segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dexter – Ep. 5x08 “Take It”

Episódio exibido no dia 14/11 nos EUA

Como é bom voltarmos a ver um episódio de Dexter movimentado, carregado de tensão e que ainda entrega um gancho digno de uma reação a la fu... tudo e agora?!, não? É verdade que ainda há coisas aqui e ali na trama que me incomodam, mas com roteiro aparentemente mais focado e objetivo, a ideia de que essa 5ª temporada como um todo ainda tem salvação me parece plausível.

Leia mais...

    Teve de tudo um pouco em “Take It”, mas os destaques acabam girando em torno de 3 pontos: LaGuerta revelando-se como uma grandessíssima fdp egoísta (ao passo que Batista abraça uma postura de fidelidade a colegas e valores); Dexter encarando/estudando Jordan Chase, o guru picareta que pinta como seu grande antagonista e posteriormente eliminando Cole sob o testemunho de Lumen e, claro, a cena final em que vemos o Robocop Liddy flagrando o passeio de barco de Dexter.

    À essa altura, obviamente estou ansioso para ver o iminente confronto entre Dexter e o principal agressor de Lumen, contudo, acredito que o foco por enquanto tende a cair mais sobre a possibilidade real de vermos o protagonista sendo exposto, afinal, como policial em Miami, é razoável esperar que Liddy associe o fato de Dexter estar jogando sacos suspeitos no fundo da baía de Miami com o não tão antigo caso do Bay Harbor Butcher, certo? Pois é, só resta saber o que ele tentará fazer com a informação que tem. Chantagear Quinn por mais dinheiro e tentar obter algo de La Guerta, talvez?

    Quanto à cada vez maior aproximação entre Dexter e Lumen, penso que seria um erro enxergar qualquer traço de atração romântica ali, afinal, o que Dexter sempre buscou foi alguém que pudesse vê-lo como ele realmente é que aceitasse o que ele faz sem julgamentos morais. Fora isso, por mais que nos simpatizemos pelo personagem e tal, no fim a gente sabe que por conta de sua natureza trágica e consciente, Dexter não pode ter um final feliz, né? Ou pode?

    Nota rápida:

    - E aquele papo da Debra dizendo que não sentia nada por ter matado Carlos Fuentes e perguntando ao Dexter se ele achava que pessoas ruins não merecem viver, hein? Seria o primeiro passo para uma futura conversa do tipo, “ei irmãzinha, preciso te contar uma coisa: mato pessoas ruins e também não sinto nada por elas.”?

12 comentários:

  1. Melhor episódio até agora. A história está finalmente se desenvolvendo. Achei muito foda o episódio, agora o seriado engrena! :D

    ResponderExcluir
  2. Nos livros do Dexter, a Debra descobre que ele é assassino no primeiro livro - que é quase que por completo a 1ª temporada. A partir daí, o Dexter passa a ajuda-la a resolver casos mais escabrosos

    ResponderExcluir
  3. definitivamente um romance entre Lumen e Dexter seria um pé no saco.

    e sim, concordo que a falta de sentimentos de Debra seja uma pista plantada para o último episódio da temporada em que Dexter contará para ela q ele eh o BHB

    ResponderExcluir
  4. Vim do futuro para dizer que vejo um Robocop embalado em papel filme.

    ResponderExcluir
  5. "Vim do futuro para dizer que vejo um Robocop embalado em papel filme."

    Se isso acontecer, desisto desse seriado, 5 temporadas e Dexter é praticamente invulnerável. Espero ver a decadência do personagem e o que isso vai trazer em discussão para todos na Miami Metro Police e a sociedade talvez. Dexter tendo final feliz não dá. Pode até ser feliz, mas tem que ser bem sofrido antes...

    Já em relação à La guerta fdp eu estava sentido falta, até que enfim ela re-aparece.

    A única coisa que me deixa confuso foi a direção nessa temporada ou a construção de enredo, no início da temporada temos um Dexter que não sabe se matar preenche o seu vazio como uma culpa devido à morte da Rita. De repente, ele volta a matar sem lembrar-se da Rita, como se nada tivesse acontecido (esqueceu foi?), mas no episódio 08 ele disse que a Lumen (a robin do batman) que por entendê-lo isso traz uma esperança de que existem pessoas que entendem seu lado negro. Achei os episódios meio que fora de ordem.

    Ok, o Dexter agora tem a Lumen robin que entende como ele se comporta e talz... e isso pode ser uma esperança de que talvez em um futuro julgamento as pessoas entendam o seu ponto de vista, ou não.... ao contrário ele sai matando sem culpa e sem preocupação do jeito que era na primeira temporada...

    Eu acho que o tem algo 'frouxo' nessa temporada, quero evolução e não regressão.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente a temporada engrenou. Agora consigo vislumbrar um final digno de um final de "Dexter"!

    ResponderExcluir
  7. pra mim a lumen nao tem nada de boazinha o policial fixar que ela chegou a miami uma semana antes de rita morrer, estranho neh...enfim tem algo estranho ai, ela é totalmente vítima?
    pow o dexter tão cuidadoso e inteligente num viu ser seguinho, deixou ser fotografado, mas ele num jogava o saco em alto mar? como o cara captou as fotos ou video? estranho demais...dexter entregar o jogo assim pra lumen, muito estranho, e matando sem ao menos pesquisar sobre suas vitimas a fundo? tem muita poeira debaixo desse tapete, muita mesmo, dexter me parece até meio pateta

    ResponderExcluir
  8. gente dexter vai acabar na 5a temporada???????????????????????

    Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  9. David, peloamordedeus, a série vai mesmo acabar na quinta temporada? Olha, se essa temporada não melhorar muito, vai ser uma lástima Dexter ser finalizada com uma season tão fraca.

    ResponderExcluir
  10. Lu, Rosa, não fiquei sabendo de nada apontando que essa pode ser a última temporada, que de fato estava fraca até o sexto episódio, mas agora deu uma boa melhorada, penso.

    ResponderExcluir
  11. Não tem mais review? Dos últimos e excelentes episódios não teve.

    ResponderExcluir
  12. Vai sim, Juliana. Tava totalmente sem tempo de comentar os eps recentes, mas entro em férias amanhã e coloco tudo em dia por aqui :)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.