sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Comentários sobre a estréia da 3ª temporada de HEROES

Episódios exibidos na NBC no dia 22 de Setembro de 2008

3x01 "The Second Coming" e 3x02 "The Butterfly Effect"

Sabe aquela série que você ama odiar ou odeia amar? Heroes definitivamente é essa série para mim. Depois de um início promissor há dois anos atrás, a 'criação' de Tim Kring rapidamente (e infelizmente) deixou expostas todas as suas fragilidades ainda que tenha conseguido estabelecer uma base sólida de seguidores. A idéia da série inegavelmente expandiu conceitos que a tv até então só havia ensaiado explorar, mas a cada novo episódio de Heroes ficava evidente que planejamento para se contar uma história era algo que inexistia na sala de roteiristas. Ainda assim, mesmo com todas as falhas narrativas e afins, Heroes tem uma qualidade que poucas séries tem hoje em dia: sua capacidade de decepcionar é igualmente proporcional à de criar altas expectativas.

Leia mais...

    Em The Second Coming e em The Butterfly Effect, episódios que abriram a 3ª temporada de Heroes, temos a mesma repetição de situações (futuro sombrio a ser evitado, paradoxos absolutamente inexplicáveis, tramas desconexas e um herói errante no meio disso tudo) vistas antes mas agora com o acréscimo de uma ameaça complementar representada pelos vários vilões (jutamente o título desse novo volume) que até então eram mantidos presos pela Companhia. E se o plano do 'Peter do futuro' foi adiado porque o ressuscitado(!?) Nathan desistiu de contar ao mundo a verdade sobre aquele grupo, fica claro pra mim que a trama desses 13 episódios do volume 3 irá se sustentar em cima do jogo de gato e rato que se desenhará entre os heróis e o vilões que inevitavelmente vão acabar expondo suas habilidades sobrehumanas dando o argumento perfeito para o início do volume 4 "Fugitivos" quando muito provavelmente veremos algo que X-Men já explora há tempos nos quadrinhos mas que Tim Kring jura não ter servido de inspiração para Heroes.

    Por falar em inspiração, essa história do Chatinder, quer dizer, Mohinder ter adquirido poderes e vir com discurso de que o mundo poderia ficar melhor se todos tivessem habilidades especiais me soa um grandessíssimo déjà vu da falecida The 4400. Aliás, por falar em Mohinder, é impressão minha ou a decisão de colocá-lo como par da insossa Maya, foi a desculpa (in)perfeita para manter na trama dois personagens cujo apelo (se é que eles já tiveram algum) parecia totalmente esvaziado? E o Hiro? Onde a história dele vai se conectar dessa vez? Será que mesmo depois da escorregada na 2ª temporada quando ele ficou isolado numa história que não tinha praticamente nada a ver com o arco geral, os roteiristas de Heroes ainda não perceberam que esse ótimo personagem funciona melhor quando interage com os outros? Ok, admito que achei bem interessante a entrada da novata Daphne que tem tudo para funcionar como um ótimo contraponto para os poderes de Hiro, mas para que criar um mistério em cima da tal fórmula se no fim das contas a ameaça da trama sempre recai sobre uma hecatombe qualquer?


    O retorno de Heroes ficou longe de ser perfeito (embora muitos digam o contrário), mas não dá para ignorar que há bons argumentos para que eu continue me divertindo e me decepcionando com a série. E se o aparente inexplicável retorno de Nikki/Jéssica com uma mulher chamada Tracy Strauss parece bizarro demais até para essa série, a cena do Sylar finalmente se apoderando das habilidades de Claire já poderia valer por todo o episódio. Só não vale porque a revelação final feita por Angela Petrelli de que ele na verdade é seu filho me surpreendeu de verdade ainda que eu já tivesse cantado essa bola no mês de junho. E foi assim, com essa extensa lista de ingredientes, que começamos a acompanhar mais uma temporada de absurdos sem fim, plágios descarados, atuações ruins mas que batidas no liquidificador misteriosamente rendem uma série que acaba sendo irresistível, ainda que pelos motivos errados.

