terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Meus palpites para o Oscar 2011


Repetindo nomes que já vinham ganhando destaque nas premiações dos principais sindicatos da indústria, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na manhã de hoje a lista dos indicados ao Oscar 2011. E se as surpresas não foram muitas (pouca gente falava em Javier Bardem concorrendo como melhor ator, por exemplo), pelo menos duas grandes injustiças tomaram forma com a ausência de Christopher Nolan na relação de melhores diretores e com a esnobada da Academia na montagem de A Origem.

Vacilos dos votantes à parte, dá para dizer que fazia muito tempo que uma lista de candidatos a melhor filme não empolgava tanto. Dos 10 indicados, já vi 9 (falta apenas O Discurso do Rei que tem 12 indicações) e é fácil perceber que esse ano há um belo equilíbrio entre filmes elogiados pela crítica e que também se tornaram populares, vide A Rede Social só para ficar com um bom exemplo.

Nesse panorama, além de já ficar na torcida pela vitória do documentário brasileiro Lixo Extraordinário, darei sequência aos posts dedicados aos filmes indicados ao Oscar 2011 (você já deve ter visto textos de A Origem, Toy Story 3, Sobre Minhas Mães e Meu Pai e Cisne Negro), comentando sobre os seis restantes dentro dos próximos dias, mas por enquanto já deixo registrados aqui meus palpites sobre quem vai faturar o prêmio máximo do cinema nas principais categorias.

    Minhas apostas destacadas em vermelho

    Melhor Filme

    Cisne Negro
    O Vencedor
    A Origem
    Minhas Mães e Meu Pai
    O Discurso do Rei
    127 Horas
    A Rede Social
    Toy Story 3
    Bravura Indômita
    Inverno da Alma

    Melhor Direção

    Darren Aronofsky, Cisne Negro
    David Fincher, A Rede Social
    Tom Hooper, O Discurso do Rei
    David O. Russell, O Vencedor
    Joel & Ethan Cohen, Bravura Indômita

    Melhor Ator

    Javier Bardem, Biutiful
    Colin Firth, O Discurso do Rei
    James Franco, 127 Horas
    Jesse Eisenberg, A Rede Social
    Jeff Bridges, Bravura Indômita

    Melhor Ator Coadjuvante

    Christian Bale, O Vencedor
    John Hawkes, Inverno da Alma
    Mark Ruffalo, Minhas Mães e Meu Pai
    Geoffrey Rush, O Discurso do Rei
    Jeremy Renner, Atração Perigosa

    Melhor Atriz

    Annette Bening, Minhas Mães e Meu Pai
    Nicole Kidman, Reencontrando a Felicidade
    Jennifer Lawrence, Inverno da Alma
    Natalie Portman, Cisne Negro
    Michelle Williams, Namoradas para Sempre

    Melhor Atriz Coadjuvante

    Amy Adams, O Vencedor
    Helena Bonham-Carter, O Discurso do Rei
    Melissa Leo, O Vencedor
    Hailee Steinfeld, Bravura Indômita
    Jacki Weaver, Animal Kingdom

    Melhor Filme Estrangeiro

    Biutiful (México)
    Dogtooth (Grécia)
    Em Um Mundo Melhor (Dinamarca)
    Incêndios (Canadá)
    Fora da Lei (Algéria)

    Melhor Roteiro Original

    Christopher Nolan, A Origem
    David Seidler, O Discurso do Rei
    Mike Leigh, Another Year
    Scott Silver, Paul Tamasy & Eric Johnson, O Vencedor
    Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg, Minhas Mães e Meu Pai

    Melhor Roteiro Adaptado

    Aaron Sorkin, A Rede Social
    Marguerite Roberts, Bravura Indômita
    Danny Boyle, Simon Beaufoy, 127 Horas
    Debra Granik, Anne Rosellini, Inverno da Alma
    Michael Arndt, Toy Story 3

    Melhor Filme de Animação

    Como Treinar o Seu Dragão
    O Mágico
    Toy Story 3



E você, aposta em quem?

5 comentários:

  1. Nossa, Davi! Acho que concordo em tudo. Exceto, talvez, atriz coadjuvante. Não conferi os trabalhos mas tem se falado muito em Melissa Leo.
    Adoraria que A Rede Social ganhasse melhor filme, mas acho que acontece um conflito de gerações e os velhinhos da Academia não vão entender e apreciar o filme tanto quanto nós, mais jovens. Vai acabar na mão d'O Discurso do Rei (que espero ansiosamente, diga-se) que é o típico filme do Oscar.

    ResponderExcluir
  2. Davi, vc vai errar mta coisa... rsrs
    melhor filme e diretor diferentes sao raros no oscar, e acho q esse ano isso naum acontece, acho q o filme vai para a rede social mesmo, o q eu acho uma pena, pq é um otimo filme mas por mim naum é o melhor do ano. Atriz coadjuvante é Melissa com toda certeza e filme estrangeiro naum vai dar Biutiful... Anota aí e depois confere!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Será Weligton? Não custa arriscar, né? :p

    Não sei se 'A Rede Social' terá essa força toda no Oscar. 'O Discurso do Rei' (que eu ainda não vi) levou o prêmio do sindicato de produtores, que quase sempre se repete no Oscar. Sobre a Melissa Leo (que é ótima atriz sempre), acho o trabalho dela no 'O Lutador' muito bom, mas o da novata Hailee é sensacional em 'Bravura Indômita' porque metade da força do filme vem dela. Com relação a filme estrangeiro, só assisti 'Biutiful' na quarta, portanto depois de ter registrado meu palpite, mas nessa categoria tô realmente achando que vou errar, porque o filme deixa a desejar e, mesmo não tendo visto os outros concorrentes, duvido que seja o melhor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. O Oscar esse ano está meio imprevisível, o que é bom, já que não torna a cerimônia tão monótona. Reafirmando o que o Davi já disse, além de "O Discurso do Rei" ter ganho o prêmio do Sindicato dos Produtores, também ganhou o do Sindicato dos Diretores, o que o torna o favorito absoluto (e meu preferido) a levar o prêmio. Independente do vencedor, vai ser uma festa interessante esse ano, espero que melhor do que o Globo de Ouro pelo menos... ou alguém gostou das piadas do Ricky Gervais?

    ResponderExcluir
  5. Lá vai meus palpites:
    Melhor filme: Discurso do Rei
    Melhor diretor: Discurso do Rei
    Melhor Ator: Colin Firth
    Melhor atriz: Natalie Portman
    Melhor ator coad.: Christian Bale
    Melhor atriz coad.: Melissa Leo
    Roteiro Adaptado: O Vencedor
    Roteiro Original: Discurso do Rei
    Animação: Toy Story 3

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.