segunda-feira, 16 de junho de 2008

BATTLESTAR GALACTICA - Comentários do ep. 4x10 "Revelations"

Post com severos spoilers para quem não acompanha a exibição da 4ª temporada da série pelos EUA
Como fã de séries, obviamente vejo muita coisa mas poucas são as que me cativam de verdade. Entre essas, seguramente está Battlestar Galactica. Muito mais do que a temática explorada pela série e seu universo fantástico, o que realmente me torna um fã é seu constante convite a discussões que ultrapassam qualquer barreira superficial e nos desafiam - mesmo que por vezes de forma sutil - a refletir sobre questões complexas e que encontram em maior ou menor escala ressonância na humanidade.

Leia mais...

    Falemos por exemplo da surpreendente e chocante chegada de humanos e cylons à Terra (sim, eles encontraram o planeta e juntos!). Por mais anti-climático que aquela sequência possa parecer, foi absolutamente impactante ver o choque entre a celebração anterior pela descoberta e a posterior decepção de todos ao se depararem com um planeta aparentemente destruído por uma hecatombe nuclear que coloca em cheque todas as crenças na promessa de que aquela seria a terra prometida e a chance de um recomeço. Qual o peso dessa realidade? Estaria ali incutida a mensagem do que Starbuck disse ao Lee de que para que os filhos alcancem seu potencial os pai precisam morrer? Eu creio que sim e vou além associando-a a um tema recorrente da série que é o velho mantra de que 'isso já aconteceu antes e acontecerá de novo'.

    Será que dá para imaginar que os primeiros coloniais saíram da Terra pouco antes da humanidade ser exterminada e a partir daí espalharam-se pela galáxia por vários anos até a criação dos cylons e o começo de uma nova guerra que culminaria com o retorno ao lugar onde tudo começou? Seja lá qual for a resposta, posso dizer que adorei o fechamento para a primeira metade dessa última temporada da série. É claro que o episódio trouxe algumas resoluções de forma acelarada (vide a indetificação dos 4 cylons à bordo da nave) fugindo do padrão da série em dar respostas em um ritmo mais lento, contudo, não dá para ignorar que o peso das tais revelações renderam momentos fortes e muito emocionantes como o de Bill Adama (em atuação brilhante de Edward James Olmos) desmoronando ao saber que seu amigo de longa data, o coronel Tigh representava tudo aquilo que ele sempre mais odiou na vida.

    Fica evidente também que este episódio deixou muita coisa em aberto como por exemplo: (1) Quem é afinal o 5º dos últimos cylons e qual seu papel na trama? (2) O que aconteceu com Starbuck naquela explosão da nebulosa? (3) Qual o significado da visão da Casa de Ópera e a importância de Hera? (4) Os últimos cylons são realmente diferentes dos demais? Bom, não faço idéia de quais podem ser as respostas para essas perguntas, mas a certeza que fica desde já com a cena final de Revelations, é que a frase do romancista George Santayana, "Aqueles que não lembram seu passado estão condenados a repetí-lo" encontrará eco nos 10 últimos episódios da série que serão exibidos em 2009. Já estou com saudades, e você?

    A chegada à Terra


    Vídeo Promo do ep. 4x11


2 comentários:

  1. Ótima tradução dos comentarios do TVSQAD!
    Tb estou ansioso pela volta de BSG

    ResponderExcluir
  2. Cara eu quase caí da cadeira quando eles chegam à Terra. Todo mundo esperava que eles encontrassem o planeta mas ver isso faltando ainda 10 episódios para série acabar e do jeito que eles encontraram o planeta foi de arrepiar. Eu não acho que esses humanos tenham saído da Terra no passado, mas já estou inclinado a pensar que os primeiros cylons sim foram criados na Terra. Tô muito curioso para saber como será essa relação entre humanos e cylons em um lugar que está pior que Cáprica. Essa espera é que vai ser de matar.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.