    Notas rápidas:

    - A Ali Larter continua linda :p
    - O até então importante Bob foi morto na série porque Stephen Tobolowsky, o ator que fazia o pai de Elle sofreu um acidente que provocou uma lesão séria no pescoço que o obriga a ficar imobilisado boa parte do tempo. Não foi à toa que em sua rápida aparição ele só foi visto sentado.
    - Kristin Bell continua sub-aproveitada na série. Saudades dos tempos de Veronica Mars...
    - Falando em VM, impressionante como o ator Francis Capra (o Weevil daquela série e o vilão que 'aprisonou' o Peter do presente) ficou diferente nesse meio tempo, não?
    - Já disse que o Mohinder é chato para ca$#@%! ? :P

21 comentários:

  1. Muito bom o review, Davi.
    Heroes é exatamente isso. É aquela série que a getne sabe que não é lá essas coisas, mas a gente não consegue resistir. Sempre acaba assistindo.
    Parabéns mais uma vez pelo aniversário do blog!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. a melhor parte foi o sylar mesmo, nas duas cenas, brincando com o cerebro da claire e com a mamãe petrelli.

    mohinder e maya, dupla mais chata de todos os tempos ever.

    ResponderExcluir
  3. bom....

    eu tava desanimadíssimo com heroes desde o episódio 19 da primeira temporada. Até o 18 eu amei a série quase como que lost. do 19 em diante, a série virou um lixo, mas como eu já tinha começado a assistir resolvi ir assistindo.

    A 2a. temporada foi um lixo. Mas ainda havia hiro, mr bennet e sylar, personagens que, mesmo sendo mal escritos, ainda são representados por ótimos atores.

    O problema de heroes é a maneira que os roteiristas escrevem os personagens: eles mudam de personalidade, de atitude de uma hora para outra. Mohinder era um cara do bem, legal. Agora tá mais perdido que cego em tiroteio. Na segunda temporada, acerta um tiro no olho de mr bennet, quando na primeira temporada era um cara pacífico, seguidor das tradições hindus. Agora, ele vira um cara que quer fazer todo mundo ficar poderoso. A cada minuto, ele muda de idéias e opiniões.

    e por falar em mohinder: revejam o filme "a mosca" de cronenberg. Putz... o mohinder tá imitando jeff goldblum.

    Apesar de tudo, eu assisti aos 2 episódios de terça feira, e me surpreendi com o fato de eles retomarem coisas da 1a. temporada, que não foram explicadas, como peter ter a cicatriz, etc. Mas vejo com uma pulga atras da orelha, esperando a explicação para a namorada escocesa de peter que foi pro futuro e lá ficou perdida na 2a. temporada. e como foi que niki sobreviveu. Aaah, e se linderman é imaginário, como nathan realmente sobreviveu? Um dos defeitos dessa série é que quando matam, é fácil ressucitar.

    Quanto a sra. petrelli ser mãe de sylar, eu ficarei muito decepcionado se for no sentido literal. Espero que ela seja "mãe" num sentido mais amplo, algo como proteção através da companhia. Tipo, já há petrellis demais.

    De qualquer forma, espero um bom recomeço. mas com baixas expectativas.

    ResponderExcluir
  4. ah esqueci de algo:

    ODIEI milo ventimiglia interpretar um cara que todo mundo vê que é outro ator, mas a gente vê o milo.

    Putz, isso quebra a continuidade e meio que chama o telespctador de burro, como se ele fosse incapaz de perceber peter interpretado pelo ator que faz o jesse.

    E usar aquele lance de espelhos é tão batido... Usaram isso em arquivo x uma vez e ficou legal, mas por que era um episódio com doses de humor/comédia.

    Esse tim kring não vai conseguir emplacar mais nada depois de heroes.

    ResponderExcluir
  5. A premissa de Heroes é muito boa mas é mal aproveitada. Parece que a idéia que o Tim Kring teve foi muito boa mas ele e equipe não tem capacidade de desenvolver uma trama tão boa quanto a idéia.

