quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Comentários de FRINGE 1x07 "In Which We Meet Mr. Jones"

Episódio exibido nos EUA dia 11 de novembro (FOX)

In Which We Meet Mr. Jones é um dos melhores momentos de Fringe e certamente vai agradar aos fãs que curtem episódios que criam ganchos e geram expectativas sobre o que vem pela frente. Apesar de ter seguido o padrão de encerrar a história ao final do episódio, o assunto certamente terá continuidade, pois várias pontas ficaram soltas e perguntas no ar. Além disso, tivemos momentos muito engraçados entre Peter e Walter, e Walter e Broyles, que participou mais ativamente neste episódio, assim como Astrid. E essas boas atuações certamente são fruto da sincronia entre os atores e do roteiro, que está valorizando personagens secudários, engrandecendo assim a série.

Leia mais...

    Como sempre, o episódio começou com um ritmo frenético, mostrando agentes do FBI armando uma emboscada. Em seguida, acompanhamos o diálogo entre os agentes Mitchell Loeb e Phillip Broyles, quando então o primeiro passou mal e foi levado às pressas ao hospital. Para surpresa dos médicos, o mal estar do agente foi causado por algo bizarro, um parasita que se instalou no seu coração.



    Como de costume, quando algo peculiar e aparentemente sem explicação acontece, o trio Olivia, Walter e Bishop é chamado para resolver o problema. Através de exames eles descobriram um padrão no DNA do organismo, que foi manipulado pelas mãos humanas. Para removê-lo sem causar a morte do agente, seria necessário encontrar a pessoa que o implantou. E é nesse ponto que as coisas começam a ficar interessantes. Astrid utilizou seus conhecimentos sobre criptografia e descobriu que esse padrão do DNA do parasita continha uma informação, a sigla ZFT. Broyles revelou que essa ZFT é uma das mais de 80 células que financiam o tráfico de conhecimentos científicos, muitas vezes usados para o terrorismo. Ou seja, está ligado aos casos do “Padrão”.



     O “líder” dessa célula seria Mr. Jones, que no momento é mantido preso e incomunicável na Alemanha. Como a única maneira de salvar o agente Loeb era conseguir que Mr. Jones revelasse uma “cura”, Olivia viajou para o país e lá foi recebida por Lucas, com quem aparentemente teve um relacionamento romântico no passado.



    Na prisão, Mr. Jones impôs como condição para recebê-la que Mr. Smith, que estava sendo investigado pelo agente Loeb antes do decorrer desses acontecimentos, respondesse uma pergunta. Nesse meio tempo, Broyles comandou uma ação para capturar Mr. Smith, que acabou morto pelos policiais.


    Para tentar solucionar o problema, nosso bom e velho, cada vez mais maluco, Walter Bishop, desenterrou mais uma das suas peculiares experiências para fazer o “morto” responder a tal pergunta de Mr. Jones. Através de descargas elétricas e vários fios interligados, Peter conseguiu “escutar a resposta” do falecido, "Little Hill". O que isso significa? Boa pergunta.



    A revelação mais chocante ficou por conta do final do episódio, quando descobrimos que não foi a mando de Mr. Jones que o parasita foi implantado em Loeb. Na verdade, ele e a esposa, traindo seus parceiros do FBI, planejaram tudo como forma de descobrir qual a resposta que Mr. Smith daria a Mr. Jones. Ou seja, essa informação deve ter um valor importante e certamente descobriremos isso mais adiante, assim como quem está por trás dos dois, que certamente não entraram nesta jogada sozinhos.

Easter Eggs
    Onde está o Observador? 

    A Christmas Carol é um livro de Charles Dickens cuja história é bem conhecida, do avarento que recebe a visita no dia do Natal dos espíritos do Natal do passado, do presente e do futuro. O autor já teve outra obra referida em Lost, A Tale of Two Cities. Será que é alguma dica, ou só um detalhe para deixar os fãs curiosos?

2 comentários:

  1. Achei que esse episódio fugiu um pouco àquela regra de ficar monótono na metade.

    Tivemos momentos extremamente tensos e intessantes durante todo o episódio.

    Os ganchos não podem deixar de existir, são eles que fazem a gente ficar pensando na série o resto da semana. Os desse episódio foram bastante intrigantes.

    Quando a pergunta "Onde mora o cavalheiro?", meu palpite é que isso tem alguma relação com o Obervador. Não que a resposta diga onde ele realmente mora, claro. Até pq o miterioso homem de paletó preto não parece residir em lugar algum.

    Ah, e os easter eags, notei que diminuiram um pouco. Tivemos muuitos no primeiro episódio, mas tenho percebido menos nos episódios seguintes.

    Valew pelo comentário Juliana

    ResponderExcluir
  2. Fringe está cada vez melhor, tô curtindo muito essa série!
    Li em um site que o Observador apareceu em todos os episódios até agora, inclusive no piloto.

    Parabéns pelo review, ficou muito bom!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.