segunda-feira, 19 de maio de 2008

Legendas podem ser banidas da internet



Estava demorando. Passado pouco mais de 1 ano e meio do caso ADEPI contra o grupo que fazia legendas de Lost e da posterior ação que fechou sites de legendas, o poder público surge de novo com a intenção de acabar com a democratização da distribuição GRATUITA das legendas feitas por diversos grupos para filmes e séries. A Folha de São Paulo desta segunda-feira, 19 de maio, traz uma nota da jornalista Mônica Bergamo dando conta que a Polícia Federal está prestes a iniciar uma caça aos responsáveis pelos sites de legendas no Brasil sob pretexto de que o conteúdo fornecido (gratuitamente é sempre bom repetir), fere direitos autorais, já que na interprertação da Polícia, tais textos também são protegidos por esta lei.

É até difícil tecer comentários sobre a ação a ser perpretada pela PF dada à magnitude do equívoco sobre o qual ela baseia. Há tempos que a discussão sobre a lei de direitos autorais é confusa e repleta de interpretações dúbias e nada claras. O artigo 29 da Lei de direito autoral é de fevereiro de 1998, uma época em que como lembra o comentarista Bruno Carvalho do Ligado em Série sequer existiam downloads ou mesmo produção de legendas.

Leia mais...

    As perguntas que surgem nesse momento são muitas, mas para (tentar) simplificar a discussão fiquemos com essas: (1) Por que será que não vemos iniciativas parecidas dos órgão públicos que deveriam zelar pelo direito do consumidor que é continuamente desrespeitado ao pagar assinatura de tv a cabo e ser obrigado a ver canais que prestam um serviço de péssima qualidade (salvo raras exceções)? (2) Por que será que os altos impostos que pagamos quando adquirimos DVDs originais de filmes e séries (que muitas vezes são comprados justamente porque se tem acesso prévio ao material graças às legendas) vão para o ralo da ineficiência de governos? (3) Quem ou quais grupos estão interessados em calar aqueles que são alguns dos maiores incentivadores e divulgadores da cultura televisiva e cinematográfica?

    Estas nem são perguntas tão difíceis de se responder, certo? Contudo, o mais absurdo de toda essa situação é perceber mais uma vez, que uma das instituições públicas que agora diz querer defender o cumprimento da lei, é a mesma que faz vista grossa para os milhares de escândalos de corrupção que assolam o país e impedem o desenvolvimento pleno de uma sociedade mais justa e igualitária. E assim a banda toca no país onde a hipocrisia impera e onde o executivo, o legislativo e o judiciário mandam e desmandam rindo todos os dias das nossas caras. Analisando nesse contexto, fica fácil entender porque a PF não age com a mesma 'seriedade' quando cofres públicos, esse sim, direito nosso, são arrombados sem que os responsáveis jamais sejam punidos.

    Peço desculpas pelo desabafo. Este blog não foi criado com o intuito de fazer panfletagem política ou mesmo ideológica, mas quando uma injustiça como essa ganha as manchetes, o mínimo que podemos ou devemos fazer é registrar nosso protesto e profunda insatisfação. Como já dizia a música do Legião Urbana... Que país é esse?

    *Sinta-se à vontade para copiar a imagem e divulgar sua solidariedade aos Legenders sérios

35 comentários:

  1. O que nós internautas poderemos fazer para tentar reverter isso?
    De braços cruzados não dá para ficar!!!

    ResponderExcluir
  2. Eh! Gente

    Isso é que dá morar num país desenvolvido, onde não há criminalidade, corrupção ou trafico de drogas...
    Daí, a policia federal, para não acabar sendo dispensada por falta de serviço, precisa achar algo com o que se ocupar....

    É chato viver num país tão perfeito...

    ResponderExcluir
  3. Acho isso ótimo, mais um incentivo para os senhores tirarem vossas bundas do sofá e irem estudar inglês.
    Ou vão depender de legendinha p/ o resto da vida?

    ResponderExcluir
  4. walker
    pq vc não agarra alguem objeto ou talvez object and go fuck yourself.

