quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Meu Top 10 no Cinema e na Tv em 2010

Me rendendo à tradição que toma conta de sites e blogs nos últimos dias do ano, fiz uma listinha com as 10 melhores produções que assisti no cinema e na tv ao longo de 2010. Obviamente, não vi tudo que pintou na telinha e principalmente na telona, mas condensando gosto pessoal e crítico, creio ter feito um top 10 razoavelmente justo, e você, claro, está mais que convidado a participar da brincadeira.

Top 10 - CINEMA


    A Origem (Inception)

    Inventivo, ousado, instigante e sobretudo inteligente. Adjetivos não faltam para definir esse que considero o melhor filme do ano e um desses casos raros de entretenimento que provoca reflexão.

    Ilha do Medo (Shutter Island)

    Sou muito fã de qualquer filme que prime pela sutileza para subverter expectativas com finais inesperados. Dito isso, contando com um suspense envolvente e interpretações consistentes, o filme tinha que ter lugar na lista de qualquer forma.

    Tropa de Elite 2

    Muito mais incisivo que seu antecessor na mensagem, o novo recordista de público e renda do cinema nacional mete o dedo bem fundo na ferida e sem rodeios constrói um retrato crítico bem corajoso dos bastidores do poder corrompido que alimenta a violência de favelas e ruas.

    Essential Killing

    O filme do protagonista (Vincent Galo) que, sem dizer uma única palavra ao longo da história – sobre a luta de um afegão tentando sobreviver à caçada do exército americano -, domina a tela do início ao fim de forma avassaladora.

    Copie Conforme (Certified Copy)
    Inteligente, curioso e divertido exercício que coloca um homem e uma mulher que acabaram de se conhecer, confundido-se nas horas seguintes como um casal discutindo a relação.

    Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim Against the World)
    Vanguardista até não poder mais, o filme abusa de uma linguagem singular, ousada e que fiel ao material de origem (as HQs de Bryan Lee O’Malley), infelizmente poucos souberam (ou puderam, né Columbia?) apreciar.

    A Rede Social (The Social Network)

    Uma conjunção de acertos define a presença do filme sobre a história da criação do Facebook na lista: roteiro (de Aaron Sorkin), direção (de David Fincher), elenco (com destaque para Jesse Eisenberg) e montagem. Tudo impecável demais para ser ignorado.

    Toy Story 3 (Idem)

    Acima de tudo divertido, o melhor filme da trilogia da Pixar traduz de forma emocionante a passagem da infância para a adolescência e a constante mescla de dúvidas e certezas que vem com a inescapável maturidade.

    Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right)

    Com uma história que podia facilmente cair no clichê e na obviedade, o filme dosa humor e drama com eficiência abrindo espaço para que o trio Annette Benning, Julianne Moore e Mark Ruffalo entregue interpretações ao mesmo tempo capazes de emocionar sem ser piegas e de fazer rir.

    Cisne Negro (Black Swan)

    Fiel à estética de seu diretor (Darren Aronofsky), o filme faz um curioso retrato psicológico da obsessão de uma bailarina (Natalie Portman, excelente), que frente à maior chance de sua carreira, flerta intensamente com o fracasso e o sucesso ao conhecer uma concorrente novata.



Top 10 - SÉRIES


    Lost

    Cercada de expectativas, a última temporada usou um recurso narrativo novo e absolutamente coerente com o que a série propôs desde o início: arriscar e surpreender sempre! Nesse contexto, a despedida de Lost amarrou a história de seus inesquecíveis personagens de forma emocionante, deixando algumas perguntas sem respostas ‘por pura maldade’, só para reforçar seu merecido e inegável legado na tv, além de dar combustível para seus (infelizes) detratores.

    Fringe

    Ainda mais madura na conclusão de sua 2ª temporada, a série focou-se no que de melhor havia na sua mitologia sci fi, e centrada nos dilemas de seus personagens (que ficaram mais interessantes, diga-se), voltou para seu terceiro ano com episódios empolgantes e igualmente emocionantes na jornada de dois mundos em choque cada vez mais iminente.

