Fringe que anda meio desatualizado, mas se alguém quiser conferir...

    fringe-se.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Davi na verdade eu até tinha esquecido de FF, só fui lembrar esse fds que tinha voltado, mas sinceramente eu não tô muito afim de acompanhar + FF, ainda mais depois do que vc escreveu.E pleo q eu tenho lido a série está correndo um grande risco de ser cancelada.
    Já 'V' tá muito bom, gostei muito do retorno, medo da Anna no final hehe
    E Fringe muito muito muito bom. Pq será que Peter é tão importante como o Observador disse?? Será q é pleo fato de ele ser do universo paralelo?

    ResponderExcluir
  7. Não consegui acompanhar Flash Forward, a série meio que não me cativou, assisti aos 7 ou 8 primeiros episódios e abandonei.

    Ja V estou gostando bastante, concordo que não é e nem será um fenômeno mas, acho que tem cumprido o que promete. Ação, bons efeitos especiais e personagens carismáticos além de ser uma série despretenciosa.

    E Fringe, assim como Lost, eu não consigo achar um episódio ruim, lol, gosto desde os focados na trama principal aos "monster of week". Concordo que os que desenvolvem a trama são melhores mas também me divirto assistindo os chamados "fillers".
    Esse último episódio achei sensacional, talves seja um dos mais importantes desta temporada ou de toda a série. Aquela "nova" apresentação meio anos 80 ficou muito legal, a maquiagem do Walter também, ele parecia mesmo mais novo.
    Confirmou várias teorias e acho que deixou bem claro que o sequestro do Peter é um dos motivo da possível guerra.

    ResponderExcluir
  8. Por mim ficava essa abertura nova ai de Fringe,esse estilo antigão eh legal. E outra, Spartacus ta melhor que Lost, durmam com esse barulho.

    ResponderExcluir
  9. Davi se nao me engano teve um episodio que o Walter aparecia ainda internado e ai ele falava que tinha recebido uma vizita. So que curiosamente essa pessoa que o visitava era ele mesmo. Naquele episodio eu nao entendi nada mas agora ta na cara que era o Walternative(que parecia bem nervoso)
    Saberia me dizer o titulo desse episodio? quero ver novamente

    ResponderExcluir
  10. Cara... acho que concordamos em tudo aqui!

    "FlashForward" tá muito esquisita realmente; as coisas não encaixam direito... por exemplo: não me entra na cabeça que, na hora H do flash forward NINGUÉM tenha se lembrado que AQUELE era o momento revisitado e não tenham dado um "sorrisinho" ou "tchauzinho" a si mesmos (e não me venham dizer que eles não o sabiam, pois o Mark estava justamente investigando o fenômeno!). Ou seja: acho que criaram um "monstro" que simplesmente não há como resolver e vão se arrastar até o fim (ou, mais provável, até a série ser interrompida sem explicar nada!).

    "V" é uma série infanto-juvenil como o foi a série original. Lagartos espaciais? Francamente... Então, se a proposta é essa, a coisa vai nos "conformes".

    Já "Fringe" (que pra mim é a melhor das três) é algo entre "Lost" e "Arquivo X", com seus mistérios e tal. E um trunfo que "Arquivo X" tinha e que nenhuma das outras citadas (incluindo "Lost") tem: dá pra ver até como um seriado "normal", vendo capítulos aleatoriamente. Acho até que a exibição daquele episódio "fora de ordem" foi para mostrar isso: "Fringe" é legal até sem precisar ficar preocupado com a sequência da história. Apesar de "profundo" em alguns aspectos, é "leve" o suficiente para vermos um episódio e ser plenamente satisfatório, como se tivéssemos assistido a um "House", por exemplo.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do comentário do "ze das couves" e concordo com quase tudo.

    E o que discordo nem tem muito haver com o post em questão. Tem haver com a idéia de ver um episódio eleatório de uma série ficar satisfeito. Primeiro isso não me agrada muito, pois gosto dos seriados que precisem ser assistidos por completo, que tenham realmente uma continuidade.

    Como exemplo vc citou House, mas até em House existe uma continuidade que acho indispensável. O drama médico da séria House, pode ser vista aleatoriamente, mas a história e o drama a vida de House, isso não. O personagem evolui a cada temporada e é isso que me atrai nas séries.

    Não sei se concorda, mas é isso...

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. FF:
    Eu acho q ainda assisto FF por não ter criado a expectativa que os produtores tentaram passar pra nós.
    Realmente tem hora q fica bem perdido, e digo mais, o final do episódio me deixou com uma preocupação: será que eles vão cair no mesmo erro de paradoxos de Heroes?! Já deu pra pegar que de alguma forma eles sabiam ou vivenciaram eventos futuros, alterando o presente deles, nosso passado.
    E concordo com o zé da couves, pq será q ninguém tentou se comunicar com o passado no estilo dejavu? Afinal, todos sabiam da data do dia 29. Enfim, ainda vou ver onde vão chegar.

    Fringe:
    Boa a dica do ThiagoSF:
    http://fringe-se.blogspot.com/2009/10/os-simbolos-em-fringe.html
    Não conehcia o significado dos símbolos. No mesmo estilo do código morse da abertura de Jericho (pena que foi pouco).
    Adoro Fringe. Alguém sabe dizer qtos episódios teremos ainda na segunda temporada?
    Abertura retrô foi demais. Até pensei que tivesse baixado uma release errada... rsrs

    Spartacus:
    Spartacus está sensacional, mas não vamos exagerar e dizer que é melhor que Lost einh?

    V:
    Não me elpolga muito, mas ainda acompanho.

    [ ]'s

    ResponderExcluir
  13. Pelo visto quase todos aqui compartilham da opinião de que Fringe é uma serie muita boa... e esse retorno foi demais!