    ResponderExcluir
  5. O que nós internautas poderemos fazer para tentar reverter isso?
    De braços cruzados não dá para ficar!!! [2]

    ResponderExcluir
  6. Walker, a questão não é "levantar a bunda do sofá e ir estudar inglês," mas sim a iniciativa de proibir aqueles que não podem ou simplesmente não querem aprender inglês ou qualquer que seja a língua porque uma instituição pública movida por interesses privados assim deseja.

    ResponderExcluir
  7. Daqui uns anos..ou até meses, a internet será apenas para uso de MSN ou nem isso!! aiai...estão querendo bloquear DOWNLOADS e LEGENDAS...


    o governo devia preocupar-se mais com a educação e a PF controlar o tráfico e operações ilegais!

    Deixem os internautas serem felizes!

    ResponderExcluir
  8. Walker, só porque vc acabou sw chegar da Inglaterra e aprendeu inglês ontem, tem o direito de ser tão arrogante com as pessoas que não tem o possibilidade que vc...

    Por isso que nosso pais esta assim, por pessoas como vc fazerem este tipo de comentário...

    ResponderExcluir
  9. Orkut pago, MSN pago, nada disso aconteceu.
    Tenho certeza que o mesmo não acontecerá com as legendas.

    Pelo menos eu espero isso. MWAHAHA



    fui

    ResponderExcluir
  10. Walker, porque você não tira a bunda do sofá e faz outra coisa com ela, seria muito mais últil do que ficar falando merda.
    Desculpa se ofendi alguém, mas eu me invoco com uma coisa dessas?


    Só digo uma coisa, como tudo no Brasil, não vai dar certo. É um pensamento pessimista em relação ao Brasil, mas se é a verdade, fazer o que?

    Se por um acaso der certo.
    O que nós internautas poderemos fazer para tentar reverter isso?
    De braços cruzados não dá para ficar!!! [3]

    ResponderExcluir
  11. Porra nenhuma. :D

    O dono do Legendas.TV disse que já tomou precauções pra não acontecer o mesmo que aconteceu com o Legendaz e o Videobobos...

    O Legendaz além do cara vender produtos aqui no Brasil, ainda era hospedado aqui, com endereço do dono aparecendo no Registro.BR e tudo. O site deve ter sido registrado lá fora, e de um jeito que nem se a PF daqui tentasse fechar (o que duvido muito, já que pra acionar alguém do exterior é custoso), talvez conseguisse.

    ResponderExcluir
  12. Como a polícia federal não consegue prender ninguém, nem políticos, nem chefes de porra nenhuma, atacar os internautas fica mais fácil, pra mostrar serviço.

    ResponderExcluir
  13. Porra, isso só atrapalha que nem quando ameaçaram o isfree e acabou os downloads faceis com legenda embutida, sorte que daquela epoca pra cá eu já sou capaz de assistir sem legenda mas se bloquearem o download (que é impossível já que pode usar proxys falsos) daí complicava! a PF tem que justificar os salarios que recebem e que eu gostaria de receber se passar no proximo concurso deles...

    ResponderExcluir
  14. Nós deveriamos fazer alguma coisa pra ajudar, mas o que?? Alguem sugere alguma coisa?? Eu to dentro!!! É um absurdo... Tanta coisa muuuuuito mais grave pra Policia Federal preocupar e eles ficam querendo aparecer pra cima da gente!!! Deveriam se preocupar em prender os ladrões que moram lá no congresso em Brasília...

    ResponderExcluir
  15. e isso ai ele tem que votor nos projetos que estão parado e nao se preocupar com as legendas........

    ResponderExcluir
  16. no dia que a internet se tornou mesmo mundial, um movimento foi desencadeado em prol da da democratizacao da comunicacao.
    agora vem o povo da censura para encher o saco de novo. já era... essa briga para eles está perdida.
    a pedofilia tá aí na net já há anos, se tivesse como tirar já o tinham feito. é algo simplesmente impossível.
    .mp3 está aí para provar, assim como o youtube.
    ninguem pode parar a pirataria e ponto final.
    deixa a polícia federal ficar nadando contra a maré que uma hora eles se cansam e acabam afogados.
    hack the planet!

