terça-feira, 2 de agosto de 2011

Breaking Bad - Ep. 4x03 “Open House”

Episódio inédito no Brasil na data deste post

Que a vida marginal do Walter e do Jesse em Breaking Bad nunca foi fácil ou tranquila todo mundo tá careca de saber, mas que a pressão e os riscos (principalmente pro Jesse, claro) vem crescendo exponencialmente nessa temporada também é inegável. Tem terrorismo psicológico no trabalho (com câmeras monitorando cada passo no laboratório), capanga à espreita nas redondezas (prontinho para apagar quem vacila) e até mesmo a ‘boa’ intenção de uma esposa (de se lavar uma graninha suja) podendo atrair atenções desnecessárias.

LEIA MAIS...

    É curioso ver como tem sido essa relação do Walter com o Jesse até aqui porque os dois, embora tentem passar uma imagem de tranquilidade um pro outro, sentem-se absolutamente sufocados com a situação do momento. Walter, que é geralmente mais frio, aparece claramente irado com a falta de diálogo e com a incerteza do amanhã. Já Jesse, depressivo e tentando se fugir do problema (ou esquecê-lo), prefere manter a casa e sua mente num caos constante entendendo que essa seria a única forma de, contraditoriamente, manter-se seguro.

    E como citei as inteções da Skyler, não dá para deixar de comentar mais uma vez sobre a mudança, até certo ponto, radical da personagem, que mergulhou de cabeça na missão de lavar e legalizar o dinheiro sujo ganho por Walter. Nisso, a vemos agindo, mesmo sem o uso da violência, como uma verdadeira mafiosa para conseguir pressionar (criando uma oferta irrecusável no melhor estilo Don Corleone) o dono do lava a jato a mudar de ideia e vender o negócio para os White.

    Enquanto isso, Hank (não menos depressivo que Jesse, por exemplo) continua testando a paciência de Marie com desaforos mil fazendo-a buscar uma válvula de escape para as tensões em sua compulsão por roubar. Isso, no entanto, além de obrigá-lo a pedir um favor para um velho amigo policial, acaba meio que por acidente colocando-o em contato com um material que finalmente pode dar a ele a chance de pegar um peixe grande (o próprio Gus, claro) e por tabela descobrir o grande segredo de Walter.

    E pensar que tem gente que não assiste Breaking Bad. Tsc, tsc...

Um comentário:

  1. É um drama minuciosamente contruído na particularidade de cada personagem, é uma obra digna dos primeiros lugares no topo das mellhores séries.
    Breaking Bad, pelo menos pra mim, ainda não teve aquele período em que tudo parece sem graça, aquele momento que quase toda série passa. Deixando os fãs desconfiados.
    É uma história muito bem arquitetada e sólida.

    Falando um pouco do episódio, eu achava o Jesse piradão, do começo da série, mais interessante. Era mais divertido. Mas com tudo o que ele passou, seria pedir demais. Aliás, ele nunca foi o mesmo depois da morte da namorada. Morte, que o Walt permitiu, né?

    A trama passa por um momento muito tenso. Como o Davi falou, Jesse e Walt estão tendo que lidar com o medo diariamente e isto tem causado efeitos diferentes em cada um.

    Quanto ao caso nas mãos do Hank, eu já estava esperando que alguma coisa relevante viesse acrescentar mais problemas à, já terrível, situação dos dois cozinheiros.

    Uma coisa que tenho me perguntado é: se Walt sempre terá que ter cartas na manga para negociar com Gus, e sendo uma dessas cartas a própria competência dele como químico, como ele fará pra preservar isso se todo o seu trabalho está sendo filmado no laboratório? O_o

    Cara, eu só estou assistindo Breaking Bad. Tá sendo osso ter que esperar uma semana pra ver uma só série...

    Valeu pessoal.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.