    Se uma pessoa quer ver Heroes, tem que ignorar muitas coisas. Algumas falhas nos eps iniciais (se eu for falar das falhas da série toda eu vou escrever um livro :p)

    -Pq o Peter fica com medo da Claire atirar nele? Ele não ia morrer!
    -Pq a Claire não se regenorou quando enquanto o Sylar tentava abrir a cabeça dela? O Peter faz isso na primeira temporada
    -Como o Sylar achou a Claire e chegou lá tão rápido?
    -Como o Sylar sabe onde ficava o prédio da companhia
    -Como Sylar, que tem vários poderes, pode apanhar tanto? Daqui a pouco ele vai bater o recorde do Mohinder :p
    -Falando em Mohinder, todas as aparições dele foram um erro, assim como as da Maya. A pior foi quando ela entra no lab dele e ele da uma de conquistador de novela mexicana agarrando ela.

    Enfim... resumindo: por que J.J. Abrams não teve a idéia de criar Heroes antes do Tim Kring? A série seria muito melhor

    ResponderExcluir
  6. heroes é uma merda, mas eu assisto.
    tenho fé que algum dia a série volte a ter o que me chamou a atenção no episódio piloto e que me fez assistir até agora. É dificil nao assistir um episódio de heroes sem criticar nada, infelizmente.

    agora, série que não tenho do que reclamar é Fringe, excedeu minhas expectativas, que já eram altissimas.

    outra que estou gostando muito é Prison Break, na sua temporada "Oncean's Eleven", claro que é cheia dos exageros e mentiradas, mas nao consigo assistir um episódio sem ficar super nervoso, incrível.

    aliás, não vai ter os comentários de Fringe e Prison Break? adoro ler seus comentários, continue assim com o blog, acompanho diariamente o dude news e o dude we are lost xD

    concordo com o amigo Mike, por que J.J. Abrams nao teve essa ideia antes? =/

    ResponderExcluir
  7. E faltou uma coisa que me incomodou nesses Eps inicias:

    -Será que Heroes sempre vai precisar que alguém vá/venha ao/do futuro para começar a trama de uma temporada?

    Eu to na mesma situação do Davi, Heroes é a série que eu odeio amar.

    Também quero ver os comentários sobre Fringe. O Davi deve ta demorando a postar por causa da quantidade de séries que ele deve ta vendo.

    ResponderExcluir
  8. É impressionante como um picareta como esse Tim Kring tem espaço e conseguiu botar o seu lixo no ar.

    Aposto que tem muitas pessoas realmente talentosas e criativas que não tem oportunidade.

    Discordo totalmente do comentário que diz que a idéia/premissa da série é boa. É mais batida que milk shake! Kring tem que comemorar o fato de não ter sido processado e condenado por plágio.

    ResponderExcluir
  9. O fato de ser batida não significa que a premissa que não seja boa

    ResponderExcluir
  10. O grande problema de heroes, é que eles abriram um leque infinito de possibilidades. dá a impressão de que qualquer coisa pode acontecer a qualquer hora, como a Claire resolver voar, ou o Mohinder virar um dragão e sair cuspindo fogo.
    Uma grande série se perdeu quando fizeram essa besteira, Dark Angel, com a incrivel Jessica Alba. Depois de uma grande 1a temporada, jogaram tudo no lixo na 2a, e a serie acabou cancelada

    ResponderExcluir
  11. Como peter petreli tem cicatriz? afinal, ele não pode se regenerar?

    bom, mike, há algumas respostas para suas perguntas:

    -peter não tem medo da claire atirar... acho que ele tem medo é da reação dela. de ela querer atirar nele.

    - a regeneração de claire é rapida, mas ela se machuca. creio que sylar pode tirar a tampa da cabeça dela. e já vimos que clare só se regenera quando ela coloca as peles, ossos no lugar. se um osso ficar exposto, ela tem que colocá-lo na psição para a cura acontecer. Na primeira temporada, ela fica um tempão com um osso pra fora.

