sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O season finale da 4ª temporada de Damages

Com spoilers para quem não viu


Muita coisa me incomodou nessa 4ª temporada de Damages recém encerrada na tv americana. A trama, que começou bem, acabou esfriando por volta do episódio 5 e o núcleo da grande conspiração da vez revelou-se menos interessante do que parecia. Fora isso, é inegável que além da produção descuidada e de alguns furos no roteiro (falo disso na nota abaixo) incomodarem seguidas vezes, Patty Hewes foi coadjuvante durante tempo demais só dando as caras mesmo para valer nos dois últimos episódios.

Dito isso, mesmo derrapando em algumas escolhas e resoluções aqui e ali (achei apressada a forma como Patty conseguiu montar um novo caso contra o Howard, por exemplo), “Failure is Lonely” foi um season finale empolgante por conta da pequena virada envolvendo a morte de Jerry e não a de Chris como todos os rápidos flashes pareciam indicar (isso que é manipular o público, hein?) e, claro, da ótima cena final entre Patty e Ellen. Aquela sequência por si só, trouxe um gancho preparatório para a 5ª e última temporada da série que promete colocar as duas em absoluto confronto em função da questionável decisão da primeira durante o auge do caso e das diferenças éticas, morais e, sobretudo, pessoais que existem entre elas e foram sendo alimentadas nesses quatro anos.



Ao que tudo indica, no último ano de Damages veremos um maior amadurecimento profissional de Ellen (agora mais ciente dos atalhos e das escolhas que tem e pode fazer) e Patty Hewes tendo que lidar com vários esqueletos que ela insiste em manter no armário, mas que virão à tona em função do inbróglio envolvendo a disputa judicial com Michael. Sendo assim, como não esperar uma temporada final da série que não seja no mínimo imperdível?

Nota sobre a produção/furos

    - O que dizer da péssima e pobre cenografia do Afeganistão que acabou atrapalhando o envolvimento que deveríamos ter com o drama de Chris Sanchez? As coisas ali sempre pareciam fakes demais, não? Repararam que até o container onde ele ficara preso na terra dos talibãs parecia exatamente o mesmo em que ficou já de volta aos EUA na instalação da High Star?
    - Aliás, como era fácil e rápido o deslocamento dos personagens que iam e vinham do Afeganistão, não?
    - Para uma empresa paramilitar que recebia milhares de dólares do governo, o staff da High Star parecia pequeno demais, não? No season finale, até o Howard (cuja casa parecia ser no quintal da nova instalação da empresa, diga-se) teve que pegar em arma para averiguar o que acontecia no local.
    - Sobre a ação movida por Michael contra Patty em função da custódia da filha, vale lembrar que até onde sabemos, ele ficou bem de vida usando artifícios nada legítimos, certo? Sendo assim, ao que parece os roteiristas de Damages já tem na mão a responsabilidade de tirar mais um coelho da cartola para justificar a pose de bom moço do rapaz.

Um comentário:

  1. Gostei bastante do finale de Damages. A conversa das duas no porto foi simplesmente sensacional.
    Porém, é fato que essa foi a temporada mais fraca da série até aqui.
    Contudo, diante do gancho que tivemos acredito q a 5ª e última temporada pode encerrar tudo com chave de ouro.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.