segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fringe – Ep. 3x21 “The Last Sam Weiss”


Episódio exibido no dia 29/4/11 nos EUA

Oficialmente, esse (literalmente) eletrizante penúltimo episódio da 3ª temporada de Fringe tem o título de ‘The Last of Sam Weiss’, mas se pegasse emprestado de Lost o ‘The Shape of Things to Come’ (lembram dele?), faria absoluto sentido, afinal, ninguém duvida que aquele gancho nos deu um belo tira gosto do que veremos ao longo dos já confirmados 22 episódios da 4ª temporada, certo?

LEIA MAIS...

    Acabou o mistério em torno de Sam Weiss e a revelação de quem ele é, embora simples, foi eficiente. De personagem enigmático com pinta de Yoda e suspeito de ser um remanescente das tais primeiras pessoas, Weiss na verdade é ‘apenas’ um membro de uma linhagem de arqueólogos (ou qualquer título semelhante) que ao longo de várias gerações se dedicou a estudar os segredos daqueles que teriam habitado o planeta ao longo de séculos antes de nós. Ok, mas se agora sabemos quem ele é, outra importante pergunta surge: será que ele realmente contou tudo o que sabe? E mais, podemos descartar qualquer ligação dele com os Observadores?

    E o que pensar sobre a breve confusão de Peter? Num momento ele acredita estar do lado de lá, em outro (quando está prestes a entrar na máquina) parece recobrar memórias há muito perdidas como lembranças de sua infância envolvendo até mesmo Olivia. Aliás, por falar nela, o que explicaria o sucesso em sua 2ª tentativa de usar a telecinese se não a forte ligação que tem com o próprio Peter? Algo que, diga-se, justificaria o grande investimento de parte da temporada no romance entre os dois personagens, não? Sobre o desenho feito pelo ancestral de Sam Weiss – quem viu Alias, outra série criada pelo J.J. Abrams, deve ter imediatamente lembrando das profecias de Rambaldi, né? -, qual seria a explicação, se é que há alguma? Palpites?

    Sobre o desfecho do episódio, que serviria perfeitamente como um de temporada diga-se, alguns destaques/questões: 1) Peter viajou fisicamente para o futuro ou apenas conscientemente no melhor estilo Desmond de Lost? 2) É justo afirmar que Peter estava no ‘nosso’ universo uma vez que área em que ele aparece é a mesma que em breve abrigará a Freedom Tower (edifício que subirá no lugar do WTC). 3) Se ele está do lado de cá, por que o agente que o interpela tinha o símbolo da divisão Fringe de lá? Dica que apontaria para a possibilidade de que os 2 universos sofrerão uma fusão com efeitos colaterais incontroláveis e imprevisíveis, talvez?

    Como sempre, perguntas e mais perguntas que só reforçam uma óbvia e inescapável certeza: o encerramento dessa 3ª temporada de Fringe promete ser enlouquecedor! Alguém discorda?

    Nota: Se você não aguenta segurar a curiosidade, aqui tem o empolgante promo (legendado pelo SérieManíacos) do último episódio da temporada.

15 comentários:

  1. Eu acho que a promo meio que acaba com a Teoria de Fusão, certo?
    "You destroyed my universe, son, and now I am going to destroy yours"
    Eu sou mais de ser um terceiro universo que está chegando ao fim (depois de uma batalha com um quarto universo). Enfim, lembrei daquele episódio fantástico de Family Guy, Road to the Multiverse.

    ResponderExcluir
  2. Essa reta final tem me dado um orgulho MUITO grande de sempre ter acompanhado Fringe. Pior que eu quero explicar para as pessoas o nível de excelência da história que a série tem apresentado mas nunca sei nem por onde começar.

    Impossível não lembrar de Rambaldi nesse episódi, e muito menos de lembrar exatamente da 3º temporada de Lost...ta caminhando pro final bem parecido hein? Lá vem o futuro!

    Episódio perfeito como todos os outros dessa terceira temporada, e vale citar uma frase do Walter que valeu o episódio todo pra mim:
    "Queria que pudesse se ver do jeito que eu vejo você. Você não tem ideia de como você é extraordinária. Se puder aceitar isso não existem limites para o que você pode fazer"

    E QUE VENHA O SEASON FINALE!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que é um terceiro universo, com detalhes dos dois universos que já conhecemos.

    A maquina é uma destruidora ou criadora de mundos, talvez para balancear os dois universos, ele criou um terceiro.

    ResponderExcluir
  4. Quando houve a confirmação de que Fringe teria pelo menos a 4ª e mais as possíveis 5ª e 6ª temporadas, fiquei preocupado em como eles conseguiriam prender nossa atenção, sem encher linguiça.
    Cada vez que passa, Fringe tem se tornado mais empolgante e envolvente para mim.
    Quanto ao episódio, teria o glyph code deixado uma pista do que é aquele universo onde Peter está?! MULTI.

    Ps. Davi, vc tem acompanhado The Event? Está bem interessante tb e acho que vale um post, quando vc tiver tempo é claro... hehe

    [ ]'s

    ResponderExcluir
  5. Acho que Peter fez sim uma viajem estilo Desmond, e aquela placa do 11 de setembro serviu pra indicar uma característica do "nosso" universo, afinal o WTC não foi atingido no outro universo. Teria assim a questão dos Multiversos, mas prefiro esperar uma resposta da série antes de pensar nessa possibilidade. Talvez o simbolo da divisão Fringe indique realmente uma fusão dos universos, afinal seria uma característica do universo B. É, quem sabe o que aconteceu quando a maquina foi usada de verdade!
    Season Finale vai ser sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não sei o que esperar desse último episódio e das próximas temporadas, estou louco para conferir o que esses roteristas irão aprontar.

