terça-feira, 9 de setembro de 2008

FRINGE: Comparando a versão oficial do piloto com a que vazou em junho


Como todo mundo que acompanha séries pela exibição americana já sabe (ou deveria saber), vai ao ar hoje à noite nos EUA o episódio piloto de Fringe, aquele mesmo que vazou em meados de junho e que você provavelmente já viu, certo? Levando isso em consideração, será que a versão finalizada tem alguma diferença para aquela? Para tentar responder isso, recorri ao texto do colunista Jon Lachonis do site UGO cuja tradução você confere a seguir.

Leia mais...

    Se você é um fã de ficção científica/horror inclinado à tecnologia - e você deve ser ou não estaria aqui - provavelmente já viu [o piloto de] Fringe ou conhece alguém que viu. A nova série de J.J. abrams que também é conhecida como Arquivo X encontra Lost via Alias, chegou aos torrents bem antes do habitual período de vazamentos da temporada de pilotos, fazendo com que alguns declarassem que o vazemento foi intencional como uma tentativa de obter feedback do público alvo. A produtora Bad Robot nega e a Fox respondeu com a carta anexada ao kit de lançamento para Fringe. "Querido atraente, inteligente e divertido jornalista de tv, estamos muito empolgados com o fato de você ter gostado do piloto de Fringe, o qual você bem provavelmente já 'baixou' ilegalmente... Nós definitivamente NÃO vazamos o piloto, nem queríamos que ele tivesse vazado..."

    Piadinha à parte, a Fox não pareceu nem um pouco alarmada. Talvez porque a reação ao piloto de uma forma geral foi boa, algumas vezes razoavelmente boa e outras até mesmo excelente. Se eles tinham a intenção ou não de vazar o piloto, o fato é que isso não foi um evento totalmente desastroso para o estúdio. A única dúvida que fica é: será que o desejo de ver como e se o piloto foi modificado ao longo dos últimos meses atrairá o público de volta à estréia que ocorre hoje à noite? Tendo visto as duas versões, posso dizer claramente que a que a oficial é melhor. Aqueles que viram o vazado e pensam que não precisam ver a versão oficial ficarão bem desapontados.

    O corte final de Fringe é um estudo definitivo sobre o poder de editar. O corte seco do original sofria de um ritmo desequilibrado e ocasionalmente rápido ou lento demais que fez com que o público gostasse do início e do final, mas criticasse o meio. Se há uma única mudança que vale ser mencionada é a da edição. Fringe agora corre com mais equilíbrio e num tom que quase tira o fôlego amparada pela eficiente trilha pulsante e emocional de Michael Giacchino.

    A história do episódio é a mesma. Há mudanças ocasionais que suavizam tomadas apressadas ou aperfeiçoam aspectos técnicos. Originalmente, por exemplo, o avião alemão que aparece no início do piloto aterrisava por conta própria, assim como qualquer outra aeronave. Você sabe, aviões pousam sozinho, certo? O incidente agora fica um pouco mais fácil de aceitar com a adição do sistema de 'pilotagem automática Pearl', exclusivo daquele aeroporto.

    As mudanças foram espertas, todo o resto permanece igual só que agora com uma sensação de ser mais 'real' e colorido. Há diferenças notáveis com relação ao final que eu não vou entregar aqui, o que é uma outra razão para que você veja a versão oficial. Em essência, a diferença pode ser comparada a de uma versão demo e àquela do produto final. Com a versão vazada do piloto de Fringe, tive dúvidas se todo mundo entenderia a proposta. A versão final no entanto, é um testamento da reputação das forças criativas por trás da série que traz um quê de pesadelo num desconforto inerente aliado à tecnologia muito bem equilibrada dentro de um thriller em gestação.


E aí, planeja rever o piloto da série?

7 comentários:

  1. Vou ver novamente sim, ja vi o Piloto duas vezes, adorei, que ve duas vezes ve tres, kkk

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas criticaram o fato do avião pousar sozinho. Será que foi por isso que eles "aumentaram" a explicação pra isso?

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que sim, porque eu mesmo fui um dos que tinah achado isso muito forçado antes. Acabei de ver a "nova" versão e achei de fato melhor como sugeria a matéria. Vamos ver o que vem pela frente.

    ResponderExcluir
  4. Essa mudança do avião não era tão importante. Da primeira vez que assisti, achei estranho o avião pousar sozinho, mas revendo o episódio, vi que a explicação tá lá mesmo (no vazado).

    ResponderExcluir
  5. Eita, é quais são as "diferenças notáveis" entre os finais?

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.