sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A estreia da 2ª temporada de Damages

Episódio exibido nos EUA no dia 7 de janeiro de 2009



A certa altura de "I Lied, Too", episódio de estreia da 2ª temporada de Damages, Wes Krulik, personagem de Timothy Olyphant (Deadwood), diz à Ellen que as únicas opções para quem enfrenta o trauma de perder alguém de forma violenta é perdoar ou se vingar. Dando foco a esses extremos e indicando - a exemplo do que fizera no primeiro ano - que as escolhas que surgem nem sempre são tão fáceis como podem parecer, o melhor thriller dos últimos tempos da tv acaba de retornar.

Leia mais...

    As peças do tabuleiro continuam as mesmas: cada episódio começa e termina com pequenos trechos da trama no futuro em absoluto contraste com o que vemos no presente. Assim, logo de cara descobrimos que Ellen faz ameaças a alguém que está sob sua captura querendo saber a verdade (que verdade?), e mais tarde vemos que de uma forma bem psicótica as ameaças terminam em disparos. Seria só um sonho dela como o que ela tem atirando em Frobisher ou um fato a se consumar efetivamente?

    No presente, embora dê sinais de ter a mesma obsessão (e pressa) em destruir Patty Hewes, a quem culpa por tê-la envolvido num jogo de intrigas que terminaram por colocar sua vida em risco e culminaram no assassinato de David - evento cuja autoria ela credita a Arthur Frobisher (Ted Danson) -, Ellen parece se convencer que a vingança pura e simples não é uma opção para ela, mesmo descartando a opção do perdão. E é aqui que Damages começa a provar quão divertido e prazeroso pode ser o exercício proposto pela narrativa de tentar montar ou mesmo imaginar como as dicas se encaixam até formar o panorama completo da trama. O que mudou na cabeça de Ellen para que ela apelasse para uma vingança fria em algum ponto no futuro?

    Para responder essa última questão não me resta dúvida de que a entrada de Daniel Purcell, personagem do ótimo William Hurt, será um elemento fundamental no tabuleiro da guerra silenciosa que Ellen vai travar com Patty. Purcell é um homem abalado por um segredo capaz de derrubar uma indústria e me parece claro que a história pregressa entre ele e Patty acrescentará ingredientes ainda mais explosivos para o caso que ela agora defenderá. E é aqui que a coisa promete esquentar, afinal, o plano de Ellen em parceria com o FBI parecia caminhar de forma muito favorável até o momento em que ela teve mais uma prova de que a assombrada Patty continua mergulhada em seu jogo de mentiras e manipulações. Uma observação que fatalmente obrigará a jovem advogada a repensar suas ações de maneira meticulosa, caso não queria cometer os mesmos erros do passado.

    Damages voltou com mesma e boa fórmula das reviravoltas chocantes a cada esquina, um provocante e inteligente exercício que pode nem sempre ser plausível, mas que é absolutamente irresistível.

    Notas:

    - Alguma dúvida de que Patty mexeu os pauzinhos para incriminar a filha do financiador de sua Fundação a ponto de fazê-lo comer em sua mão?

    - Será que a exemplo da garota morena que seduzira David na 1ª temporada e que mais tarde se revelera parte da intriga, Wes Krulik (Olyphant) também é alguém sutilmente infiltrado para derrubar Ellen?

    - Pode ser exagero, mas ouso dizer que Damages tem o melhor elenco dentre todas as séries da atualidade. Como é bom ver Glenn Close, William Hurt, Ted Denson e até a cada vez melhor Rose Byrne em ação, não?

    Enquete rápida: para você, quem é a vítima dos disparos de Ellen?

    Vale argumentar, chutar ou qualquer coisa do tipo. Eu confesso que não faço a menor idéia de quem seja, mas aposto que Patty Hewes é a última da lista de opções.

8 comentários:

  1. concordo que esse é o melhor elenco de series da atualidade

    Glenn é show
    Rose Byrne está cada vez melhor

    Ainda bem que Damages voltou e com a formula de sucesso de antes

    acho que quem está na mira de Ellen pode ser :Wes Krulik (Olyphant)
    mas nem tudo é o que parece nessa série.

    ResponderExcluir
  2. me esqueci
    Damages é show e ainda é minha série favorita

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho que quem está na mira da arma é o Wes, ou não.

    Adoro quando a gente tem certeza que a Patty está mentindo, adoro aquela cara cínica dela.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o episódio. Achei legal manterem a forma de contar a história. Pensei que mudariam a forma, mostrando a trama em ordem cronológica.

    Aquela conversa da Patty com o filho na festa deixa implícito que foi ela quem armou a prisão da garota. Mesmo se sentindo culpada, ela não mudou nada. Ainda bem!:D

    Sobre os tiros, acho que a Ellen pode estar falando sozinha e atirando em algum objeto ou no chão. Não acredito que seja a Patty que esta ali com ela.

    ResponderExcluir
  5. Acho que seria meio brochante se a Ellen tivesse só treinando o tiro no espelho, ou em algum objeto. Aliás, seria ridículo.


    Minha aposta é que a Ellen atira no personagem do Tate Donovan, que eu vergonhosamente esqueci o nome agora. :P


    Ah, a Patty realmente não pode ser a vítima da Ellen, já que "Damages", quando renovada, no primeiro ano, recebeu sinal verde pra produção de mais duas temporadas, e uma terceira temporada sem a Patty não rolaria, né?

    ResponderExcluir
  6. Tate Donovan é o advogado Tom, sinceramente ele pode até morrer, pq com a chegada de ellen aos advogados associados, o Tom é sem sal pacas poderia morrer, mas ellen irá virar assassina? aí num rola tb, deve ter sido algo que ela bolou muito bem, e tb nos minutos iniciais parece que ela tá falando com uma mulher neh?!
    E se foi pra alguém que ela mentiu, tem varias opções pois ele mentiu pra quase todo mundo no episódio...

    ResponderExcluir
  7. acho que quem tá na mira dá ellen (Rose) é a patty (glen) mas ela nao vai atirar na patty só assustá-la, ou a lila(aquela chata da 1o temporada), mas parece que ela tá falando com uma muler...

    mas como mostrou ela sonhando em matar o frobisher, num sei

    espero que nao seja Wes Krulik (Olyphant), pois adorei o personagem

    ResponderExcluir
  8. Comentário meio tardil.. estou vendo essa série só agora. E Glenn Close realmente está fantástica! Quem é a vítima dessa vez?..hm é dificil arriscar.. estou no episódio 6 e ainda acho dificil fazer alguma aposta!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.