domingo, 31 de agosto de 2008

Trovão Tropical - Comentário

Embora admita que estivesse curioso, não dava muito crédito para o burburinho em torno da comédia Trovão Tropical antes de vê-la. E talvez seja justamente por isso que tenha me divertido tanto no cinema. Como é bom ser surpreeendido de vez em quando, não? Assim que os créditos finais do filme começaram, ficou fácil entender porque esta produção estrelada pelo trio Ben Stiller (que também escreveu e dirigiu), Jack Black e Robert Downey Jr. continua liderando as bilheterias americanas mesmo depois de ter estreado três semanas atrás nos EUA. Inusitado, ousado, criativo e sobretudo engraçado, são adjetivos justos para Trovão Tropical, mas a verdade é que o maior mérito do filme se concentra no tom politicamente incorreto que domina a trama e que de forma muito incisiva faz uma crítica bem ácida ao mundinho das estrelas e ao padrão industrial frio estabelecido de Hollywood.

Leia mais...

    A comédia conta a história do que seriam as gravações de uma superprodução baseada nas memórias de um ex-combatente da guerra do Vietnã chamado Four Leafs. As filmagens porém se complicam quando os egos inflados dos astros começam a aflorar e o diretor do filme, então pressionado pelo dono do estúdio que financia a produção, decide tentar conferir uma maior realidade ao filme levando seus atores para o meio da selva onde ficção e realidade se misturam obrigando os excêntricos Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.), Jeff Portnoy (Jack Black) e Tugg Speedman (Ben Stiller) mais o rapper/ator Alpa Chino (sim, o nome faz uma brincadeira com o do ator famoso) e o inseguro Kevin a enfrentarem uma verdadeira guerra que inicialmente eles imaginam ser de mentira.

    Detalhar demais o que acontece na trama estragaria as surpresas do filme para quem ainda não viu, mas o que não posso deixar de dizer é que através da dinâmica estabelecida entre Speedman (Stiler) e Kirk (Downey Jr.) se catalisa boa parte da crítica que o filme faz a Hollywood e suas estrelas. Speedman é um ator de filmes de ação que vinha perdendo apelo mas que encontra um relativo reconhecimento depois de fazer um personagem retardado, o que aliás vem levantando pesadas críticas por parte dos mais conservadores. Kirk por sua vez, é um ator já laureado com Oscar mas cujo bizarro método de trabalho constantemente acaba confundindo sua personalidade, e um exemplo disso é sua dificuldade de se separar de seu personagem do filme dentro do filme (o afro-americano Osiris).

    O tom crítico do filme contudo, certamente passará despercebido para a maioria já que o que realmente chama a atenção é o escracho desenfreado que Trovão Tropical usa para colocar aqueles personagens em situações absolutamente absurdas. É difícil destacar um personagem em especial, e embora Jack Black e Stiller mantenham a média de outros filmes, é impossível ignorar a curta, porém bizarríssima e contundente participação de Tom Cruise como o chefão mal humorado do estúdio por trás do filme, e claro Downey Jr. que de fato parece estar voltando à boa forma do início da carreira.

    Em suma Trovão Tropical é daquele tipo de produção que diz muito mais do que parece e que diverte sem ter medo de chocar e surpreender, o que para mim é sempre um ótimo motivo para assitir um filme.

    Cotação:

Um comentário:

  1. Robert Downey Jr. arrasa nesse filme, no mesmo ano que já havia demosnstrado todo o seu carisma em Homem de ferro.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.