terça-feira, 24 de março de 2009

24 Horas: Comentários do ep. 7x15 + Box Especial da série

Episódio exibido no dia 23 de março nos EUA

Que Jack Bauer faz todo e qualquer sacrifício para salvar o dia em 24 Horas nós já sabiamos há tempos, mas o que essa 15ª hora trouxe de novo além do gancho final (mais sobre ele daqui a pouco), foi o agente agindo ainda que de forma breve, para evitar o sacrifício de um em nome de muitos. Bauer continua implacável é claro, mas as experiências recentes (morte de uma inocente que ajudara na captura de Dubako; a reação de Renee frente à frieza dele e o sacrifício do Bill na Casa Branca) parecem ter amolecido o conturbado agente, que mesmo sem ter literalmente mais nada a perder na vida, começa a enxergar que nem sempre os fins justificam os meios e que as pessoas envolvidas no processo de se impedir ataques não são meros números de uma estatística fria. E isso, na minha humilde opinião, tem sido um trunfo e tanto da temporada e um aspecto que transforma seu protagonista numa figura com apelo ainda maior.

Leia mais...

    O episódio dessa semana veio carregado de ação (as sequências do tiroteio no depósito e as do posterior ataque ao caminhão então conduzido por Bauer foram ótimas), mas foi no aspecto da conspiração propriamente dita que ele trouxe pontos cruciais para o desenvolvimento das 9 horas restantes. Vejamos: o pedido de demissão de Ethan Kanin casa perfeitamente com a decisão de Jonas Hodges (o grande conspirador e líder da Starkwood) em acelerar a execução do plano que envolve o uso de armas biológicas em solo americano. Sua intenção com isso (e com todas as ações anteriores incluindo as de Sangala)? Enfraquecer o governo que ele julga ter esmorecido na guerra ao terror prejudicando companhias como a sua que tem contratos milionários de consultoria e apoio militar. Simples assim. Além disso, o episódio deixou claro que Olivia Taylor não sabe separar a ambição que tem pelo poder, da necessidade de trabalhar pelo que deveria ser os interesses de sua mãe, e com isso, ao expor os bastidores do que ocorrera na Casa Branca e a informação envolvendo o assassinato do senador Mayor, só trabalha ainda que indiretamente, a favor da agenda de Hodges.

    Tudo muito bom, mas é no gancho final que fica a grande questão do episódio: será que pela primeira vez ao longo de 7 temporadas, Jack Bauer corre um risco real de vida que nenhuma técnica ou estratégia poderia livrá-lo? Aparentemente sim, mas como nós sabemos que 24 Horas sem Bauer não teria a menor graça, é óbvio que no próximo episódio devem dizer que a exposição que ele sofreu no contato com a arma biológica não comprometerá sua saúde, mais do que as brigas e tiroteios em que se mete, certo? De qualquer forma, foi uma bela maneira de se encerrar a hora, concorda?

    Em tempo, para quem é fã da série e ainda não tem as temporadas anteriores na estante, fica a dica de que o Submarino já colocou em pré-venda uma caixa mega especial contendo as 6 temporadas anteriores da série + o telefilme Redenção por um preço até certo ponto camarada se consideramos quanto custa cada temporada.

6 comentários:

  1. Quanto ao "gancho"
    Aqui que no mínimo ele será imune aos efeitos do virus, e através do sangue dele vão desenvolver uma cura pra salvar a humanidade (americanos). hehehe ! Mais uma pro CV do Bauer !

    ResponderExcluir
  2. Excepcional o episódio... Excepcional temporada...

    24 horas depois da greve voltou com força total!

    ResponderExcluir
  3. Excelente comentário Davi. Principalmente a parte em que vc fala que Jack pode estar percebendo que os fins não justificam os meios. A temporada está excepcional, mal posso esperar pelo próximo episódio! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o sétimo dia vem numa crescente que não irá nos decepcionar.
    Gostei muito do episódio.

    Já estou de saco cheio da Olívia Taylor. Ela conseguu atingir o mesmo grau de antipatia que eu tinha pelo Presidente Charles Logan... hehehe

    Jonas Hodges já apareceu em outras temporadas, certo? O que ele fez mesmo? Memória curta é fogo... rsrs

    [ ]'s

    ResponderExcluir
  5. Rafa, o Hodges nunca tinha aparecido na série antes. A única vez que o vimos antes dos eventos atuais foi numa rápida aparição no telefilme Redemption.

    Abraços a todos e hoje à noite tem mais! :)

    ResponderExcluir
  6. Eu devo ter confundido com o Redemption então.
    Eu pensei que ele já tivesse participado de alguma conspiração anterior. Foi só impressão mesmo.

    vlw

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.