sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Grande Dave (Comentário)

Dando um tempo nos filmes em que usava quilos de maquiagem e apelava para a escatologia na tentativa de fazer rir (vide Norbit), o já veterano Eddie Murphy tenta recuperar o prestígio há muito perdido, com O Grande Dave (Meet Dave no original), comédia bobinha sobre um grupo de alienígenas minúsculos e com formas humanas que chega à Terra atrás da chave para livrar seu mundo da destruição.

Leia mais...

    Dá para perceber que há boas intenções no filme que tem até sutis mensagens educativas para crianças e tal, mas ao mesmo tempo fica a impressão de que Eddie Murphy está fora de sintonia e tentando fazer algo que não lhe é muito peculiar: caretas a la Jim Carrey. No filme, Murphy faz o capitão do grupo alienígena que controla uma nave em forma de ser humano(!) e cuja aparência obviamente, é igual à do protagonista. Investindo em uma história simplória e bem rasteira, O Grande Dave oferece alguns risos fáceis apesar das piadas recicladas mas não convence com um roteiro que tenta de tudo para tornar os personagens periféricos engraçadinhos, mas cujo resultado quase sempre soa artificial demais.

    Não me entenda mal, o filme está longe de ser péssimo, mas como comédia usa um tom tão datado quanto o terno do protagonista, e talvez por conta disso, em várias passagens da trama, a sensação é a de estar sentado no sofá numa tarde qualquer vendo uma sessão da tarde despretensiosa, mas rapidamente esquecível o que me leva à pergunta: será que Eddie Murphy ainda volta a ser Eddie Murphy um dia?

    Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.