    ResponderExcluir
  17. Não adianta ficar gritando gente. O negócio é pegar eles por onde dói mais, a lei diz que não se pode TER LUCRO com obras dos outros, e onde está o lucro se as legendas são gratuitas?
    Quem for defender os caras, deve partir daí e dizer que é uma forma de difusão cultural, GRATUITA sem fins lucrativos e que está de acordo com a constituição do Brasil. Qualquer coisa quer fizerem que for contra a Constituição é batalha perdida pra eles, pq ela é a lei maior do País.

    ResponderExcluir
  18. E ainda querem impor programação na tv a cabo! Parece piada

    ResponderExcluir
  19. No texto:
    "em 1998 ... sequer existiam downloads"
    Não é verdade. Já se podia receber arquivos via web bem antes disso.

    ResponderExcluir
  20. mais meu direitos autorais? esses direitos autorais que eles dizem é sobre a legenda produzida ou sobre as falas dos personagem que sao traduzidas em textos (legendas) pq se for sobre as legendas,o direito esta nao mao de quem as produz e se quem as produz disponibiliza pra donwload logo nao eh crime. eu ja disse e digo de novo, a PF deve estar com poucos casos serios pra resolver nesse pais perfeito,ai fica ai criando causos!

    ResponderExcluir
  21. Combater pirataria em um páis onde um único dvd custa 10% do salário mínimo é no mínimo burrice, mas claro que é mais fácil ir atrás de pessoas honestas e trabalhadoras do que subir morro e prender bandido de verdade, traficantes ou políticos corruptos. Mas uma coisa que tranquiliza todos nós que usamos a net não pra cometer crimes, nem vender dvd pirata, mas somente assistir nossas séries favoritas sem ter q esperar muito, mesmo pagando CARO pela tv por assinatura, é que NUNCA conseguiram barrar as pessoas com vontade e boas intenções na net, e mesmo que fechem alguns sites e tentem barrar isso, logo após surgirão mais sites, mais pessoas que ficaram indignadas com isso e voltaremos com mais força e não vai demorar muito para que consigamos mudar essa lei retrógrada que é a cara de um país hipócrita como o Brasil.

    ResponderExcluir
  22. Já basta propaganda censurada, agora querem censurar mais ainda. Nossa país está com essa lei retrógrada e em vez de evoluir o Brasil quer retroceder. Esse "Brasil livre" que nós sempre ouvimos falar, está virand o um "Brasil ditadura": querem ditar as regras mesmo quando a lei diz uma coisa contrária ao que é ilegal!!! Querem que nós compremos DVD sendo que este é 10, 20, 30 % de um salário mínimo? Querem que compremos CD por 30, 40 reais? Que coisa linda! Isso contando que todos os brasileiros que estão em idade pra trabalhar têm emprego. E os desempregados?

    QUE PAÍS HIPÓCRITA!!! ONDE VAMOS PARAR!!! Mas é como disseram, estão nadando contra a maré e por mais ignorante que eles pensem que nós somos, pensando que nós não sabemos se a lei é válida, ou não, vão acabar se afogando...

    ResponderExcluir
  23. Srs,

    Já tentaram bloquear o Youtube, não conseguiram!!!

    Orkut, ameaça, mas nunca dá em nada.

    Mesmo que consigam fechar algum site de legenda brasileiro, ainda tem o internacional OpenSubtitles (http://www.opensubtitles.com/pt) e depois de alguns dias nasce outro rapidinho, só mundando o nome e logotipo. ;)

    Don't Worry Be Happy

    []'s

    ResponderExcluir
  24. Como é que fere direitos autorais? Quem distribuiu antes as legendas em português? Bom, que eu saiba os episódios vem sem legenda algumas, e os legenders fazem as legendas da forma em que traduzem, eles que tem o trabalho, então nem me venha com Direitos Autorais que ninguém tá pegando nada de ninguém, foi FEITO pelos legenders então o direito é todo deles.
    Que a PF vá prender ladrões, corruptos, assassinos e não fiquem perdendo tempo com assuntos tão banais. Abraços, e viva os LEGENDERS que fazem com que quem não tem tv a cabo assista a suas seéeries favoritas e o melhor, de graça! :D

