quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Os principais Blockbusters do cinema em 2009

A Entertainment Weekly fez uma lista apontando 12 filmes que prometem sacudir as salas de cinema ao longo de 2009 quer seja pelo apelo de suas histórias, ou pela simples presença de determinados atores. Alguns deles são sucessos financeiros óbvios - Harry Potter, Wolverine, Anjos & Demônios... -, mas no caso de "Inimigos Públicos", filme que reune Johnny Depp e Christian Bale, eu sabia muito pouco até agora e já fiquei de curiosidade para conferir.



INIMIGOS PÚBLICOS * (Public Enemies)

Estreia no dia 1º de Julho nos EUA e no dia 3 no Brasil


* Título ainda não confirmado.

Dá para dizer que ser um fora da lei é algo que corre no sangue de Johnny Depp. Afinal, o avô dele contrabandeava Whiskey em Kentucky durante a Lei Seca. Portanto não deveria ser surpresa que o ator tenha agarrado a chance de fazer John Dillinger em Inimigos Públicos. "Dillinger era um dos caras que ao lado de Charlie Chaplin e Evel Knievel me deixavam fascinado quando era jovem", disse Depp. "E por causa do meu avô, o personagem era alguém com quem eu me conectaria facilmente. De certa forma esse filme é uma homenagem a ele."

Leia mais...

    Baseado no livro de Bryan Burrough, Inimigos é um thriller de gato e rato sobre o início do FBI e a perseguição de um agente a um ladrão de bancos que vivia escapando e que terminou numa troca de tiros no lado de fora do Teatro Biograph de Chicago em 1934. Dillinger viveu intensamente, morreu jovem e ficou conhecido como um dos mais notórios criminosos do século 20.

    Dirigido por Michael Mann (Fogo Contra Fogo, O Informante), e co-estrelado por Christian Bale como o destemido agente federal Melvin Purvis, Inimigos Públicos pode parecer um capítulo sangrento de uma história antiga. Mas, os temas não poderiam ser mais atuais: Dillinger estava assaltando bancos numa época em que as pessoas não estavam lá muito interessadas neles. Como resultado, ele acabou se tornando uma espécie de estrela com uma metralhadora. "Algumas pessoas podem discordar, mas eu o vejo como um Robin Hood real", disse Depp, que acabou de fazer o Chapeleiro Louco no filme Alice no País das Maravilhas de Tim Burton que estréia em 2010. "O que quero dizer, é que o cara não era completamente altruísta, mas ele não matou ninguém. Ele definitivamente deu muito do dinheiro que roubou. Eu amo esse cara."

    Ainda mergulhado na edição do filme que estreará em julho, Mann continua impressionado com seus dois protagonistas. "Johnny tem coragem e um muito poder. Tudo gira em torno da espontaneidade do momento para ele. Christian trabalha de uma forma bem diferente. Ele entra tanto no personagem que se torna essa pessoa 24 horas por dia, sete dias por semana. O sotaque, tudo."

    Mann gravou nos mesmos lugares onde Dillinger e Purvis se confrontaram, porque como ele diz, "quando você toca na mesma maçaneta que Dillinger tocou, isso começa a se comunicar com você." O diretor até conseguiu encontrar uma mala ainda preservada que foi deixada para trás por Dillinger depois de uma fuga. "Todas as camisetas ainda estavam dobradas perfeitamente", acrescentou Depp. "Foi uma ótima visão de quem ele era, porque tudo estava preparado para uma fuga quando menos se esperava. Era simplesmente econômico e bonito."

    Depp até usou a calça que Dillinger usava quando ele foi finalmente capturado e cravado de balas. "Foi incrível", diz ele. "Nós temos o mesmo tamanho!" Como foi dito no início, Depp nasceu para fazer o papel.


    EXTERMINADOR DO FUTURO: A SALVAÇÃO (Terminator Salvation)

    Estreia no dia 22 de maio nos EUA e no dia 6 de junho no Brasil.

    Nerds Sci Fi podem ser um público difícil. Mas, depois da Comic Con de 2008, onde eles tiveram uma amostra do Cavaleiro das Trevas em pessoa, Christian Bale, que faz John Connor adulto numa terra devastada depois do Dia do Julgamento, a horda de geeks se acalmou.

    Vai funcionar? Tudo indica que sim, já que os produtores já assinaram contrato para mais dois filmes. E o fato de ter o protagonista mais quente de Hollywood no momento também não é nada mal. "Era importante para mim ter o ator de maior credibilidade de sua geração e que ele trouxesse peso ao que estavamos tentando atingir", disse o diretor MvG. "Eu quero respeitar o público, e ser bem fiel à mitologia. Nós levamos isso muito a sério."