    Breaking Bad

    Não é qualquer série que consegue fazer graça em cima da tragédia de um homem, mas Breaking Bad faz isso há 3 temporadas e muito bem. Contando com um protagonista anti-herói feito com esmero por Bryan Cranston e coadjuvantes igualmente excelentes, a série consegue dosar polêmica com elegância sem nunca ser forçar a barra e muito menos parecer covarde.

    Boardwalk Empire

    Se fosse um filme condensado em 2 horas e pouca, a série estaria no patamar de um ‘Os Bons Companheiros’, mas como é tv, digamos que a produção é uma Sopranos passada em 1920 com mais glamour, as mesmas intrigas pelo poder e a carga dramática de personagens fortes e igualmente complexos.

    Damages

    Tudo bem que a fórmula da série já não chega a ser tão surpreendente quanto antes, mas não dá para ignorar o trabalho hipnotizante de Glenn Close e o sempre instigante jogo de idas e vindas de um thriller que se vale da conspiração para construir um quebra-cabeças inteligente e sempre envolvente.

    Sons of Anarchy

    Irregular até certo ponto dessa temporada, SoA não teve seu melhor ano, mas é inegável que quando a série é boa, ela é boa para ca#@%$! Dito isso, tirando a trama de Abel, todo resto da história envolvendo a ida do clube a Belfast e toda a intriga gerada pelo envolvimento com o IRA prova que a produção tem que ser presença obrigatória em qualquer lista séria de 2010.

    Mad Men

    Prêmios nem sempre são sinônimo de qualidade, mas no caso da tricampeã do Emmy, o reconhecimento é merecido porque: 1) a série já nasceu madura, mas jamais se mostra acomodada e 2) continua sendo um dos melhores dramas da tv com seu retrato apurado do mundo da publicidade nos anos 60 e dos homens e mulheres vendendo imagens muitas vezes opostas ao que de fato eram. Além disso, vamos combinar que só o episódio ‘The Suitcase’ já seria suficiente para colocar a série no top 10, né?

    The Walking Dead

    Foi uma temporada de estreia perfeita? Evidente que não, mas a adaptação da famosa HQ tem inegáveis méritos. Primeiro porque trouxe para tv um gênero antes restrito ao cinema tornando-o mainstream, e segundo, porque embora tenha zumbis como principal chamariz, não foca suas histórias neles, mas sim nos conflitos e dilemas de pessoas vivendo num mundo totalmente novo onde as certezas são outras.

    Community

    Séries cômicas existem de sobra, mas que façam rir com inteligência sem apelar para gags óbvias, poucas. Sempre abusando de referências, a produção da NBC foge do formato tradicional e aposta no humor de sutilezas, quer seja de um gesto ou de uma simples observação feita por um personagem, para que gargalhadas prazerosas ou só mesmo um sorriso singelo surjam no rosto do espectador.

    Treme

    Boa música, personagens fortes e carismáticos e o charme de Nova Orleans e suas mazelas pós Katrina. Essa não é uma série de ganchos, intrigas complexas ou mesmo de conflitos temáticos abrangentes, mas é uma produção que conta histórias da força de um povo e da cultura de uma cidade como nenhuma outra já fez.



Nota:
Ainda que no cinema e na tv os meus favoritos do ano tenham sido A Origem e Lost, respectivamente, não há um ranking definido para as demais escolhas do meu Top 10 das duas categorias.

9 comentários:

  1. Lost, Breaking Bad e Fringe tiveram um ano impecável. Apesar de que essa história de melhor ou pior varia de acordo com que cada um espera ou entende. Sempre um ou outro falará mal de algum fato das séries e esquecendo que sua série favorita tem erros similares e até piores.

    Lost nota 10, Breaking Bad 9,9 e Fringe 9,8. Excelente lista.

    Quanto ao cinema preciso assistir mais do que mencionou mas A Origem foi sensacional.

    ResponderExcluir
  2. nào vi tudo o que você escolheu, mas do que vi concordo em 100%.

