terça-feira, 18 de novembro de 2008

Comentários de HEROES 3x09 "It's Coming"

Episódio exibido nos EUA dia 17 de novembro (NBC)

Heroes 3x09 It's Coming realmente veio para preparar o terreno para o acontecimento que todos os fãs da série esperavam desde a primeira temporada, um verdadeiro embate entre heróis e vilões. Sempre me incomodou a ausência de um propósito maior para a existência de pessoas com habilidades especiais em Heroes. O que vimos durante as duas primeiras temporadas foi cada personagem vivendo seu drama pessoal e sofrendo para se adaptar ao fato de ser diferente dos outros, ou por não conseguir controlar ou usar de forma positiva seu poder. E é somente agora que vamos ver os heroes juntos, lutando com um objetivo em comum. 

Leia mais...

    Dos momentos mais interessantes do episódio, certamente a cena entre Parkman,  Daphne, Angela e Arthur foi um deles. Enquanto Parkman tentava libertar Angela de sua prisão mental imposta por Arthur, Daphne teve que lidar com a revelação de que estava fazendo jogo duplo e confessar seus sentimentos, enquanto Angela provou é capaz de persuadir o tão temido Arthur apenas com um jogo de palavras e olhares, sem mesmo precisar lançar mão de seu poder.

    Se Daphne optou por ficar ao lado de Parkman, em outro núcleo temos Tracy revelando seu lado mais obscuro e propondo persuadir Nathan a entrar no jogo do pai, nitidamente pensando em seus próprios interesses.

    Outro momento legal veio do gancho criado no episódio passado com Sylar e Elle. No fundo, os dois são muito parecidos, pois foram manipulados e usados desde pequenos por seus pais. Não é tão forçado assim imaginar que eles criariam laços, já que possuem tanto em comum. E parece que Sylar conseguiu de vez entender seu poder e usá-lo de maneira menos destrutiva. Continuo achando, e tudo que aconteceu até agora reforça minha idéia, que ele está fazendo jogo duplo ao lado do pai.  Tenho certeza que aquele que era o vilão dos vilões será o grande herói da temporada. Aposto minhas fichas.

    Ao longo de todo episódio tivemos referências fortes ao eclipse que se aproxima, prometendo desencadear acontecimentos importantes, já que foi durante um eclipse que muitos dos poderes documentados surgiram. O próprio logo da série é um eclipse, então foi muito legal ver que esse detalhe não foi esquecido e que vai ter um significado importante nos momentos que estão por vir.




    Outro fato significativo foi o do resgate da importância da Claire na trama. Save the cheerleader, save the World...  Agora temos certeza que ela é peça-chave, já que é o catalisador que viabiliza a criação da fórmula completa e eficaz, capaz de dar poderes a todos os seres humanos comuns. 

    Sobre o Hiro, nem sei o que dizer. Acho que todo mundo ficou curioso para saber o que aconteceria após a cena final do episódio passado, esperando por uma grande virada. E o desfecho que vimos  foi o mais grotesco, imbecil e estúpido possível - Arthur o fez regredir mentalmente aos 10 anos idade. Se já tínhamos que aturar as palhaçadas dele a contragosto, agora temos que engolir essa justificativa tosca de que ele “está” criança. Nada poderia ser mais ridículo do que isso. Qual o problema de fazer graça com inteligência? Era preciso destruir assim, de forma tão  indigna, um dos personagens mais carismático da primeira temporada? Pede pra sair Masi Oka, antes que seja tarde! (E pensar que ele já foi indicado ao Globo de Ouro pelo personagem, que tristeza!).

    Tirando esse desgosto, finalmente temos um ótimo cenário desenhado: Heróis x Vilões, os primeiros liderados por Angela e os demais por Arthur. Confesso que estou empolgada com o rumo da história e a única coisa que me faz ficar com o pé atrás é a consciência de que os produtores e roteiristas de Heroes têm um problema sério, eles geram uma baita expectativa, mas não sabem concluir suas histórias de forma criativa, quem dirá com pompa e circunstância. Espero que as mudanças na equipe permitam um desfecho no mínimo satisfatório. Que venha o eclipse.

3 comentários:

  1. Nossa, achei esse episodio mega chato, teve hora que quase parei de assitir! Pa quem se perguntou se o Hiro poderia ficar pior doq jah estava, eis que surge a resposta, Hiro com 10 anos de idade!! Pior impossivel?? Nao, nao vou substimar a capacidade que eles tem de estragar a serie. Gostei de ver o Sylar com a Elle, gostei de ver que a Senhora Petrelli consegue balancar o coracao gelido do Sr Petrelli, gostei do Parkman e da Daphne, mas desde a Primeira temprada jah nao gostava da personagem da Nikki, e agora como Tracy, sei lah.. a personagem nao me convence. Mas o final me deixa com esperancas de o tal esperado eclipse deixe a serie mais interessante, ao menos pra mim, que por mais que as vezes sinta vontade, nao consigo deixar de nao assistir a serie.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que não me incomoda a ausência de um embate entre vilões e heróis? Acho que a série pode ser muito mais interessante se centrada nos dramas pessoais. Nas consequências e responsabilidades que cada um tem com suas habilidades extraordinárias. No entanto, principalmente a partir da segunda temporada, Heroes não sabe ao certo qual caminho a seguir. Não apresenta um embate - nem deixa a idéia de lado - e não desenvolve os personagens. Isso me fez abandonar a série e ter uma enorme má vontade em retomá-la.

    ResponderExcluir
  3. Este episódiod e Heroes conseguiu me irritar, e olha que até agora eu só vinha vendo o lado bom da série, mas aquantidade de falas idiotas, saídas fáceis e destruição de personagens que este episódio teve me fez querer dar um tiro no produtor que tem nas mãos uma das séries de maior potencial, mas que não sabe transformar este potencial em realidade e fica dando voltinhas e estragando tudo.....

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.