    Foi colocado na série que o Peter pode controlar a máquina com o que ele deseja, será que em seu inconsciente não era isso mesmo que desejava, a fusão dos mundos, os dois mundos a que pertence de uma forma ou de outra?

    ResponderExcluir
  7. As teorias são muitas (até evito olhar os comentários da galera, muitos jogam o spoiler na cara sem nenhum aviso), mas quando você pergunta "será que ele realmente contou tudo o que sabe?", só tenho uma resposta: Don't trust in Sam Weiss!

    Fringe tem conseguido se superar a cada episódio. Fico com medo pensando no que terei que assistir, assim que a série for finalizada.

    Puxa, por mim o series finale começou lá no episódio 3x19, quando a Olívia diz: "Eu acho que ele é o homem que vai me matar". Vai ser o máximo quando sair o último, poderemos assistir todos eles em sequência!

    ResponderExcluir
  8. Depois de um tempo "fora" daqui (do DN, apaixonado por Lost de outras passagens), voltei para criar uma "polêmica".
    Antes de mais nada, MUITO bom saber que vcs estão acompanhando Fringe atentamente, que pra mim é o que de mais interessante existe hoje. Fringe parece disposto a questionar, de outra forma, muitas das discussões mais interessantes de Lost, de uma maneira bastante corajosa e, digamos, com respostas mais "rápidas".
    E pensando de uma maneira Lostmaníaca, não posso deixar de atentar para as cores recorrentes nos últimos episódios. Como já vi em algum outro blog, me parece bem apropriado denominarmos os "lados" como "universo azul" e "universo vermelho", baseado na cor da Estátua da Liberdade. Se vermos por essa ótica, notaremos que em diversos momentos vemos referências ao azul e ao vermelho.
    Será coincidência o bebê de BOlivia estar uma hora com um gorro vermelho (qdo BOlivia "sofre" quando vai falar com o Walternativo) e depois com um gorro azul (qdo PETER "sofre" qdo vai entrar na máquina)? Ele "nasce" com uma azul tb, como e vê no primeira cena do episódio. Do lado de cá, a capela com vitrais azuis e a cruz azul. Nas lembranças de Peter na máquina, luz azulada para Olívia e avermelhada para BOlivia? TUDO lá é vermelho, e aqui azul.
    Por que estou entrando nesse assunto? Bem... vejam antes se vcs concordam com isso que disse, e essas referências. Porque eu dissertarei sobre o amarelo... a TERCEIRA cor primária... o que me indica que teremos uma terceira dimensão.
    Note que o prédio é amarelo no "futuro". A luz amarelada (ok, podemos dizer que é do fogo, mas...) e Peter está na máquina com uma blusa escura e aparece no futuro com uma blusa... amarela.
    Pode ser uma piração ao melhor estilo Lost mas, será que isso não indica algo, como a hipótese da fusão dos universos?

    Pronto... viajei. Agora eu preciso que vcs me ajudjavascript:void(0)em nisso ou me internarei num sanatório para me curar contra teorias malucas. =P

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Gte pelo o que eu vi na promo, a teoria do Davi de que Peter viajou para o futuro parece estar certa afinal eles falam 15 anos no futuro, mas concordo tb q possa existir um 3º universo... bom só nos resta esperar! Ansiosamente!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sim, Davi! Eu pensei o mesmo que você ao ver os manuscritos! Referência total a Alias. Outra referencia bacana foi o abrir de olhos do Peter, que lembrou Lost.

    Fazendo um link com o comentário do Gustavo, vendo o promo do próximo episódio parece que a Peter conversa com a BOlívia, o que corroboraria com a fala da Olívia no episódio 3x19, em que ela diz que um homem a matará. Uma pena, porque eu não sou simpátia a BOlívia. hahahahaha

    Ótimo post! E vamos pro Finale!

    ResponderExcluir
  11. haha
    Eu estava com muita saudade da parte "teorização" da minha semana.
    Ótimas teorias, colegas!
    Eu realmente penso que a teoria Multi tem tudo a ver, mas...
    J.J. Abrams sabe ser imprevisível, mesmo q alguns temas dele sejam recorrentes (os manuscritos à Rambaldi, viagem no tempo...)
    Muito ansiosa pelo season finale.

    ResponderExcluir
  12. Fringe tá o bicho!!! Tô quase tão empolgado pra esse season finale quanto ficava com Lost!

    Quanto ao lugar onde Peter foi parar, pra mim é um terceiro universo, significando que devem existir infinitos universos...

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,

    Fringe está espetacular.. estou vendo The Event e tb estou gostando muito... o que vcs acham desta serie

    ResponderExcluir
  14. rdlneves

    The Event é outra que acompanho. Também estou achando boa, mas Fringe é melhor.


    E você, Davi? Está vendo The Event???

    ResponderExcluir
  15. sabe o que eu mais sinto falta? de easter eggs!!! algúém sabe que faz isso com fringe?

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.