domingo, 3 de agosto de 2008

Filme nacional: eu vejo e você?

Embora preconceito e descofiança ainda sejam facilmente associados às expectativas do público brasileiro quando se trata de filmes nacionais, é fato que pouco a pouco essa situação vem mudando. Nos últimos anos as telas do país (e em alguns casos até as de outros) receberam belas produções como Central do Brasil, Abril Despedaçado, Cidade de Deus, Dois Filhos de Francisco, Tropa de Elite, Meu Nome não é Johnny dentre outros que não só conseguiram chamar atenção da crítica, mas sobretudo atrair o público. E foi pensando nisso que resolvi fazer uma pequena seleção com alguns dos filmes brasileiros que chegam às telas nesse 2º semestre de 2008 e que pretendo conferir.

Leia mais...

    ERA UMA VEZ...

    Sobre o que é? História no melhor estilo Romeu & Julieta com dois jovens de classes sociais absolutamente distintas mas não distantes.

    Em cartaz desde o dia 25 de julho




    OS DESAFINADOS

    Sobre o que é? Grupo de amigos forma uma banda e tenta a sorte no cenário musical americano nos anos 60.

    Estréia no dia 29 de Agosto




    ÚLTIMA PARADA 174

    Sobre o que é? A trajetória de vida de Sandro do Nascimento, sobrevivente da chacina da Candelária no Rio de Janeiro e que morreu depois de sequestrar o ônibus 174.

    Estréia no dia 3 de outubro




    LINHA DE PASSE

    Sobre o que é? A história de 4 irmãos sem pai em busca de identidade e da realização de sonhos.

    O filme do diretor Walter Salles (Central do Brasil, Abril Despedaçado) foi muito elogiado depois de sua exibição em Cannes este ano e rendeu o prêmo de melhor atriz à então desconhecida Sandra Corveloni que faz a mãe solteira dos 4 irmãos.

    Estréia no dia 5 de setembro



    E aí? Pretende ver algum desses e tem alguma dica para dar?

5 comentários:

  1. Infelizmente a situação não mudou tanto assim,ERA UMA VEZ... rendeu bem menos q o esperado,OS DESAFINADOS apesar do elenco tem até o Rodrigo Santoro já foi adiado algumas vezes, esse ano só Meu nome não é Johnny foi bem de bilheteria e desses so LINHA DE PASSE pode me interessa e certamente vai pro Oscar

    esqueceu de:

    Nome Próprio c Leandra Leal q já esta em cartaz em algumas cidades e pricipalmente A Encarnaçao de Demonio q vai passar na mostra não competitiva do Festival de Veneza

    Ensaio sobre a Cegueura uma co -produção de Brasil,Canadá e Japão pra mim é o filme mais sperado do ano

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Francisco, mas o 'problema' de Era Uma Vez... é que o filme estreou entre 2 blockbusters (Batman e A Múmia 3) e não tem nenhum nome realmente forte e de apelo no elenco. Já Os Desafinados parece ter sido adiado por conta da pós-produção e também para fugir justamente da competição mais dura de meio de ano nos cinemas brasileiros.

    Quanto aos filmes que você mencionou, de fato esqueci do Nome Próprio com a Leandra Leal, que por sinal dizem está muito bem no filme. O do Zé do Caixão eu até lembrei, mas honestamente não é o tipo de filme que me atrai. Essa linha trash dele definitivamente não me diz nada mas sei que tem muita gente que gosta. Já o Ensaio sobre a Cegueira é um que aguardo ansiosamente para assistir. Não sei se você teve oportunidade de acompanhar o Diário de Blindness que o Fernando Meirelles mantém (e que agora anda um pouco abandonado) contando várias curiosidades de todo processo de produção do filme. É um belo tira-gosto para o que devemos ver na telona em setembro.

    Abraço e obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Acho que faltam filmes de entretenimento no Brasil. Por que todo filme nacional é obrigado a ter uma temática que envolva nossos problemas nacionais??

    Dois Filhos de Francisco tem uma história emocionante. Tropa de Elite cativa pela ação e personagens carismáticos. Também gostei de Redentor e Como Ser Solteiro.

    Já Cidade de Deus e Central do Brasil, particularmente destestei.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Malucom, concordo que falta uma diversidade maior, mas nos raros filmes que não focam esse lado marginalizado e trágico do país há sempre alguns que se salvam como os que você citou. Ano passado por exemplo, vi o Caixa Dois que fala de corrupção mas de uma forma leve e bem divertida.

    E como o Francisco citou A Encarnação do Demônio e eu disse que não era o tipo de filme que me atrai, aqui está uma matéria do Globo Online que explica exatamente porque geralmente procuro passar longe desse tipo de filme.

    ResponderExcluir
  5. Davi,

    Ontem assisti a "Era Uma Vez..", é simplesmente muito bom, fantástico, surpreendente na minha opnião. Quando assistir, merece uma resenha sua no Dude News! Abraço!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.