    ResponderExcluir
  3. LOST, FRINGE e BREAKING BAD (a série que eu indico pra todo mundo e ainda não assisti todos os episódios)...Acho que realmente não poderia ser diferente, com a ressalva de que não fosse por LOST, FRINGE seria (com toda a certeza) a grande série em 2010, já que todos os seus episódios apresentaram altíssimo nível, caindo um pouco no último episódio, mas mantendo a BOA média do ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu incluiria Dexter na lista já que é muito dificil manter o nível sem o Trinity Killer. Dexter nunca mais vai ter um vilão como aquele, então é hora de voltar a focar no personagem título e seus coadjuvantes mais conhecidos, acho que é por esse caminho que eles devem seguir na próxima temporada.

    ResponderExcluir
  5. Em Tv com certeza esse ano e desde seu primeiro ano, Lost foi a melhor coisa que aconteceu, já to triste em saber que não teri que esperar ansioso por mais uma temporada e fringe também ficou em segundo para mim, em terceiro tenho empatado eureka do syfy e the walking dead.
    Mas lost com certeza em primeiro

    ResponderExcluir
  6. Davi, passa alguma informação pra gente sobre o BD do The Walking Dead e a primeira temporada de Breaking Bad na amazon. Questões de preços, se vale a pena aguardar alguma promoção ou se o valor cobrado no momento está bom mesmo e principalmente se possui legenda em PT.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Filmes, da sua lista do assisti A Origen que pra mim é um dos melhores filmes que eu já assisti, e Toy Story 3 no qual enquanto em assistia lembrei da minha infância e me emocionei bastante.
    Série, Bom Lost nem preciso falar sempre vai estar no topo pra mim. Fringe tá muito bom tô adorando a terceira temporada, e The walking dead foi a melhor estreia do ano.

    ResponderExcluir
  8. Caio, ainda não foram divulgados detalhes do BD de The Walking Dead referentes ao tipo de extras que estarão presentes, mas acho que é razoável imaginar faixas de comentários, bastidores e cenas deletadas. Sobre legendas, infelizmente não acredito que haverá opção em português. A distribuidora que lançará TWD é a mesma que lançou a série Spartacus e naquele box só há legendas em inglês e espanhol. Mais perto do lançamento que deve ocorrer em meados de março devemos ter confirmações.

    Sobre preços, eu esperaria mais para comprar o de TWD, porque o preço da pré-venda é US$31, um valor que deve cair bem depois. Já o preço da 1ra temporada de Breaking Bad (US$14) tá bem razoável e não creio que caia mais. O da segunda ainda está 26 e mais para frente tb deve cair. Ainda sobre BB as 2 temporadas tem faixas de comentários e bastidores da série. Além disso, vale dizer que nenhuma das 2 possui legendas em português, infelizmente.

    Grande abraço a todos e um excelente 2011!

    ResponderExcluir
  9. Que bom ver Breaking Bad figurando merecidamente nessa lista ... Espero sinceramente que possamos, na medida do possível, ver reviews seus aqui sobre a próxima temporada da série. O episódio "One Minute" da terceira temporada me deixou extremamente nervoso em seus minutos finais, coisa de prender mesmo a respiração e fazer as mãos suarem ...

    Quanto a LOST, achei sinceramente a última temporada a mais fraca de todas ...

    ... ao contrário de Fringe, que foi muito melhor que a primeira temporada.

    Damages foi eletrizante como sempre e espero que mantenha o pique este ano ...

    Walking prometeu muito no piloto, mas achei o andamento da série bem moroso. Talvez seja essa mesma a intenção, mas não me agradou tanto. Mesmo assim, assistirei a próxima temporada, pois tenho esperança que melhore, pois tem potencial.

    Essas foram as séries que eu vi. Estou me segurando MUITO pra não pegar mais uma dessas aí que você citou, simplesmente porque preciso VIVER ... Rs ...

    Série é um vício. Estou tentando MUITO me controlar.

    Abraço a todos !

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.