    WATCHMEN (Watchmen)

    Estreia mundial no dia 6 de março

    No mundo da aclamada HQ, o slogan "Quem vigia os Vigilantes?" se torna o bordão de uma população irritada com vigilantes como o Comediante (Jeffrey Dean Morgan). Mas a adaptação do diretor Zack Snyder acabou tendo mais comentários por causa dos uniformes. "Quando publicamos os designs na internet, as pessoas dissseram, 'os uniformes tem mamilos! O filme vai ser igual o Batman do Joel Schumacher!' Mas esse é exatamente o ponto. Eu vi aqueles filmes do Batman. Eu sei como eles afetaram a cultura pop e o que o garoto que nunca leu uma HQ antes pensa sobre eles. Seria um erro achar que não pensamos nisso. Nós pensamos."


    O SEQUESTRO DO METRÔ* (The Taking of Pelham 123)

    Estreia no dia 12 de junho nos EUA e no dia 4 de setembro no Brasil

    *Esse era o título do original de 1974 e ainda não há confirmação se o nome será mantido.

    Denzel Washington e Tony Scott já dominaram submarinos (Maré Vermelha) e barcas (Déjà Vu)), portanto era questão de tempo até que a dupla de ator-diretor lançasse atenção sobre trens de metrô. O remake deles do clássico de 1974 coloca Washington como um funcionário de trânsito de Nova Iorque contra Joh Travolta como um sequestrador.

    Washington diz não ter visto o original, mas isso não o impediu de sugerir que seu personagem virasse um operador em vez de policial. "Ele não é um cara que tem familiaridade com armas, então quando ele se vê no meio de uma situação com reféns, ele não sabe bem o que fazer."


    HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE (Harry Potter and the Half Blood Prince)

    Estreia mundial no dia 17 de julho

    Imagine se envolver romanticamente com sua irmã. Agora imagine algo menos tabu e você vai saber como foi para Daniel Radcliffe beijar Bonnie Wright que faz a futura esposa de Harry Potter, Ginny Weasley no sexto filme da série mágica. "Harry tem uma queda por ela, e isso é estranho porque quando nos conhecemos eu tinha 11 anos e ela 9, e era irmã mais nova do Ron", diz Radcliffe, agora com 19. "Mas isso tudo mudou, e aqui estamos nós nos beijando."

    Gravar o funeral de Dumbledore foi outra cena dificil para Radcliffe, já que isso gerou uma confusão graças a alguns dos extras que não estavam lamentando nada. "Como havia muita gente lá, ficou parecendo uma festa."


    UP (Up)

    Estreia mundial no dia 29 de maio nos EUA

    Eles já exploraram as profundezas do oceano, os confins da Terra, e o espaço. Então para seu 10º filme, o time de animação da Pixar não tinha mais para onde ir, senão... pra cima (up). A animação conta a história de um senhor que tenta fugir de sua vida voando para longe de casa a bordo de um balão onde ele encontra um garoto de 8 anos. O co-diretor Pete Docter diz que o time considerou uma ilha deserta como destino para a dupla antes de decidir pelas montanhas da Venezuela. Então, para pesquisar, Docter e 11 artistas da Pixar viajaram para aquele local em 2004. "Nós escalamos até o topo da montanha e ficamos lá por três noites, pintando e rascunhando. Foi ótimo", disse Docter. O melhor de tudo? "Todo mundo voltou vivo."


    O ELO PERDIDO (Land of the Lost)

    Estreia no dia 5 de junho nos EUA e no dia 28 de agosto no Brasil

    Pegue uma série querida dos anos 70 sobre uma família presa num universo paralelo habitado por dinossauros, reptilianos e homens das cavernas como Pakuni, coloque Will Ferrell, acrescente efeitos bacanas, e o filme entra no rol das possibilidades de ser um grande blockbuster. "Achamos que funcionaria melhor se tivesse mais um apelo na linha Jurassic Park em termos de realismo, e os dinossauros são assustadores, e as partes engraçadas vem exatamente daí", diz Farrell. "Vocês não verão zippers nas costas do Sleestaks."