    Mas diz aí Davi, se Fringe continuar assim, já pensou na possibilidade de criar um Blog sobre a série? dou a maior força! Ou Fringe ainda tem muito o que provar?
    É claro que eu não ousaria comparar com Lost... mas tô sentindo falta de um bom blog especializado em Fringe.

    ResponderExcluir
  14. Haha isso dá muito trabalho, Gustavo. Acho que vou preferir dar gás aqui no Dude News podendo falar de várias coisas de um jeito mais abrangente, mas nunca se sabe o que o futuro reserva ;)

    ResponderExcluir
  15. Talvez você nem precise deixar de assistir FlashForward: http://www.omelete.com.br/televisao/series-til-death-e-sons-tucson-sao-canceladas-flashforward-e-heroes-podem-ser-proximas/

    ResponderExcluir
  16. FlashForward realmente está parecendo político brasileiro: prometeu mais do que cumpriu. Juro q ainda assisto com expectativas mas...
    "V" tá indo bem, apesar de não ousar tanto, me lembro q o mais assustador da 1ª versão era os Visitantes engolindo ratos inteiros, rsrsrs. Mas tá indo bem, espero que melhore. Fringe é irregular sim, mas é difícil deixar de ver, com certeza vai entrar no ritmo e vai surpreender, espero q Anna Torv também...

    ResponderExcluir
  17. Todos vc's são suspeitos pra falar de Fringe (incluindo vc Davi)rsrsrsrsrsrs, mas apesar da péssima fama q FF ganhou eu acredito que a série ganhará uma segunda temporada.
    Já V perdi a estreia no Warner, tentei (off - baixar) mas não consegui kkkk vou assisti hj o segundo ep. pra ver se me agradada (tudo indica q sim!!!)

    ResponderExcluir
  18. FF: comecei a assistir pq achei o mote da história muito interessante, mas realmente, já estou chegando num nível de irritação tal com a série que tenho implicado muito com as caras que o ator Joseph Fiennes faz!

    Fringe: me lembra muito Arquivo X, que considero superior, mas ainda me prende a atenção, continuarei acompanhando, me parece bem amarrada, ao contrário da FF.

    V: achei o primeiro episódio meio rápido demais, em um capítulo já se sabia tudo o que estava por vir, não teve suspense! E assim continua pelo segundo... Não me admira já existirem rumores sobre seu cancelamento. Uma pena.

    ResponderExcluir
  19. Flashfoward: vi o re-piloto da volta, assisti o episódio seguinte e já conclui: DELETEI ISSO DA MINHA VIDA.

    V: Ainda não tive tempo de ver.

    Fringe: minha série preferida depois de Lost. Lembra muito X-Files, o pessoal reclama da irregularidade, mas faz parte do estilo X-Files da série, com episódios fillers pra entreter e uma trama mais complexa explorada em diversos episódios. Tem gente que não gosta, mas como eu passei a década de 90 assistindo X-Files, estou adorando a série comemorando a 3º temporada confirmada :D

    ResponderExcluir
  20. Concordo. Tem algo travado em FF.
    Fringe é meu preferido. O carisma dos personagens leva a série numa boa. XFiles tinha um charme especial, mesmo quando se tirava leite de pedra, já no final.
    E V...infelizmente não instiga.
    Enquanto isso, aguardamos ao Grand Finale de Lost - que mesmo que não responda à tudo, acredito que deixe muita saudade! Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. ei Davi, se tiver um tempinho faz um post sobre os últimos episódios de Fringe, principalmente o White Tulip, esse teve um final surpreendente!

    ResponderExcluir
  22. Já viu isso, Davi?

    http://www.guiadeseriados.com.br/2010/05/13/abc-cancela-flashforward-e-mais-series/

    Espero que termine explicando as coisas.

    ResponderExcluir
  23. Vi ontem. Larguei a série no ep. 11, li algumas pessoas dizendo que melhorou depois e tal, mas sei lá, a ideia inicial que era boa foi tão mal executada, que é justo que a série tenha sido cancelada.

    ResponderExcluir
  24. O "V" seria muito melhor e atrativo se houvessem personagens complexos e as tramas pudessem n ser tão óbvias. Garanto que os produtores de LOST convenceriam/enganariam aos espectadores que os aliens seriam o "bom samaritano" pra humanidade, antes de desconstruí-los após ao menos uns 10 capítulos, mas logo de cara no 1o EP a "Rainha-alien" discursou que eles são "pacíficos, sempre"... pra min só representou falsidade-clara, algo do tipo "me engana que eu gosto"...rsrsr. Bem que podiam ter criado um clima de suspense. Mas infelizmente no seriado somente 1 pessoa percebeu a farsa: Elizabeth Mitchell - Porque ela sacou que era pura falsidade?
    R: Ah! sei! ela teve um curso de conspiração e falsidade na ilha de LOST, com Ben Linus...rsrsrs

    No final, gostei muito da interpretação da brasileira naturalizada americana "Morena Baccarin" (vulgo "meio branca mal-passada" Baccarin).... apesar do nome, ela é linda fora outros atributos. Depois de Santoro em LOST vejo ela com a marcante "1/2" presença brasileira em um seriado
    americano, 1/2 porque tá mais pra branca-americana, que morena-brasil...rsrs (protetor solar fator 80)...agora seu português é melhor que o meu (falou um portuguÊs inpecável... pensei: não pode ser dublagem), ela deu uma entrevista no programa do JÔ a cerca 2 semanas!

    ResponderExcluir
  25. FF

    Final do ep. 14 foi o melhor momento da serie pra mim.
    Vc deveria dar uma checada, Davi.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.