quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sindicato de atores fará consulta sobre autorização de Greve em janeiro

A temida novela sobre a greve dos atores (infelizmente) acaba de ganhar mais um capítulo. Segundo a Entertainment Weekly, o SAG (sindicato dos atores) anunciou hoje que a partir de 2 de janeiro enviará cédulas que servirão como consulta sobre uma eventual autorização de greve. Se 75% dos pouco mais de 120 mil membros do sindicato disser sim à proposta, o comitê diretivo pode anunciar que uma das engrenagens mais importantes de Hollywood vai cruzar os braços.

Leia mais...

    A idéia do SAG é usar a consulta aos membros como uma forma consistente de pressionar ainda mais a AMPTP , o órgão que reúne os conglomerados de estúdios responsáveis por filmes e por quase toda produção voltada para o horário nobre da tv (uma pequena parte dela é gerenciada pelo AFTRA, outro sindicato que também reúne atores, mas é menor).

    As negociações para renovação do contrato entre o SAG e a AMPTP se arrastam desde junho quando o acordo se encerrou. Desde lá, seguidas tentativas de barganha que indicassem novas soluções para o imbróglio terminaram mal.

    "Um voto positivo dá uma mensagem forte de que estamos falando sério sobre defender nossos interesses e obter o que é justo para os atores nas novas mídias", disse o presidente do SAG, Alan Rosemberg em declaração aos membros do sindicato.

    O texto da EW lembra ainda que pelo menos uma uma coisa já está garantida com o adiamento da consulta aos membros do SAG: o Globo de Ouro 2009 (cujos indicados serão revelados amanhã) acontecerá normalmente no dia 11 de janeiro, já que se uma eventual paralização vier, ela ocorrerá somente a partir do fim daquele mês ou início de fevereiro, o que então passaria a ser um problemão e tanto para os organizadores do Oscar 2009 que poderiam ver as cadeiras do Teatro Kodak totalmente vazias na cerimônia do dia 22 de fevereiro.

    Ameaças à parte, reforço minha aposta de que essa greve NÃO vai acontecer. E você, como enxerga essa confusão toda?

2 comentários:

  1. a Ana Maria Bahiana comenta no blog dela que uma fonte disse que: como podem dar inicio a uma greve e deixar 120 mil pessoas sem emprego e sem dinheiro, por meses provavelmente, quando tem uma crise q muitos estão perdendo o emprego e passando por grandes dificuldades financeiras? realmente acho q essa greve não sai se não já teriam entrado num consenso sobre ela

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Joelma, eu acredito que num momento complicado como esse, isso vai pesar muito na decisão. Fora que uma greve de atores significaria paralização total de outros milhares de profissionais, o que seria uma lástima para a economia já muito conturbada. Na minha humilde opinião, eles deveriam aceitar a proposta da AMPTP por 1 ano e depois voltar a negociar. Seria a melhor saída para todos.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.