sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Damages – Ep. 4x05 “We'll Just Have to Find Another Way to Cut the Balls Off of This Thing”

Episódio inédito no Brasil na data deste post

Howard Erickson: Quem quer rir, tem que fazer rir

Como aponta a sabedoria popular: nada como um dia após o outro. Ou, no caso de Damages, um novo episódio para apagar a má impressão deixada pelo anterior. Depois das recentes escorregadas, a série parece ter retomado a boa direção da narrativa num capítulo que provavelmente deve ter o título mais longo de episódio de séries do qual me recorde: “We'll Just Have to Find Another Way to Cut the Balls Off of This Thing”. Ufa!

LEIA MAIS...

    O interessante da trama até aqui, é que cada vez que Ellen (e Patty, claro) parecem obter alguma vantagem para levar adiante o caso contra a High Star, esta surge com alguma jogada ou artimanha que lhes devolve o placar favorável, digamos assim, fazendo com que a dupla de protagonistas da série tenha que digerir o revés para só então pensar num próximo passo.

    Esse quinto episódio, além de marcar a metade da temporada, trouxe surpresas e desenvolvimentos bem curiosos para alguns dos personagens envolvidos na trama da vez. Assim, se por um lado vimos Jarek falhar duas vezes (com o sequestro e com a bomba) na tentativa de calar Ellen e por tabela o principal risco ao qual a HS estaria exposta, o afegão Nassim Marwat, por outro o vimos tirando uma última(?) e providencial carta da manga no finalzinho do episódio quando conseguiu incriminar Marwat, impedindo que este testemunhasse, com subterfúgios pra lá de escusos.

    Fora isso, acabamos vendo também um pouco do lado pessoal do sujeito que age para proteger os segredos da HS que, debilitado fisicamente, surge em algumas sequências aparentemente atormentado com o que vivenciou durante suas incurssões na terra dos mulás e com a falta de não ter um porto seguro familiar como sugere sua conversa com a loira confidente.

    E como falei em aspecto pessoal, não dá para deixar de destacar como a possibilidade da terrível doença de sua neta afetou (e ainda pode afetar) o comportamento de Patty. Defensiva como sempre é, ela teve mais uma conversa reveladora com o terapeuta na qual deixou exposta, além de sua intolerância ao que chama de ‘perguntas inbecis’ (quem ntem?), as raízes de seu comportamento pouco influenciável pela paixão ou emoção e sua profunda rejeição à fé como válvula de escape para eventuais frustrações.

    Sobre o chefão da High Star, Howard Erickson, que segue sendo um personagem fascinante graças à eficiência de John Goodman, claro, vale comentar a ação efetiva que tomou para proteger os interesses da empresa que comanda, no que rendeu até um involuntário eco a Tropa de Elite. Se por um lado o vimos deixando seu advogado sem saber de todos os detalhes ligados à tal operação Dust Devil (na qual a HS trabalhava para a CIA sem o conhecimento do Departamente de Defesa), por outro o vimos pressionando seu elo no governo para que este ‘se ajudasse, ajudando-o’. Uma frase curiosa e que, como mencionei, tem o mesmo contexto daquela “quem quer rir tem que fazer rir” do famoso filme brasileiro.

    O que esperar do próximo Damages? Que mantenha o foco deste pelo menos, não é não?

Um comentário:

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.