    X-MEN ORIGENS: WOLVERINE (X-Men Origins: Wolverine)

    Estreia no dia 1 de maio nos EUA e no dia 30 de abril no Brasil

    O mutante com garras saiu na frente de seus colegas X-Men com sua própria história de origem, que mostra como a rivalidade de Logan com Dentes de Sabre (Liev Schreiber) e seu amor com a Raposa Prateada (Lynn Collins) preparou o cenário para sua transformação em Wolverine. Então por que o personagem de Hugh Jackman ganhou o primeiro filme de origem? "Nem sempre foi parte do plano, mas Hugh deu vida a esse personagem", diz a produtora executiva Lauren Shuler Donner, lembrando do teste de resistência que o ator passou filmando a cena submerso no tanque onde seu personagem é injetado com a substância que o torna impenetrável. "Torturamos o homem. Ele é um animal. Uma pessoa normal não poderia fazer isso."


    ANJOS & DEMÔNIOS (Angels & Demons)

    Estreia mundial no dia 15 de maio

    Não se preocupe: Nenhum clérigo foi ferido durante as filmagens da sequência do Código Da Vinci. E sim, falamos "sequência". Enquanto Dan Brown escreveu o romance Anjos & Demônios antes do Código Da Vinci, os produtores decidiram não tratar o filme como um prólogo, para manter a continuidade no personagem de Robert Langdon (Tom Hanks, ao lado da novata Ayelet Zurer no papel de Vittoria Vetra

    Como O Código Da Vinci, Anjos já está irritando a Igreja Católica, o que tornou as gravações em volta do Vaticano bem complicadas. "No dia da gravação a polícia apareceu e disse, 'esse lugar não está mais disponível para vocês", recorda-se o produtor Brian Grazer. "Roma é muito pequena. Quando você está gravando um filme grande, não dá para fazer de forma sigilosa."


E aí, está ou ficou na expectativa por algum deles ou outro qualquer?

13 comentários:

  1. Ahhh A Pixar... Não sabia que já tinha filme novo pra esse ano. Geralmente quando eu olho a sinopse dos filmes deles, eu acho meio bobos, mas sempre gosto muito dos resultados (Se bem que a desse filme aí eu já achei interessante)

    Também não tava sabendo desse Inimigos Públicos, mas já me empolguei com o que li aí no post. Junto com o Up e Watchmen, são os que eu mais tô esperando.

    ResponderExcluir
  2. Tô ansioso pelo X-Men: Origins, Terminator 4 e A&D

    ResponderExcluir
  3. Opa... Não seria Christian Bale? pela foto, parece ele. Christian Slater tá meio sumido...

    ResponderExcluir
  4. É o Bale mesmo. No primeiro parágrafo coloquei Slater, mas depois no texto do filme já indicava que era o Bale. Dislexia é fogo :p

    ResponderExcluir
  5. A Emilie "Claire Littleton" de Ravin tá nesse "Inimigos Públicos"... Ela tinha comentado isso com o Michael Ausiello ou outro colunista da Entertainment Weekly numa entrevista depois de "Cabin Fever", para tentarem "arrancar" alguma coisa sobre o mistério da irmã de Jack.

    ResponderExcluir
  6. No elenco de Inimigos Públicos está atriz Emilie de Ravin

    ResponderExcluir
  7. Boa observação. Já que não veremos a De Ravin em Lost esse ano, pelo menos a veremos no cinema num filme bacana.

    ResponderExcluir
  8. Agora, a questão é: será que aquele SPOILER do Ausiello se referia à Claire e não à Charlotte?
    hm...

    ResponderExcluir
  9. up e watchmen eu já sabia e com certeza vou conferir. Mas depois desse post eu vou ter que começar a pegar duas sessões por dia, de tanto filme bom!

    Ah, e já que a Emilie de Ravin está em Inimigos públicos vai ser o primeiro da lista. :)

    ResponderExcluir
  10. Para mim o mais esperado da lista é o Angels & Demons.
    Devo confessar que parte deve ao Tom Hanks que "passeia" uma elegância na grande tela que poucos o conseguem.

    Mas eu ia jurar que se tratava duma prequel e não de uma sequel.
    Alguém me esclarece?

    cumps. e bom ano ;)

    ResponderExcluir
  11. Esse nome "Public Enemy" me lembra de um episódio de Família Soprano onde o Tony assiste um filme dos anos 30 que é sobre um cara que acaba se tornando um gângster e se encontra em uma guerra de mafiosos. Algo relacionado?

    Ficha no IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0022286/

    ResponderExcluir
  12. Creio que não, Rafael. Esse filme ao qual você se refere é uma obra de ficção, ao passo que esse com o Depp e o Bale retrata de uma história verídica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. O Christian Bale está em todos, é quase um Michael Caine. :)

    Eu quero ver Watchmen, e o Wolverine. Inimigos públicos também entrou na lista.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.