terça-feira, 9 de setembro de 2008

SONS OF ANARCHY: Hamlet sobre duas rodas (Comentário do ep. Piloto)

Episódio exibido no dia 03 de Setembro nos EUA
Criada por um ex-produtor de The Shield, estreou na semana passada no FX americano a série Sons of Anarchy. A produção conta a história do grupo de motoqueiros que dá nome à série e que faz de tudo para proteger a pequena cidade em que vivem da influência e atuação de traficantes e outros criminosos. Detalhe: para financiar sua, err... proteção, os chamados Sons of Anarchy não hesitam em quebrar a lei vendendo armas para grupos de fora da cidade.

Leia mais...

    E se inicialmente a trama parece besta, o piloto deixa uma clara indicação de que há muito mais nessa série do que uma primeira impressão possa causar. Em primeiro lugar, há personagens bem densos - o que é sempre bom - como o de Ron Pearlman (de Hellboy 1 e 2) que faz o líder dos SoA e Katey Sagal (conhecida como a Peg Bundy de Married with Children) que faz a perigosa e maquiavélica mulher do personagem de Pearlman e também é mãe do protagonista Jax Teller (o novato Charlie Hunman), um sujeito durão e sem medos, mas que começa a se questionar se a real ideologia do grupo fundado por seu falecido pai foi distorcida com o tempo e/ou por alguém. E é justamente em cima desse argumento e levando em conta alguns acontecimentos desse piloto, que se constroem as bases para o que deve ser uma história carregada pelas influências de Hamlet de William Shakespeare, uma vez que as semelhanças são muito evidentes, o que já me diz alguma coisa sobre essa série.

    Porém (e sempre há um porém), ao mesmo tempo em que demonstra ter bom potencial, este piloto de Sons of Anarchy também dá sinais de que a série não é uma produção fácil de se ver ou mesmo atraente para qualquer um. Há muita violência e a linguagem abre mão de qualquer sutileza, fora que há certas doses de drama bastante carregados com um ar depressivo como a história envolvendo a personagem Wendy (feita por Drea de Matteo, a Adriana de Sopranos), a ex-mulher de Jax que mesmo grávida mergulha no vício e coloca em risco a vida do bebê que esperava para desespero e irritação do pai e da avó que lhe faz uma ameaça velada com ares de máfia.

    Em suma, SoA pode até não ter vida longa na tv, mas definitivamente me deixou curioso para ver o que vem pela frente. E você, já conferiu o piloto? O que achou?

4 comentários:

  1. Ainda não conferi o piloto. Estou interessado e o texto despertou ainda mais minha curiosidade. Até agora, não tinha lido essa analogia com Hamlet. Adoro Shakespeare!

    Sobre o porém, tenho a impressão que as séries da TV a cabo norte-americana estão exagerando na dose de sexo, violência e linguagem inadequada apenas com o intuito de chocar. De demonsrar ousadia. Em True Blood, as cenas de sexo não faziam nenhum sentido para a trama. Tudo poderia acontecer de forma mais velada, mas parece que há uma necessidade enorme de dizer "viu como somos ousados?".

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Ale. Ficamos sempre com a sensação de que algumas cenas mais fortes são inseridas só para impressionar mesmo que não acrescentem nada ao arco principal da história. No caso de SoA, a violência exagerada até se justifica dentro do contexto explorado no piloto, mas se analisarmos The Tudors por exemplo, que é até uma série bem feita, embora chata, parece que várias das cenas de sexo ocorrem só pra que eles possam dizer ao público, 'vejam só como o rei era um mulherengo promíscuo' sem que isso ajude a desenvolver o personagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria de parabenizar o trabalho de vcs nos dois blogs. Davi, sou seu fã pela qualidade dos seus textos e pela clareza e simplicidade que vc consegue esclarecer as coisas nos dudecasts.
    Davi, lembro que há muito tempo atrás ouvi um Dudecast News no qual vc falou que tinha gostado do piloto do Sons of Anarchy e que continuaria conferindo a série. Com isso em mente e na espera de ansiosa por LOST também resolvi assistir ao piloto. Achei simplesmente sensacional, a segunda temporada terminou de uma maneira maravilhosa. Infelizmente a terceira temporada só retornará no segundo semestre deste ano. =/
    Davi, vc continuou assistindo à série? Caso tenha assistido, o que vc achou daquele final?

    Não consigo entender de como esta série não fez tanto sucesso, ou até mesmo o sucesso merecido. Sem dúvida é bem melhor do que muitas séries badaladas por aí.

    Continue com este trabalho maravilhoso e saiba que em Manaus vc tem um fã que constantemente indica os "dudes" pra diversas pessoas.

    Abraço, Davi!

    ResponderExcluir
  4. Kaio, muito obrigado por seus elogios bondosos :)

    Eu adorei a premissa de SoA, mas infelizmente fiquei bem para trás na exibição. Preciso de uma maratona urgente para me atualizar de novo. De todos os comentários que li sobre a segunda temporada, nenhum dizia que a série estava menos do que ótima.

    Pretendo voltar a comentar a série. Quem sabe o retorno da terceira temporada seja minha motivação extra?

    Abração!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.