    Sobre ela não sentir dor, parece que ela já não sentia isso desde a primeira temporada: ela se machucava a toa.

    -como sylarachou claire é difícil dizer. mas a companhia, bem... ele pegou uma pasta na casa de claire.

    -e parece que ele perdeu um bocado de poderes desde que recuperou o poder principal, que é o de "entender" como as coisas funcionam. e agora está na caçada de novos poderes.

    -A maya e mohinder só seria bom se mostrassem a maya pelada de vez. hehehe... achei a cena tão apelativa, que só faltava fazerem isso mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Cara, essa série está ridícula da sono assistir, é uma inveção maluca atrás de outra!
    ainda bem que Supernatural e Fringe estão excepcionais :)

    ResponderExcluir
  13. verdade, Supernatural e Fringe estão espetaculares, e domingo estréia Desperate Housewives, então não faz diferença se Heroes tá bom ou não, com tanta coisa boa pra assistir.

    ResponderExcluir
  14. Sempre achei heroes plagio demais pra ir para frente, e uma série com capítulo contínuos sem um arco mor principal que defina a serie como LOST, não sem como não se perder!

    Hereos, se daria melhor episódios idependentes talvez com o foco principal em um grupo por episodio.

    a formula de heroes deveria segir e a mesma de supernatural, e uma formula segura, e que não abusa da boa vontade do fã.

    por que se já não tem uma historia para se contar, nem conte!

    ResponderExcluir
  15. Realmente, como Peter do futuro da terceira temporada tem cicatriz, já que ele conhece a Claire???

    O da primeira temporada podemos ate ser por que ele so foi conhecer a claire quando o Hiro do futuro avisou pra salvar ela.

    rindo muito aqui da cicatriz!

    ResponderExcluir
  16. Carlos, ele a pegou as fichas dos caras do Level 5, duvido que ali estivesse escrito o endereço da companhia

    ResponderExcluir
  17. bom, papéis timbrados... de qualquer forma, na 1a. temporada, sylar já foi prisioneiro lá.

    e até hoje nunca explicaram na série como ele pegou o poder daquela mocinha que tinha o poder da voz, na 1a. temporada também, e tinha tudo pra fugir, mas nos episódios seguintes, ele está lá preso e arrebentado.

    de qualquer forma, um seriado continuo com um arco definido que está bem interessante é sarah connor chronicles.

    o problema de sarah connor é as datas erradas. se desconsideramos, dá até pra encaixar o terceiro filme da série. mas ainda é cedo. só sei que é um seriado que eu não dava nada, mas é muito mais inteligente que heroes.

    Eles expandiram a trama de voltar no passado pra matar os connor por voltar ao passado e lutar a guerra do futuro já nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  18. o Sylar nunca pegou o poder da Eden, ela deu um tiro na cabeça para que ele não conseguisse aprender a usar a habilidade dela.

    ResponderExcluir
  19. é muito triste o que eles fazem com o Hiro... Ele podia ser muito melhor aproveitado!!!!

    Tipo, a Nikki voltou como Tracy?? Achei esse o absurdo dos absurdos... Até pra Heroes...


    Outro ponto: o Peter do futuro é muito mais interessante que o do presente! E a Claire tbm, se querem saber!!!

    A revelação da mama Petrelli eu já esperava desde o fim da 1º temporada...

    Pra mim, tem uma lista de personagens que podiam ir pro deserto do Matt: o Mohinder e a Maya, em primeirissimo lugar!!
    A Elle, que é uma chata!!!! o Nathan...


    A Claire e o Ando so escaparam dessa, pq no futuro parecem bem interessantes.

    No mais, o destaque da serie continua sendo o otimo Sylar, e o não tão otimo assim Peter, que apresentam uma relação antagonista que anima qualquer um

    ResponderExcluir
  20. Dude, me explique uma coisa, Maya não tinha morrido na terceira temporada? Ou era devaneio meu?

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcio, na verdade quem morreu foi o irmão dela que já conseguia ser tão chato quanto :p

    Abraço!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.