sexta-feira, 23 de maio de 2008

FRINGE: Descubra detalhes do piloto da série

Fringe só estréia no dia 26 de agosto nos EUA, mas nós já temos um review que dá detalhes de como é o piloto da nova série de J.J. Abrams (Alias, Lost). Se você, assim como eu, está cheio de curiosidade para saber mais sobre a série, siga a leitura, mas saiba que há spoilers no texto escrito por Jace, um executivo de tv que escreve no blog Televisionary.


Leia mais...

    De vez em quando surge um piloto com o elenco e direção tão perfeitos que é impossível olhar para o lado.

    O piloto da vez, senhoras e senhores definitivamente é FRINGE o novo drama científico da Fox.

    Na essência, Fringe é Arquivo X para o novo milênio: estranha, fascinante e instigante mesmo depois que os créditos finais terminam, embora ela tenha um humor que nunca existiu naquela série. Aqui os alienígenas não são do espaço, eles são mega corporações que dominam a América explorando a ciência e a tecnologia até o limite para seus próprios ganhos. A série propõe vários questionamentos éticos tais como: Quando a busca pela descoberta científica vai longe demais? Quem monitora os rápidos avanços na tecnologia nos dias de hoje? E o que acontece quando um cientista - ou um grupo de cientistas - decide usar o mundo como seu próprio laboratório?

    Como é o roteiro do piloto

    Um avião vindo da Alemanha aterrisa no aeroporto Logan em Boston sem nenhum sinal de vida a bordo e com as janelas cobertas pelo que parece ser sangue. Um time de agências do governo é rapidamente reunido para investigar o incidente; time este que inclui a agente Olivia Dunham (Anna Torv) e seu colega e amor secreto John Scott (Mark Valley) que são supervisionados por Philip Broyles (Lance Reddick, o Mathew Abaddon de Lost). Broyles indica então uma provável pista em um armazém para Olivia; Lá eles descobrem um laboratório improvisado onde um suspeito acaba liberando produtos químicos que atingem o agente Scott permitindo que ele escape. Tentando encontrar uma forma de salvar a vida de John, Olivia procura pelo único homem que pode salvá-lo, o Dr. Walter Bishop (John Noble), um cientista gênio mantido em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos. A única forma porém de chegar até ele é através de seu estranho filho, Peter Bishop (Joshua Jackson) que não tem nenhum amor pelo pai.

    Durante os anos em que trabalhou para o governo americano, Walter Bishop investigou a nebulosa área da Ciência Fringe, estudando coisas como teletransporte, telepatia, reanimação e etc, coisas inexplicáveis que estão na err... fronteira (Fringe) da ciência.

    O piloto produzido de Fringe, que vi no início da semana, não difere muito do roteiro que já havia lido. Sob a segura direção de Alex Graves, ele é ainda mais tenso, repleto de suspense e humor graças ao elenco e à construção das cenas. Até os gráficos que anunciam a variedade de locações do piloto são criativos e inovadores graças ao movimento de câmeras. O visual é genial e dá um clima único e distinto à ação. E os efeitos especiais - particularmente aqueles envolvendo a transformação do agente Scott em uma estrutura transparente e cristalina - são de tirar o fôlego.

    Como Olivia Dunham, a novata australiana Anna Torv é surpreendente. Mais uma vez provando que ninguém tem mais talento para encontrar estrelas como J.J. Abrams, Torv é positivamente radiante na tela, combinando a força de Jennifer Garner com a leveza de Cate Blanchett. Ela é fascinante em todas as cenas quer seja pulando do telhado de um prédio ou entrando em um tanque. Dá quase para enxergar as engrenagens que movem sua mente à medida em que ela começa a perceber que incidentes isolados e inexplicáveis podem estar conectados por um padrão.

    Ao ler o roteiro original no ano passado, eu fiquei um pouco preocupado com a forma a qual o personagem do Dr. Walter Bishop deveria ser interpretado. Ele é um personagem difícil de ser feito já que ele é um gênio atormentado pela loucura e a linha entre essas duas facetas de sua personalidade pareciam bem incertas quando a idéia de Fringe surgiu. Nas mãos do talentoso John Noble porém, Walter ganha vida e suas cenas são verdadeiras aulas de atuação. Ele consegue emocionar (Walter fica sem palavras quando vê seu filho depois de 17 anos), perturbar (quando admite que se mijou dentro do carro) e fazer rir (frente a seu encanto ao ver um trecho do desenho Bob Esponja).

    Já Joshua Jackson parece nunca ter deixado a tv. Ele faz o incompreendido Peter de uma forma serena evidenciando sua adaptabilidade de fugir de problemas. Jackson imprime um estilo por vezes irônico, sarcástico e romântico e em alguma situações tudo isso junto. A química entre ele e Torv é palpável por mais que seus personagens tenham que provar o contrário. A cena na qual ela tira a roupa para entrar em um tanque é tão despretensiosa (e a inabilidade de Peter frente a atração que sente por Olivia tão apropriada) que é fácil já torcer pelos dois. (Shippers, comecem a esquentar os motores desde já.)

    Fringe poderia ser uma série fria e obscura mas em vez disso a tensão e atmosfera pesada são cercadas pela inclusão de um humor bem colocado, quase sempre presente na figura de Walter Bishop.

    No fim das contas, o piloto de Fringe apresenta sem falhas uma mitologia intrincada (outra marca de J.J. Abrams) assim como a possibilidade de uma narrativa processual auto contida, uma rara combinação que vai funcionar muito bem para a série na corrida que vém pela frente. No que diz respeito a mim, serei o primeiro na fila dessa que promete ser mais uma jornada alucinante de J.J. Abrams.

    *-*-*-*-*

    E aí, deu para aumentar ainda mais a expectativa pela estréia da série?

    Aqui você confere os posts do Dude News com todas as fotos e vídeos já divulgados da série.


    Fringe estréia com um piloto de 2 horas no dia 26 de agosto na Fox americana.

3 comentários:

  1. Hey, há inicios de que tenha começado um "Fringe Experience", segundo uma fonte em um forum. Essa fonte disse que na página da FOX foi divulgada uma página www.holomove.com sobre uma empresa(fictícia, pelo jeito) situada em San Diego, especializada em tecnologias e interfaces da nova geração.

    Entrem na seção "contact us & job" que vocês entenderão a natureza do jogo.

    Abraço dudes!

    ResponderExcluir
  2. Opa, bela novidade. Obrigado pela informação :)

    ResponderExcluir
  3. Carambaa, só aumentou a minha ansiedade
    *---*

    E ainda com a possibilidade de um Fringe Experience *--*

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.