    ResponderExcluir
  25. Hipocrisia maior não é o fato de quererem banir as legendas, é o fato de "Lugar da PF é em brasília" como se pessoas de brasília naturalmente fossem corruptas e ladras quando na verdade somos infestados por pilantras de todos os estados que uma vez a cada 4 anos, as pessoas os designam para cá. Mandam a pior raça de gente existente em seus estados e derrepente "brasilia só tem ladrão"
    Porque será....
    Na hora que der a louca em um aqui e resolver processar todo mundo por calunia e difamaçao eu quero só ver vai rodar de charlie brown jr à blogueiros meia-boca que acham que entendem de politica (não leve para o pessoal poi o blog de voces nem de politica fala, mas me decepciona ver esse tipo de campanha burra)

    ResponderExcluir
  26. Cah, é óbvio que não me referi aos cidadãos de Brasília. Minha analogia faz referência à cidade como o centro do poder do país e por consequência a roda motriz da engrenagem corrupta e decadente de quem gere nosso país.

    Fique tranquilo pois não há nenhuma outra conotação na frase.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Se não há lucro, não há comercialização e é apenas pra uso pessoal não há ilegalidade!!!

    e pelo que sei estes sites não são hospedados no brasil então é dificil brecar

    E se o preço das TVs por assinatura fosse mais acessível… Sou contra a pirataria que visa o lucro em si, mas os downloads das séries são inevitáveis, assim como os de músicas… Outro ponto é a exibição vergonhosa das séries nas tvs abertas brasileiras, que não respeitam a gente, caso da Globo e da SBT, então qual a alternativa???
    Combater pirataria em um páis onde um único dvd custa 10% do salário mínimo é no mínimo burrice, mas claro que é mais fácil ir atrás de pessoas honestas e trabalhadoras do que subir morro e prender bandido de verdade, traficantes ou políticos corruptos. Mas uma coisa que tranquiliza todos nós que usamos a net não pra cometer crimes, nem vender dvd pirata, mas somente assistir nossas séries favoritas sem ter q esperar muito, mesmo pagando CARO pela tv por assinatura, é que NUNCA conseguiram barrar as pessoas com vontade e boas intenções na net, e mesmo que fechem alguns sites e tentem barrar isso, logo após surgirão mais sites, mais pessoas que ficaram indignadas com isso e voltaremos com mais força e não vai demorar muito para que consigamos mudar essa lei retrógrada que é a cara de um país hipócrita como o Brasil. "


    ResponderExcluir
  28. Walker (lá em cima)

    infelizmente as boas produções televisivas/cinematográficas não estão concentradas exclusivamente sob língua inglesa.

    e os sites de legendas dizponibilizam traduções de todos os idiomas possíveis, bastando-se da boa vontade daqueles que conseguem traduzir.

    ResponderExcluir
  29. Eu fico até sem comentários, dá vontade de falar tudo que é palavrão aqui nos comentários, mas não vou.



    Essa PF é uma PALHAÇADA pura. Os legenders são muito mais competentes que eles e se isso for concretizado agente tem que tomar uma providência, não ficar de braços cruzados como alguém aí disse.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  30. Davi,postei sobre isso no meu blog e coloquei um trecho desse seu post.Se importa em ser homenageado?

    (.:huashuashuashuas q senso d humor mais tosco o meu:.)

    ResponderExcluir
  31. Davi,esqueci de escrever o URL do meu blog...

    www.lostunplugged.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Gabriela, não tem o menor problema :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Isso foi apenas uma falsa noticia plantada na imprensa para assustar a garotada que faz legenda... A Policia Federal nao pode fazer nada com os sites que tomam cuidado, muito menos com os sites estrangeiros...

    ResponderExcluir
  34. policiais/politicos deveriam procurar eh bandido!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Davi,você é gÊnio mesmo,vou usar isso numa tarefa de portuguÊs...

    Valeu Dude!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.